Informática - Dúvidas e Problemas

Estou indeciso entre um WD Mycloud EX2 8TB ou um Synology DS218 Play

Alguma opinião sobre estes dois?

@Paracelsus @scanferr @2xtreme ?

Qual o orçamento que tens?

Eu, pessoalmente, gosto dos Intel NUC. Não são NAS per si e implicam instalar tudo à unha. São mini servidores. Ficam mais caros mas são muito mais flexiveis e a capacidade de processamento não tem nada a ver.

Desses que dizes e nos valores que me pareces estar a falar (~300€) ia para o Synology. Vais ter de comprar os discos aparte mas isso já tu saberás.
O orçamento é relativo... Estou um pouco indeciso ainda se vou para uma solução de um disco só ou dois em mirror.

O Synology funciona apenas com um?

Quanto às outra questão, o que pretendo é mesmo ter pouco trabalho com isto, ou seja usar o software que eles põe à disposição para organizar as fotos e vídeos.

Depende do que lá vais pôr. Se perderes os dados todos é grave? Se sim, 2 discos em RAID 1. Se não, 1 ou 2 discos (tanto em JBOD como em RAID 0). Eu diria sempre para pores 2 discos embora o NAS deva funcionar só com 1.
Obrigado!  :great:

So uma achega,

Fui ver a worten e caiu-me um colhao ao chao... fogo, as cenas sao 50% mais caras em PT...  por isso, se nao tens preocupaçao com perdas de dados, nem precisas de gastar dinheiro numa NAS,  com um disco externo e um modem com uma entrada USB podes ter o teu disco disponivel na tua rede domestica a toda a hora, ligando o disco directamente ao modem

Se tens preocupacao com perdas de dados, teres uma NAS nao é suficiente. Como o forista disse acima, precisas de mais do que um disco montado num sistema RAID apropriado, mas tambem aconselho que tenha 2 ou tres discos externos que ligas á tua NAS um sistema de rotatividade, para teres um backujp mais efectivo.

Entendo que uma solucao com NAS e 3 discos externos possa custar perto de 500 euros, e que para os salarios de Portugal isso ja é puxado... mas uma das maiores vantagens de teres uma NAS é a facilidade de teres os teus ficheiros disponiveis em qq lugar do mundo em que estejas. As NAS hoje em dia tem ferramentas que te permitem configurar a tua rede domestica facilmente, para teres os teus ficheiros acessiveis e com segurança.

Depende muito dos teus requisitos! E claro do orçamento.

As ideias estão a amadurecer, e neste momento estou muito inclinado para esta solução:

NAS Synology DS218 Play
HDD: 2x WD Red 4TB
Isto fica tudo à volta de 500€, 240 o NAS e 260 os 2 HDD

A única coisa que via aí é se 3 TB não chegam. Sempre poupas uns euros. Obviamente continuava a apostar nos WD RED NAS.
A diferença de preço entre os 3TB e 4TB é cerca de 30€, ou seja 60€ no total.

Fazendo as contas ao custo global, pago mais 16% por +33% de espaço. Acho que compensa!
Acabei de encontrar no eBay o NAS + 2x HDD Red Pro recondicionados de 4TB por 300€  :o

Estou muito tentado mas quando a esmola é muita...
poe ai o link pro pessoal dar uma vista de olhos :)

e sim... ebay pode ser arriscado
Para me estragares o negócio?!  :lol:

ahahahaha

nao ponhas o link, poe so o spec.
é na boa, estava a brincar: https://www.ebay.co.uk/itm/153331938697?ul_noapp=true  :great:

ah! so os discos é que sao recondicionados - boa. E o vendedor é antigo e com bom feedback. nao me parece nada mau.
Manda-lhe um email com a tua melhor oferta e pede-lhe para tirar do leilao! :)

Boa sorte!

Já mandei, mas ele diz que os discos nao têm garantia e o NAS apenas 10 meses...

Achas que vale a pena?

Os discos são os Pro, sabes a diferença para os Red normais?

Eu não comprava discos sem garantia. Os discos são o elo mais fraco em qualquer solução de armazenamento. E é uma questão de tempo até darem o berro. Por isso é importante ter os backups.

