Resumo do Porto-Sporting na SportTv

Citação de: "Leão"
De que serve colocar esses comentários de maneira tão codificada que só quem saiba do assunto percebe??

:?  :?

Eh pá, desculpa lá, pensei que aqui toda a gente conhecia o meio de acesso à "Bola Quadrada", esse baluarte do jornalismo desportivo "made in Portugal"! :D

Aqui vai o que lá foi originalmente escrito:

09-11-2004
Patada T-T

As tristes incursões de um pato todo-o-terreno que não se aguenta em areias movediças e, por isso, sofre nefastos acidentes.

Na campanha orquestrada montada a propósito da Assembleia Geral do Sporting seria injusto ignorar as insuficiências congénitas de um pato t-t que, julgando-se todo o terreno, está prosaicamente circunscrito às pequeninas incidências provincianas. Tal pato t-t tece considerações despropositadas em relação a pagamentos no Sporting e a salários mínimos e, por não ter estudado o percurso, sofreu um acidente grave.

Há muito que profissionais de comunicação são pagos no Sporting, aliás à medida da qualidade do trabalho que, todos eles, desenvolvem na defesa intransigente do Clube muito antes dos alvores do projecto Roquette. Anda o pato mal informado e com fontes envenenadas, seguramente com interesses demasiado azulados, quem sabe de outras cores ou por zelo de agências de comunicação – está na moda, não é? - coisa grave para quem possui imagem tão valerosa de si própria.
Saudades do futuro.
Angel, eu sei onde ler a Bola Quadrada  :wink:

Mas é como disse antes: não percebebi nada!!

Quem é o pato t-t  :P  ??

Talvez assim perceba o resto  :roll:
Mas é como disse antes: não percebebi nada!!

Quem é o pato t-t  :P  ??

Mas aí é que está. É que a "Bola Quadrada" não é mesmo para perceber, é só para rir (o Rui Sampaio que não me ouça)! :D
Saudades do futuro.
Então...

De que serve colocar esses comentários de maneira tão codificada que só quem saiba do assunto percebe??

:?  :?

:wink:
Mas quem não sabe do assunto pode-se rir à mesma - é essa a utilidade da "Bola Quadrada", é fazer concorrência aos "Malucos do Riso". 8)
Saudades do futuro.
Isso do Pato TT deve ser referência a uma coluna de opinião no pasquim do norte. Não é coisa que eu tenha por hábito ler, mas sei que existe lá uma coluna com o titulo O Pato.

Pelos vistos é ao Sábado...

http://www.ojogo.pt/20-259/artigo418628.htm

http://www.ojogo.pt/20-259/artigo418632.htm
Com o Sporting e sempre pelo Sporting. Sempre !!
Se em vez de criticarem procurassem saber o que é O Pato, era meio caminho andado para perceberem o conteúdo do que vem escrito na Bola Quadrada! :roll:
Hoje como sempre, tenho o FórumSCP na mente e o Sporting Clube de Portugal no coração!
Citação de: "Rui Sampaio"
Se em vez de criticarem procurassem saber o que é O Pato, era meio caminho andado para perceberem o conteúdo do que vem escrito na Bola Quadrada! :roll:
Mesmo depois de descoberto o destinatário, o texto da Bola Quadrada não deixa de ser "criptográfico" e, no limite, ridículo.

Já agora, fica o que escreveu o tal "pato" na edição do pasquim do norte de 30 de Outubro. Será que justifica uma "Bola Quadrada"? Cada um que tire as suas conclusões:
João Rocha: Dias da Cunha tem feito o que pode

Se é efectivamente verdade que, tal como o noticiou o "Record" de ontem, João Rocha ameaçou o director do jornal "Sporting" - José Goulão - de processá-lo se continuar a insinuar (é o que pensa Rocha) que ele (Rocha) está por detrás "das manifestações contestatárias" no interior do clube de Alvalade, também é verdade que não foi só por isso que o antigo presidente leonino se evidenciou, na Assembleia Geral de anteontem.

