É muito estranho a espanha nao ter visto qualquer cartão até aos oitavos-de-final, e o responsável da fifa pela arbitragem ser Espanhol
Não é estranho, é o que se chama de teoria da conspiração.
Tirando duas situações em que os jogadores espanhóis reagiram mal a agressões (Villa contra as Honduras, Iniesta contra a Holanda) e que podiam ver o castigo agravado, a explicação para terem tão poucos cartões tem a ver com três situações: 1) posse de bola contínua; 2) equilíbrio táctico da equipa, que permitiu muito poucas situações de desequilíbrio defensivo; e 3) fairplay (vejam as declarações de Del Bosque no final do jogo).
Tirando os dois lances mencionados, que foram reacções a agressões, não houve, nos 7 jogos da Espanha, nenhum lance de violência por parte dos jogadores espanhóis.
Em relação ao lance do Puyol com o Robben, até aceito a interpretação de que podia ser falta e hipoteticamente expulsão (ou amarelo, já que havia outro jogador espanhol ao lado de Robben e à frente de Puyol). Mas usar isso como argumento de benefício para a Espanha é má fé. O único culpado por não ter havido golo da Holanda nesse lance foi o Robben, que é um nabo nesse tipo de lances (falha sempre, tal como já acontecia no Real).