Para mim a solução perfeita era comprares-lhe a NAS sem discos e fazeres tu as partições com discos próprios. Nos dias de hoje uma NAS qq tb te faz isso a partir da instalação inicial....

Edit: não sei a diferença entre os discos, mas posso ver.  Mas se fosse eu comprava 2 discos baratuchos e fazia uma sistema de backups robusto. Quando o orçamento é curto tens de fazer um compromisso. E desde que tenhas um bom backup podes sempre recuperar.
Mas a ideia de ter discos para NAS como os Red, não é serem mais robustos que os mais comuns?

Nem é tanto uma questão de robustez mas sim ter as tecnologias ideais para suportar o RAID.

Em sistemas RAID convém que os discos tenham TLER. Dentro da gama da WD tens os: Red, Red Pro e Black. Vai para os Red.

Também podes ver os Seagate IronWolf.
Outra questão:

E se eu em vez de optar por 2 discos em RAID tiver apenas 1 e fizer backup de apenas parte do conteúdo num serviço online? Por exemplo backup das fotos e vídeos de família, e deixar o restante media (filmes, música etc) sem backup, é possível?

Acho que além da Google, a Amazon também faz isso, não?

Se tens capacidade financeira para pagar a mensalidade, boa bandwidth e tecnologia em casa para fazer stream da música e filmes, se fosse eu escolhia ter tudo na cloud. Sem dúvida. Até pela certeza dos backups.
Pois, era boa opção... Mas já estive a ver preços e pensei que era bem mais barato!

https://one.google.com/about
Digo este porque ja tive a minha google drive ligado ao Kodi no telemovel, e sei que ha uns dois anos o stream funcionava bem.

Mesmo sem procurar aposto que com o Windowds OneDrive ou a Amazon tb tens possibilidade de fazer stream.

Já agora, a 8 euros por mes vais demorar 40 meses para gastar o investimento da tua NAS, e se adicionares 2 discos para rodares um backup sao mais 20-30 meses, se tiveres de substituir 1 disco neste espaoço de tempo sao mais 10-12 meses.

Sem te esticares muito ja vais em mais de 5 anos. E garanto-te que daqui a 5 ou 6 anos vais querer substituir a NAS que comprares hoje. Alem do que nao precisas de fazer o investimento inicial todo.  Por fim ha milhares de pequenos fornecedores por essa net fora :) aposto que algum faz preços melhores. Eu passava um bocado de tempo a procura de fornecedores mais baratos e garantia que a solucao deles permite fazer stream dos ficheiros... e depois decidia.
Não percebi como fizeste as contas...

Suponhamos que opto pelo pacote de 2TB da Google que custa 10€/mes, são 120€/ano ou seja em 4 anos tenho o NAS e os 2 discos pagos.

E porque dizes que daqui por 5 ou 6 anos vou querer substituir a NAS? Quando muito poderei querer substituir os discos, não vejo motivo para ter que mudar tudo...

Desculpa, estava a fazeras contas a 8 euros por mes e a contar teres de substituir um disco. O que posso te dizer por experiencia propria e professional é muito provavel que aconteça.

Quanto a substituir a NAS ja é mais especulacao da minha parte, estou habituado a um ambiente empresarial em que as nossas SANs sao substituidas cada 3 anos. Mas tendo em conta o "bichinho" é normal que ao fim de algum tempo queiras mudar, vais ter mais informacao pra guardar, por isso podes querer um systema coim 6 discos, podes estar interessado em novas funcionalidades, sei la... Claro que o orçamento pode te obrigar a nao mudares de equipamento durante 8 anos, mas o equipamento tb te pode obrigar a mudar de equipamento ao fim de 3. Vai ao topico das maquinas de lavar :) ha pessoal a dizer que a maquina dura a 10 anos e outros a dizer que ja foi arranjada 3 vezes em 5 anos. Como em tudo é preciso ter sorte.

Nao tenho, porque uso outras solucoes pra fazer stream de filmes e musica, mas o maior apelo de uma solucao cloud para mim é a simplicidade. Nao preciso de andar com backups e manutencao de equipamento. O teu tempo também vale dinheiro nao?