Com efeito, para além de criticar o referido José Goulão por "ganhar mais de 10 salários mínimos", sendo "o único director do jornal do clube alguma vez remunerado por isso" e "ter feito baixar a tiragem, que já foi de 35 mil exemplares, para os actuais 6 mil", Rocha criticou igualmente a situação em que o Sporting se encontra, com um défice (aliás publicamente anunciado) de 426 milhões de euros (85 milhões de contos), tendo um património vultoso é certo, mas ("dificilmente vendável"): o estádio, a Académica, etc., etc., etc. A não ser "que fique só com o nome do clube e os sócios, é claro"... Para além de que, pelo visto, "exige ainda um outro défice, este de 68 milhões de euros (14 milhões de contos) "que, dizem os auditores no seu relatório, ponto 4, não foram contabilizados". Pelo que Rocha se recusou a votar favoravelmente o louvor proposto para José Roquette e Dias da Cunha, embora tenha precisado que essa recusa apenas se dirigia a José Roquette, estimando que, "perante a pesada herança que recebeu, Dias da Cunha - João Rocha - tem feito o que pode".

Com certeza.
O texto tem que ser "criptógrafo", não pode ser directo como eu desjava que fosse, mas não ver a gravidade do que vem escrito no Pato é que eu não entendo, mas enfim, a Bola Quadrada faz parte do grupo demoníaco que se apoderou do Sporting e já está a meio caminho de o levar à ruína, pelo menos o João Rocha, até acha que o DC faz o que pode, então em que é que ficámos??? :?:

Dar voz e importância ao João Rocha através de uma coluna de opinião já é grave o suficiente para existir uma posição através da Bola Quadrada, convém ver e ler nas entrelinhas! :roll:
Hoje como sempre, tenho o FórumSCP na mente e o Sporting Clube de Portugal no coração!
O texto tem que ser "criptógrafo", não pode ser directo como eu desjava que fosse

Esta frase é SEPULCRAL do ponto de vista da coerência marreta :).. alguém que como tu passa a vida a exigir objectividade e seriedade ao mundo do jornalismo e depois enquadra assim como normal esta falta de seriedade na denúncia dos casos que supostamente mereciam outro destaque e frontalidade.

No fundo o Sporting passa a vida a denunciar a falta de coragem e a existência de agendas na imprensa e depois patrocina uma iniciativa indirecta, não assinada, cobarde e cuja credibilidade do conteúdo editorial surgiu bem ilustrada naquele caso em que chamavam provável tripeiro ao jornalista mais doente do Sporting que trabalha aqui. Sintomático.
Nada disso, a Bola Quadrada tem um objectivo claro e esse objectivo é desmascarar quem, por linhas editoriais muito duvidosas, procura desestabilizar, ofender e provocar o Sporting, obviamente o Sporting, não sendo orgão de informação, tem que responder com os meios que tem, o site, mais propriamente a Bola Quadrada, foi o meio encontrado, o que eu digo é que gostava que fossem mais directos mas percebo porque é que não são, há muito em jogo e o Sporting não tem nem deve dar o peito às balas, a imagem do clube é demasiado importante para andar a ser degradada na resposta a jornalistas de vão de escada, prefiro que haja uma resposta, que por ser divulgada no site oficial do clube não tem propriamente que ser assinada, do que deixar sem resposta aqueles que querem o mal para o meu clube e usam os meios que todos conhecemos, notícias falsas, artigos de opinião, citações erradas, etc!

Essa tua cruzada para mostar que sou incoerente é patética, não mistures os assuntos! :!:
eh eh. Todo esse parágrafo é mto engraçado :), mais do que coerência está cheio de objectividade fundamentada :).

Eu já vi um filme assim, e umas séries :).

Não tomes o comprimido não eh eh

Isso faz-me lembrar uma vez que fui à bola com o Silvex, a leiria, ver o spartak of lisbon levar mais uma entaladela como já é da ordem, e jantámos lá com um amigo dele e o pai desse amigo. Falava-se de políticas (confesso que é assunto a que sou pouco dado) e eu tentei introduzir a ideia que excessos existem dos dois lados da barricada, direita ou esquerda, e falei nos óbvios casos de hitler e estaline.

