Como roubar 4 títulos nacionais ao Sporting

Ora, aqui vai um artigo que eu já andava para escrever há muito e deveria estar numa secção “Sporting, História e Crónicas” de modo a ser um feeder para a Wiki (mas isso já é uma luta minha mais antiga :mrgreen:)

Como já devem ter ouvido falar, existia uma prova desde 1922 que definia o título máximo do futebol sénior masculino nacional. Era o Campeonato de Portugal.

[ul][li]O vencedor recebia uma réplica da “Táça de Portugal” e era consagrado o Campeão de Portugal/Nacional na modalidade.[/li]
[li]O Campeonato de Portugal tinha como fase preliminar os Campeonatos Regionais, que definiam os participantes.[/li]
[li]Tal como em maioria dos países até aos anos 50, este sistema definia os campeões nacionais, com destaque para a Alemanha, que só funda a Liga em 1963.[/li][/ul]

A partir dos anos 30, com a melhoria dos sistemas de transporte, pensou-se em introduzir o modelo inglês “league” (todos-contra-todos casa e fora) para apurar o campeão:

[ul][li]De tal modo foi acordado que, desde que não prejudicasse o decurso do Campeonato de Portugal, realizar-se-iam edições experimentais com um troféu próprio e o título de Campeão da Liga.[/li]
[li]Como tal, o Sporting manteve a sua aposta principal na competição que definia o título: o Campeonato de Portugal[/li]
[li]Outros clubes, com destaque para o Benfica, resolveram apostar forte na competição experimental.[/li][/ul]

Em 1938, num congresso da FPF, decide-se que o Campeão de Portugal / Nacional passará a ser definido pelo Campeonato da Liga e o Campeonato de Portugal passará a ser uma competição complementar simplesmente denominada de Taça de Portugal.

[ul][li]Entre 1934 e 1938, o Sporting sagrou-se duas vezes Campeão Nacional; Benfica e Porto uma vez cada um.[/li]
[li]Esses títulos máximos foram e são inquestionáveis.[/li]
[li]Ao todo o Sporting conquistou 4 títulos nacionais através do Campeonato de Portugal e o Benfica conquistou 3.[/li][/ul]

A matreirice de fazer inveja ao Pinto “O Porto foi fundado em 1893” da Costa:

1. Na sua história particular e nos meios de comunicação, os benfiquistas foram pondo em causa os títulos nacionais conquistados por todos os clubes antes de 1938, alegando que:

[ul][li]O Campeonato de Portugal era uma competição menos exigente e disputada só em eliminatórias[/li]
[li]O Campeonato de Portugal corresponde a uma fase em que o futebol dava os primeiros passos.[/li]
[li]O “Campeonato de Portugal” e o “Campeonato da Liga” eram competições com nome e formato diferentes[/li]
[li]O Campeonato de Portugal tinha um troféu diferente[/li][/ul]

2. Como o número de ligas experimentais ganhas pelo Benfica também foi de 3, assim o Benfica continua a somar o mesmo número de títulos nacionais, retirando:

[ul][li]4 títulos nacionais ao Sporting[/li]
[li]3 ao Belenenses[/li]
[li]3 ao Porto[/li]
[li]1 ao Olhanense[/li]
[li]1 ao Marítimo[/li]
[li]1 ao Carcavelinhos (antecessor do Atlético)[/li][/ul]

Sem comentários.

Para mais momentos de entretenimento, comparar:

A realidade: [url]http://recordesdabola.blogspot.com/2007/05/campeonato-das-ligas-e-de-portugal.html[/url]
A realidade segundo o Benfica: [url]http://www.slbenfica.pt/incslb/pdf/verdadesdeturpadas1.pdf[/url]

[hr]

PS:

Então e que tal retirar o título de Bi-Campeão Europeu ao Benfica?

[ul][li]A Taça dos Clubes Campeões Europeus era uma competição menos exigente e disputada só em eliminatórias[/li]
[li]A Taça dos Clubes Campeões Europeus corresponde a uma fase em que o futebol europeu dava os primeiros passos.[/li]
[li]A “Taça dos Clubes Campeões Europeus” e a “Liga dos Campeões da UEFA” eram competições com nome e formato diferentes[/li][/ul]

Fica só a dúvida se os troféus de metal são equivalentes a títulos e se Ricardo Ornelas tinha autoridade para rescrever a história n’A Bíblia. Podem estar em causa todos os campeonatos do mundo até 1974, porque até aí o troféu (Jules Rimet) era diferente do actual e os moldes e nomes da competição também variaram.