É uma escolha dificil pra quem tem orcamentos restritivos. O meu ultimo conselho seria enquanto o leilao durar procura outros fornecedores de cloud storage, a ver se encontras um mais em conta.

Boa sorte!

Edit: @LuisT_76  encontrei este https://www.pcworld.co.uk/gbuk/cloud-1315-commercial.html e parece que permite stream usando a app deles e tens de garantir que funciona bem em PT. 

PC world é um dos lideres de mercado do R.U., pessoalmente nem gosto deles, acho o serviço "Know how" deles uma chularia. Mas mesmo assim, sem procurar muito, parece que fazem 2TB por 20 libras por ano... tens é de pagar 5 anos á cabeça - 100 libras portanto
Ok, obrigado!  :great:
"Good judgment comes from experience, and experience comes from bad judgment." - Barry LePatner
A bateria do meu portátil começou a dar problemas. Desligo-o da ficha e ele vai abaixo (com a bateria cheia), e quando não vai logo, vai abaixo mais tarde quando a bateria começa a ficar mais baixa.

Ainda está no periodo de garantia por alguns poucos meses. Contudo, tenho o plastico da tampa rachado, acham que isso pode tirar o direito da garantia? Visto não ter nada a ver uma coisa com a outra?
A bateria do meu portátil começou a dar problemas. Desligo-o da ficha e ele vai abaixo (com a bateria cheia), e quando não vai logo, vai abaixo mais tarde quando a bateria começa a ficar mais baixa.

Ainda está no periodo de garantia por alguns poucos meses. Contudo, tenho o plastico da tampa rachado, acham que isso pode tirar o direito da garantia? Visto não ter nada a ver uma coisa com a outra?

Aciona a garantia.
Leva-o a marca o quanto antes.

Aciona a garantia.
Será que está? Normalmente apesar de o portátil em si ter 2 anos de garantia, as baterias têm apenas 6 meses...
"Good judgment comes from experience, and experience comes from bad judgment." - Barry LePatner

Aciona a garantia.
Será que está? Normalmente apesar de o portátil em si ter 2 anos de garantia, as baterias têm apenas 6 meses...

https://www.thisismoney.co.uk/money/bills/article-1677034/Two-year-warranty-EU-law.html

A norma europeia sao 24 meses, mas nao sei se ja passou para a nossa lei ou nao.
6 meses, parece-me muito pouco!
Seja como for, nao percas tempo. Entra em contacto com eles quanto antes.
#NasciLeaoNaoNasciLampiao

Aciona a garantia.

Ainda há tempos comprei uma de marca branca para o meu portátil = 12 meses de garantia.
As de origem devem ter pelo menos 24 meses.
O problema pode ser mesmo a tampa estar rachada.
Uma coisa é não ter o cu a ver com as calças. E com certeza não terá.
Outra é eles alegarem mau uso do equipamento para se porém ao fresco.
Acredito que o façam.
Acredito que o façam.

Podes sempre dizer que um dia tiraste a tampa e caiu ao chao e um dos miudos calcou-a (a maior utilidade do filhos é mesmo servirem de desculpa pra estas coisas) :) Mas na minha opiniao nem precisas de lhes dar explicaçoes nenhumas.

Depois é ver como funciona a garantia. Vem alguem a casa? Ou tens de mandar a só a peça ou o equipamento todo?

É contacta-los rapidamente.

Boa sorte!
#NasciLeaoNaoNasciLampiao
Acredito que o façam.

Podes sempre dizer que um dia tiraste a tampa e caiu ao chao e um dos miudos calcou-a (a maior utilidade do filhos é mesmo servirem de desculpa pra estas coisas) :) Mas na minha opiniao nem precisas de lhes dar explicaçoes nenhumas.

Depois é ver como funciona a garantia. Vem alguem a casa? Ou tens de mandar a só a peça ou o equipamento todo?

É contacta-los rapidamente.

Boa sorte!

Ou então dizer a verdade: que simplesmente abri a tampa normalmente, e ela rachou, pelo que o plástico já não era grande coisa para começar.
Boas!

Preciso programar um Arduino mas tenho ZERO experiência/conhecimentos da matéria...  :mrgreen:

Alguém me pode dar uma ajudinha?