De repente o senhor mais velho, que eu já tinha percebido que era de esqueda (mas não ao ponto que vão já perceber) diz: "atenção aí nessa comparação, o Estaline tem de ser compreendido à luz do seu tempo."

Foi aí que percebi que o melhor era calar-me pq com certas coisas e formas de pensar não se brinca ah ah ah :)
TT é Tavares Teles um reconhecido fanático portista que escreve no Jogo, tem (ou tinha) uma crónica semanal na TSF. Quem o costuma ouvir e ler, certamente não ficará satisfeito se for sportinguista. Coloco-o na linha; Sousa Tavares, Manuel Serrão, Pôncio Monteiro.

O Pato como já foi aqui referenciado, é um artigo desse senhor que sai aos sábados, onde se faz várias referências aos bastidores do desporto (futebol em particular), naturalmente com muitas hossanas aos dragões e muitas farpas aos outros.
O texto tem que ser "criptógrafo", não pode ser directo como eu desjava que fosse, mas não ver a gravidade do que vem escrito no Pato é que eu não entendo, mas enfim, a Bola Quadrada faz parte do grupo demoníaco que se apoderou do Sporting e já está a meio caminho de o levar à ruína, pelo menos o João Rocha, até acha que o DC faz o que pode, então em que é que ficámos??? :?:

Dar voz e importância ao João Rocha através de uma coluna de opinião já é grave o suficiente para existir uma posição através da Bola Quadrada, convém ver e ler nas entrelinhas! :roll:
Vamos lá ver, Rui:

Começo pelo teu último parágrafo: consideras "grave" dar importância ao que diz o João Rocha? Um homem que, bem ou mal, foi presidente do Clube durante uma dúzia de anos e é membro por inerência do Conselho Leonino? Abstrai-te do teor das críticas dele, que já sabemos que não te agrada, e diz-me: se o João Rocha não é uma "força viva" do Sporting, quem é que é? :shock: Consideras legítimo ignorá-lo apenas porque diz coisas que te soam mal (e algumas pura e simplesmente erradas, como a questão dos sócios pagantes)?

O que me traz a outra questão: escrito ou não pelo Tavares Teles, este "pato" limita-se a relatar algo que se terá passado numa AG do Sporting. Não é nenhuma coluna de opinião, limita-se a veicular o discurso de outra pessoa, devidamente identificada. Será que não é tarefa dos jornais relatar acontecimentos, mesmo que se passem longe dos olhares do público (recordo que há antecedentes de jornais a comprarem acções de sociedades para poderem meter jornalistas nas AGs)?

Será que o relato das críticas do João Rocha traduz necessariamente uma agenda anti-Sporting? Se sim, existe alguma opinião crítica que possa ser publicada sem que se desconfie das intenções?

Acho que nisto não tens razão. O problema é simples: um jornal afirma que o João Rocha proferiu determinadas declarações numa AG. E a solução é também ela simples:

Se é falso que ele tenha dito o que lhe atribuem, não é o Sporting que deve reagir, porque as palavras foram postas na boca do João Rocha, não de qualquer dirigente do Clube.

Se é verdade que ele disse aquilo na AG, e se o Sporting discordava, então não terá deixado de lhe responder na sede própria, que era a assembleia. Quando muito, sendo falsas as acusações do João Rocha, poderia agora repor a verdade em público, mas fazia-o a título oficial (como dizes, o Clube não deve degradar-se a responder a colunistas; o problema é que, mais título menos título, a Bola Quadrada é um órgão de comunicação oficioso do Sporting). Mais: em vez de "matar o mensageiro", devia apontar baterias ao próprio João Rocha, porque era ele o mentiroso.

A Bola Quadrada disparou ao lado. Se se dizia que o director do jornal ganha mais de dez ordenados mínimos (so what?), bastava dizer se é verdade ou mentira. Se a tiragem do jornal baixou, verdade ou mentira. Se o passivo é de 426 milhões, verdade ou mentira. Se existe nas contas uma reserva dos auditores, verdade ou mentira.

A Bola Quadrada não diz isto. O único facto que desmente é que só agora o director do jornal tenha passado a receber. Quanto ao resto, limita-se a dizer que o pato tem limitações congénitas, que tece considerações despropositadas, que não estudou o percurso. Mas não diz a palavra mágica: verdade ou mentira.