2 Curtiram

Nem há comentários para isto. Sem palavras :o

:xock: :xock: :xock:

Realmente sempre me incomodou ler na lista de títulos conquistados pelo nosso clube, a distinção dos campeonatos antes de 1938 e pós 38. Embora a denominação antiga já fosse “Campeonato de Portugal”.

Por acaso nunca aprofundei o assunto, mas depois de ler isto mais convencido fico em meter tudo num mesmo saco.

É a máfia lamparina no seu melhor, fossem as peneiras trampa andavam todos de caganeira.

Edit:
Fiquei tão irritado ao ler o post, que até me esqueci de dar os parabéns ao Viridis por um trabalho bem feito, sucinto, claro e eficaz, como aliás já é seu habito.

Obrigado Viridís

Bandidos filhos de uma granda cabra dos montes!!

pois é …lampioes batoteiros do cara.lho

Ora essa, eu é que agradeço. :great: É importante não deixar estas coisas caírem no esquecimento.

O que eu acho estranho é quase nenhum clube reclamar. Nem o Porto. Muito menos o Sporting. Até porque o histerismo benfiquista não tem razão de ser, ninguém lhes está a tentar retirar títulos como eles afirmam, eles também têm 3 títulos ganhos na prova anterior. Nós é que não podemos deixar que aqueles que lutaram por 4 campeonatos sejam simplesmente preteridos. O Olhanense e o Marítimo fazem questão de afirmar que têm um título nacional cada um.

Situação semelhante ocorre no futebol de selecções. Antes do Campeonato Mundial da FIFA, o título de campeão mundial de futebol era atribuído na competição olímpica. Tanto que depois de instituído o campeonato mundial da FIFA em 1930, a competição olímpica fica reservada a futebolistas amadores. Mas aparentemente só o Uruguai faz questão de juntar ao seu historial 2 títulos aí conquistados.

excelente trabalho vindris

Já conhecia e sempre me fez confusão essa omissão, mas penso que já é tarde para repor a verdade.

tudo vale a pena quando a alma não é pequena …

:o :o :o :o

Olhem, eu não sabia disto …

Pior que isto, é esses inocentes, desmiolados e merdosos colocarem num artigo ‘oficial’ os seguintes dados:

enquanto o [s]enfic[/s] nasceu a 28 de Fevereiro de 1904, o Sporting a [b]1 de Julho de 2006[/b] (embora ao longo de 13 anos tivesse comemorado os anos a 8 de Maio...)

Relatos de um papel higiénico!!!

Foi o Ricardo Ornelas que iniciou este apagamento da história e a atribuição retroactiva de títulos de campeão nacional?

PS: as verdades deturpadas da istória do Sport Lisboa são de chorar

Mais uma verdade para ser repetidamente divulgada no canal do nosso clube.
É bem, Viridis!

Tenho aqui um livro sobre o Sporting e foi através dele que tomei conhecimento desta situação,chamar-lhe vergonhosa é ser-se simpático para com um erro grosseiro cometido com a clara e objectiva intenção de nos menosprezar. Quanto à parte do post do Viridis sobre a contabilização das " champions " ganhas pelo enfique, acho que a Uefa não lhes reconhece nenhuma ganha visto que nos jogos da Champions eles não levam aquele “patch” nas mangas com os troféus conquistados.

Portanto fomos 22 vezes Campeões Nacionais. ;D
fdp desse ornelas :cartao:
Quantos às Champions não devem levar pelo Platini não gostar deles. O Real que ganhou as primeiras 5 ou 6 tem esse “patch” com o 9 relativo ás conquistar europeias.

isto foi o inicio dos inicios dos inicios… estou a ver.

mas o problema é mesmo qual? :-X

Muito interessante o tópico, por acaso também já me tinha perguntado por que não se considera que o Belenenses e o Marítimo (entre outros) não são campeões portugueses se ganharam um título de campeão (no caso do Belém foram dois, um destes e um «oficial»). Mas nunca me tinha apercebido deste roubo ao Sporting e, sobretudo, que o benfica foi o único clube que não saiu prejudicado de tudo isto.


Viridis, só uma pergunta: onde é que confirmaste que as edições eram experimentais? Obrigado e parabéns por ires buscar este assunto adormecido.

E enumerar o número de vezes que o porco nos roubou nos últimos 30 anos?? :boohoo:
Esse tempo de 1930 em que os lampiões nos roubaram é do tempo dos dinossauros…