Obrigado desde já!  :great:
Boas!

Preciso programar um Arduino mas tenho ZERO experiência/conhecimentos da matéria...  :mrgreen:

Há muito material pela net fora, coisas já feitas, tutorais do zero, fóruns..... Até grupos no fb dedicados há.
Boas!

Há muito material pela net fora, coisas já feitas, tutorais do zero, fóruns..... Até grupos no fb dedicados há.
Eu acho que percebi mais ou menos a coisa.

Carreguei o programa para um sketch, compilei e gravei. Agora julgo que é só mandar para a placa, certo?

Carreguei o programa para um sketch, compilei e gravei. Agora julgo que é só mandar para a placa, certo?
Se estiveres em windows em principio será, só com 1 arduino ligado a aplicação deteta automaticamente a porta.
De resto só testei já aos anos o sketch do led blink.

Se estiveres em windows em principio será, só com 1 arduino ligado a aplicação deteta automaticamente a porta.
De resto só testei já aos anos o sketch do led blink.
Estou com dificuldades em conseguir fazer o upload do programa para o arduino...

Tentei do telemovel mas acho que o meu cabo OTG deu o berro...

Do PC não sei que raio se passa mas ao tentar fazer o upload dá me um erro, qualquer coisa como "programmer error"...

Não sei o que se passa pois compilei o ficheiro, verifiquei e estava tudo OK... ao tentar passar para o arduino... kaput!

EDIT: pedi um cabo OTG emprestado, compilei e fiz o upload. Deu "sketch uploaded", acho que já está... :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 23, 2019, 10:32 am por LuisT_76 »
Boas.

55/60 € para instalar um disco SSD de 120GB na gaveta de DVDs de um portátil é razoável??
Foi o orçamento que me deram numa loja de informática.
Perguntei quanto ficaria mais eles tratarem de instalar o Windows no disco SSD.
O tipo não me soube dizer ao certo pois é empregado mas deu a entender que se lá comprasse o hardware a instalação do software era capaz de ser de borla.

Edit: Fui a 3 lojas, uma fez este preço, outra fez quase o dobro, a ultima fez praticamente metade mas só vende material, não mexem em software.
« Última modificação: Janeiro 25, 2019, 14:36 pm por coelho scp »
Boas.

55/60 € para instalar um disco SSD de 120GB na gaveta de DVDs de um portátil é razoável??
O tipo não me soube dizer ao certo pois é empregado mas deu a entender que se lá comprasse o hardware a instalação do software era capaz de ser de borla.

Edit: Fui a 3 lojas, uma fez este preço, outra fez quase o dobro, a ultima fez praticamente metade mas só vende material, não mexem em software.

A mim pediram-me cerca de 110/120€= mão de obra + disco ssd (não perguntei a capacidade porque não avancei)
Boas.

Depende que SSD é. Um SSD de 120GB custa 25€ (Crucial), mais o caddy e a mão de obra deve ir para esses valores.

Mas por 40€ compras um SSD de 240GB e com o resto compras o caddy e montas tu.
Boas.

Depende que SSD é. Um SSD de 120GB custa 25€ (Crucial), mais o caddy e a mão de obra deve ir para esses valores.

Mas por 40€ compras um SSD de 240GB e com o resto compras o caddy e montas tu.

Eu até sou curioso.
Mas não sei fazer isso.
Não conheço ninguém que me possa montar a coisa em troca de umas jolas.
Tem que ser mesmo em loja.

É para o PC da mais velha.
Os 120gb acho que chegam.
A intenção é meter lá o Windows, o Office e será pouco mais.
O resto, tipo trabalhos da escola, cenas dela e os joguitos que ela joga ( simms, Minecraft e mais um ou outro tipo isso, nada de pesadão) É para continuar no disco rígido actual que é de 1TB.

Ou estou a pensar mal a coisa.
« Última modificação: Janeiro 25, 2019, 17:38 pm por coelho scp »
Caríssimos, instalei o FM através do Aptoide no telemóvel, alguém sabe como resolver isto?
"O Sporting não é o clube do tass bem", Paulo Freitas
Boas.

55€ de mão de obra ou incluindo o disco SSD e o caddy?