Logo, se a intenção é informar devidamente, e se não esclarece coisa nenhuma, mais valia que a Bola, em vez de Quadrada, ficasse calada.
Citação de: "FLL"

Vamos lá ver, Rui:

Começo pelo teu último parágrafo: consideras "grave" dar importância ao que diz o João Rocha? Um homem que, bem ou mal, foi presidente do Clube durante uma dúzia de anos e é membro por inerência do Conselho Leonino? Abstrai-te do teor das críticas dele, que já sabemos que não te agrada, e diz-me: se o João Rocha não é uma "força viva" do Sporting, quem é que é? :shock: Consideras legítimo ignorá-lo apenas porque diz coisas que te soam mal (e algumas pura e simplesmente erradas, como a questão dos sócios pagantes)?

O que me traz a outra questão: escrito ou não pelo Tavares Teles, este "pato" limita-se a relatar algo que se terá passado numa AG do Sporting. Não é nenhuma coluna de opinião, limita-se a veicular o discurso de outra pessoa, devidamente identificada. Será que não é tarefa dos jornais relatar acontecimentos, mesmo que se passem longe dos olhares do público (recordo que há antecedentes de jornais a comprarem acções de sociedades para poderem meter jornalistas nas AGs)?

Será que o relato das críticas do João Rocha traduz necessariamente uma agenda anti-Sporting? Se sim, existe alguma opinião crítica que possa ser publicada sem que se desconfie das intenções?

Acho que nisto não tens razão. O problema é simples: um jornal afirma que o João Rocha proferiu determinadas declarações numa AG. E a solução é também ela simples:

Se é falso que ele tenha dito o que lhe atribuem, não é o Sporting que deve reagir, porque as palavras foram postas na boca do João Rocha, não de qualquer dirigente do Clube.

Se é verdade que ele disse aquilo na AG, e se o Sporting discordava, então não terá deixado de lhe responder na sede própria, que era a assembleia. Quando muito, sendo falsas as acusações do João Rocha, poderia agora repor a verdade em público, mas fazia-o a título oficial (como dizes, o Clube não deve degradar-se a responder a colunistas; o problema é que, mais título menos título, a Bola Quadrada é um órgão de comunicação oficioso do Sporting). Mais: em vez de "matar o mensageiro", devia apontar baterias ao próprio João Rocha, porque era ele o mentiroso.

A Bola Quadrada disparou ao lado. Se se dizia que o director do jornal ganha mais de dez ordenados mínimos (so what?), bastava dizer se é verdade ou mentira. Se a tiragem do jornal baixou, verdade ou mentira. Se o passivo é de 426 milhões, verdade ou mentira. Se existe nas contas uma reserva dos auditores, verdade ou mentira.

A Bola Quadrada não diz isto. O único facto que desmente é que só agora o director do jornal tenha passado a receber. Quanto ao resto, limita-se a dizer que o pato tem limitações congénitas, que tece considerações despropositadas, que não estudou o percurso. Mas não diz a palavra mágica: verdade ou mentira.

Logo, se a intenção é informar devidamente, e se não esclarece coisa nenhuma, mais valia que a Bola, em vez de Quadrada, ficasse calada.

Pois eu acho muito bem que exista a Bola Quadrada e que "rebata" com o mesmo estilo de linguagem as atoardas de TT (Tavares Teles), MST (Sousa Tavares), RC (Rui Cartaxana) e outros que nas suas opiniões nos jornais passam a vida a "atacar" o Sporting.

