Votação

Deveria a prova rainha de clubes europeus regressar nas clássicas noites de 3ª Feira?

Sim, no formato antigo
19 (45.2%)
Sim, mas num formato novo
9 (21.4%)
Sim, como Taça Europeia num cenário de Liga Europeia de Clubes e fim dos campeonatos nacionais para as equipas de topo
0 (0%)
Não há enquadramento possível
14 (33.3%)

Votos totais: 42

E se a Taça dos Vencedores das Taças voltasse? porque não?

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

O Troféu era lindíssimo !
Exatamente, o problema para a Taça das Taças e UEFA surgiu quando começaram a alargar a Taça dos Campeões aos 2ºs classificados e por aí adiante.
Até aí eram troféus bem competitivos e disputados. Mas visto do ponto de vista financeiro, tudo junto numa só competição garante mais jogos "grandes", que traz muito mais $$.
A reformulação devia consistir em:

Liga dos campeões:
- apuram-se todos os campeões apenas

Taça das taças:
- apuram-se os vencedores das taças. No caso do vencedor ser o campeão, apura-se o vencido.

Liga Europa:
- todos os outros mediante os quocientes. Pode apurar-se o vencedor da taça.

As primeiras seriam a eliminar, a ultima seria no formato actual.
Sinto-me na obrigação de vir a público dizer que enfiar uma lanterna no cú não torna ninguém num iluminado. E sim, sou formado em Luminotecnia.
UEFA quer criar uma terceira competição de clubes em 2021/2022

11 set 2018 10:52

O Comité de Competições da UEFA pretende criar uma terceira competição de clubes para arrancar em 2021/2022, escreve o jornal O JOGO na sua edição online.

Segundo escreve o referido jornal desportivo, a ideia para a criação de uma terceira competição de clubes da UEFA já foi aprovada pelo Comité de Competições do organismo que tutela o futebol europeu e será agora levado ao Comité Executivo para ser votada.

O mesmo jornal garante ainda que o voto final do Comité Executivo da UEFA para a criação de uma terceira competição de clubes não será mais do que uma formalidade apesar de não serem conhecidos ainda dos moldes da nova competição.

Apesar de ainda não serem conhecidos os moldes desta competição, uma coisa é certa: o número de clubes a participar nas provas europeias vai passar dos atuais 80 para 96.

Recorde-se que desde 2008 que a UEFA tem apenas duas competições de clubes na sequência da extinção da Taça Intertoto, uma prova de início de época que permitia aos vencedores a entrada na Taça UEFA e que foi conquistada pelo SC Braga de Jorge Jesus na sua última edição.

Até 1999 a UEFA tinha ainda a Taça das Taças para além da Champions League e da Taça UEFA. A Taça das Taças reunia então os vencedores das taça dos respectivos países europeus com o Sporting a ser a única equipa portuguesa a conquistar o troféu na época 1963/1964.

https://desporto.sapo.pt/futebol/liga-dos-campeoes/artigos/uefa-quer-criar-uma-terceira-competicao-de-clubes-em-20212022

A Champions é que devia ser reformulada, acho mal uma suposta liga dos CAMPEÕES ter equipas que ficaram em 4º lugar nos seus países, no máximo devia ir o segundo classificado. Aí a taça das taças tornaria a ser viável.

A questão é de €, não é desportiva...
"É fraqueza entre ovelhas ser Leão." (Lusíadas, I-68)

A TdT na época em que o Sporting a ganhou, era uma Taça dificil de a ganhar, e já ombreava com a TCE, apesar de nunca lhe ter superado. A título de exemplo até à final com o MTK, o Sporting teve de eliminar o Lyon, Man United, Apoel e Atalanta. O Benfica em 60/61 para disputar com o Barcelona teve que eliminar, o Rapid Viena, AGF (quem?) da Dinamarca, os Hungaros do Újpesti Dózsa (quem mesmo?), e o Hearts.

Eu só vejo 2 clubes conhecidos, o gigante Barca e o modesto Rapid Viena.

O Sporting até à final teve de eliminar Man Utd, Lyon e Atalanta.

Faria todo o sentido ela voltar, sendo que a questão da Dobradinha meter o finalista vencido na TdT é algo que poderia afetar um pouco a competição mas nao e todos os anos que ha dobradinhas (talvez so na França), e muito pouco provavel haver dobradinhas nos 5 principais campeonatos. Pela lógica da competição, este ano participaria o Sporting (por falta de condições do Aves), Les Herbiers (CNS Frances, com o PSG a França não terá lá grande presença numa hipotética TdT), Eintrach Frankfurt, Chelsea, Sevilha (Barcelona fez dobradinha), Milan.

Uma competição com dois históricos da Europa, dois clubes de nivel médio e um Eintrach que tem feito épocas interessantes na Alemanha. O Problema seria o resto que seria basicamente pardais ao ninho.