Eu só me referi à parte do anti-futebol em relação à Espanha ao facto de eles usarem a posse de bola não para írem para cima dos adversários como selecções históricas o fizeram no passado como , o Brasil , a Holanda , a Argentina , etc... , esses usavam o domínio da posse de bola para criarem jogadas de golo e irem para cima dos adversários , mas tinham jogadores para isso , Zico , Maradona , Pele , Gullit , Cruyf , etc ...
Esta Espanha como não tem jogadores criativos desse género , não tem um Ronaldo , um Messi , um Robben , um Sneidjer , usam a posse de bola sim para afastá-la o mais possível dos adversários , cansá-los e à espera do erro dos adversários para assim poder marcar.
É esta diferença entre esta equipa da Espanha que vive o jogo todo à espera do erro do adversário em relação por exemplo das equipas históricas dos mundiais , essas sim que provocavam o erro dos adversários , que eu digo que o jogo da Espanha alem de ser chato e dar sono , é anti-futebol , por estar á espera do erro do adversário , aliás como a Grécia fez no Euro 2004 , onde curiosamente tambem ganhava os jogos por um a zero.
Pode-se dizer que o jogo da Espanha até é mais ou menos normal , num contexto do futebol europeu , mas mesmo no futebol europeu já existiram selecções a jogar muito melhor e a encher o olho como algumas selecções da Holanda e até da Alemanha já fizeram , mas comparando o futebol desta Espanha com as selecções históricas do passado que ganharam mundiais e não só , as selecções brasileiras , as holandesas de Cruyf e Gullit , a Argentina de Maradona , comparando com essas , esta Espanha é mesmo anti-futebol.
Espero que para bem do futebol este estilo de jogo espanhol não deixe escola , senão os jogos de futebol deixam de ter o objectivo de marcar golos , mas sim o de roubar a bola ao adversário e mantê-la o mais longe possível dos adversários , ou seja deixa de ser um jogo a dois ou um duelo para passar a ser um jogo às escondidas ou a apanhada.
O pessoal quer ver é futebol e golos e não jogos de esconde esconde e apanhadas , já chegava o cattenacio , só nos faltava levar tambem agora com o carrocel esconde esconde.
Força Holanda para bem do futebol.