Pelos vistos já não chega "mandar calar" Dias Cunha, agora tambem é a "Bola Quadrada" ... quem é o próximo? Eu acho que o melhor seria um blackout total, ninguem do Sporting (dirigentes, treinadores, jogadores, qualquer  funcionário do clube) falar, até porventura fechar o site, acabar com o jornal e pronto assim muitos dos nossos foristas já não ficariam envergonhados com os nossos representantes.
Vergonha teria eu se visse o Dias Cunha engalfinhado com Veigas, PC, LFV em conferências de empresa ou visse a mulher do Dias Cunha com cartazes insultuosos ou escoltada por personagens tão sérias como o "Helder" e o "Guarda Abel".
Cada um é livre de sentir vergonha com o que quer.
Eu não tenho vergonha de ter um presidente como o Dr. Dias Cunha, ou de ter uma rubrica como a "Bola Quadrada" no site.
Xi Moura.. não fales em fechar sites ... :)

Qq dia começamos a defender que o Sporting comece a invadir programas de tv, usando os mesmos métodos que os burgessos.. mas ao mesmo tempo apregoamos as qualidades de "sermos diferentes".

Hoje como estou em maré de filmes e histórias repito que tb já vi este filme: Dr. Jeckyll and Mr. Hide :).
Citação de: "Mauras"
Xi Moura.. não fales em fechar sites ... :)

Qq dia começamos a defender que o Sporting comece a invadir programas de tv, usando os mesmos métodos que os burgessos.. mas ao mesmo tempo apregoamos as qualidades de "sermos diferentes".

Hoje como estou em maré de filmes e histórias repito que tb já vi este filme: Dr. Jeckyll and Mr. Hide :).

Eu nunca apregoei que somos "diferentes". Tu é que apregoas que a massa associativa do Sporting é diferente da do Porto ou do Benfica.
Eu não vejo diferença! Qual é a diferença entre os SuperDragões, Diabos Vermelhos ou Juventude Leonina? Qual é a diferença entre o "Helder" e o
"Fernando Mendes"? Qual é a diferença entre os cânticos da JL e dos SD ou DV? Somos mais bem educados? Não me façam rir ...
Nós tambem já tivemos o nosso PC (Casal Ribeiro) ou o nosso Vale Azevedo (Jorge Gonçalves). Os nossos adversários tambem já tiveram presidentes "integros" como por exemplo Américo Sá e Borges Coutinho.
O Sporting como qualquer instituição no mundo tem de tudo. Felizmente neste momento quem está à frente do clube defende os "mesmos valores" que eu.

Já agora convido-te a fazer um exercicio. Pega em meia duzia de assuntos deste forum e outra meia duzia de assuntos do forum do Benfica, após a derrota com o Estugarda, substituiu tudo o que seja nomes de pessoas ou instituições por incógnitas ... baralha-os ... e depois tenta adivinhar de que clube se trata ...
Citação de: "Moura"
Pois eu acho muito bem que exista a Bola Quadrada e que "rebata" com o mesmo estilo de linguagem as atoardas de TT (Tavares Teles), MST (Sousa Tavares), RC (Rui Cartaxana) e outros que nas suas opiniões nos jornais passam a vida a "atacar" o Sporting.

Pelos vistos já não chega "mandar calar" Dias Cunha, agora tambem é a "Bola Quadrada" ... quem é o próximo? Eu acho que o melhor seria um blackout total, ninguem do Sporting (dirigentes, treinadores, jogadores, qualquer  funcionário do clube) falar, até porventura fechar o site, acabar com o jornal e pronto assim muitos dos nossos foristas já não ficariam envergonhados com os nossos representantes.
Vergonha teria eu se visse o Dias Cunha engalfinhado com Veigas, PC, LFV em conferências de empresa ou visse a mulher do Dias Cunha com cartazes insultuosos ou escoltada por personagens tão sérias como o "Helder" e o "Guarda Abel".
Eu não tenho vergonha de ter um presidente como o Dr. Dias Cunha, ou de ter uma rubrica como a "Bola Quadrada" no site.
Caramba, quando se quer implicar qualquer argumento serve.

Eu também acho bem que o Sporting rebata esses artistas que referes. O problema é que, neste caso, a Bola Quadrada não rebateu nada, limitou-se a mandar umas atoardas em linguagem cifrada sobre um qualquer "pato todo-terreno". Foi por isso que disse que mais valia ter ficado calada. Ou achas que foi uma intervenção minimamente esclarecedora junto da opinião pública?

Não gostaria de ver os nossos dirigentes em manobras xungosas, mas acho completamente cretino o raciocínio que preside à Bola Quadrada. O Sporting é demasiado importante para responder a ataques pela boca dos seus dirigentes, mas se se transmutar em coluna anónima já pode intervir no registo manhoso e truculento que critica nos seus adversários. Give me a break.

Para defender os interesses do Sporting não é preciso bocas nem acusações vagas. O Clube, em particular o seu futebol, nunca foi tão bem defendido na praça pública como no tempo de Duque e Ribeiro Telles, que protagonizavam eles mesmos as intervenções contra os "inimigos". E não me recordo de os ver a perder o nível, tirando uma vez em que o Duque, instado a comentar uma provocação do Vilarinho, perguntou se ele tinha falado antes ou depois do almoço... :lol:
Citação de: "Moura"

Caramba, quando se quer implicar qualquer argumento serve.

Eu também acho bem que o Sporting rebata esses artistas que referes. O problema é que, neste caso, a Bola Quadrada não rebateu nada, limitou-se a mandar umas atoardas em linguagem cifrada sobre um qualquer "pato todo-terreno". Foi por isso que disse que mais valia ter ficado calada. Ou achas que foi uma intervenção minimamente esclarecedora junto da opinião pública?

Não gostaria de ver os nossos dirigentes em manobras xungosas, mas acho completamente cretino o raciocínio que preside à Bola Quadrada. O Sporting é demasiado importante para responder a ataques pela boca dos seus dirigentes, mas se se transmutar em coluna anónima já pode intervir no registo manhoso e truculento que critica nos seus adversários. Give me a break.

Para defender os interesses do Sporting não é preciso bocas nem acusações vagas. O Clube, em particular o seu futebol, nunca foi tão bem defendido na praça pública como no tempo de Duque e Ribeiro Telles, que protagonizavam eles mesmos as intervenções contra os "inimigos". E não me recordo de os ver a perder o nível, tirando uma vez em que o Duque, instado a comentar uma provocação do Vilarinho, perguntou se ele tinha falado antes ou depois do almoço... :lol:

Eu tambem preferia um estilo diferente da Bola Quadrada, mais directo e mais objectivo ... mas mais vale isto do que calar.

Vamos lá ver, Rui:

Falando de João Rocha, não, não o considero uma "força viva" do Sporting coisa nenhuma, procura informar-te da maneira como ele saiu do Sporting e faz uma procura pelo que tem dito sobre o Sporting desde que saiu da presidência, isto não é de uma "força viva" do Sporting, ou melhor, é de uma "força senil", só fala para criticar mas não dá soluções nem coisa que se pareça, enfim, João Rocha só faz mal ao Sporting quando abre a boca e isso é grave, ainda por cima o que diz é potenciado porque vem escarrapachado nos jornais, mas lembras-te de ver escrito que o João Rocha disse algo de positivo, claro que isto é tudo complementado com a recusa em votar o louvor a Roquette e DC, isto claro apenas dirigido ao Roquette, dar voz a isto é muito grave! :arrow:
Achas que Roquette não merece um louvor??? :?:

O "pato" relata uma mentira e não procurou saber se o que o João Rocha disse é mesmo verdade ou é mais um "engano" como o dos sócios pagantes, a questão é que nunca é relatada uma opinião positiva ou até construtiva, ou é o Subtil, ou é o Rocha ou é o Jardel a dizer que ainda não lhe pagaram o prémio de campeão nacional mas ele concordou com isso, caro FLL, a Bola Quadrada respondeu e acertou na mouche, não é o João Rocha que perturba os dirigentes da SAD, o que chateia e motiva a Bola Quadrada é a forma como sistematicamente só é relatado pelos jornais o que de mal alguém do Sporting diz sobre o clube, mesmo que sejam mentiras, isso é que são tiros ao lado! :idea:

A Bola Quadrada não é orgão de informação, é um orgão de defesa, querer à força que a Bola Quadrada seja um fonte de informação com assinatura no fim é subverter o objectivo com que foi criada, defende o Sporting de "artistas" como o Tavares Telles, MST, Cartaxanas e afins, apoio e continuarei a apoiar a Bola Quadrada, cada vez mais há assunto para rebater e verdades para repor! :!: