Informática - Dúvidas e Problemas

https://support.microsoft.com/en-us/help/17127/windows-back-up-restore

Podes fazer backup e guardar o mesmo num conjunto de dvds.

Acaba por demorar tempo e ser um desperdício de dvds. Eu prefiro guardar apenas o que acho importante copiando para um disco externo e ou para a cloud.
MAs expliquem-me uma coisa, que é mesmo o que me faz dúvida. Para as coisas importantes, tenho quase tudo duplicado entre pc e portátil ou disco externo ou pen. O que não sei se é possível é um backup de um determinado sistema operativo com os respectivos programas, uma espécie de "ponto de restauro", mas que permitisse passar tudo para o disco em caso de necessidade de formatação, sem necessidade de voltar a re-instalar todos os programas.

Acaba por demorar tempo e ser um desperdício de dvds. Eu prefiro guardar apenas o que acho importante copiando para um disco externo e ou para a cloud.
MAs expliquem-me uma coisa, que é mesmo o que me faz dúvida. Para as coisas importantes, tenho quase tudo duplicado entre pc e portátil ou disco externo ou pen. O que não sei se é possível é um backup de um determinado sistema operativo com os respectivos programas, uma espécie de "ponto de restauro", mas que permitisse passar tudo para o disco em caso de necessidade de formatação, sem necessidade de voltar a re-instalar todos os programas.

Em windows, não sei, apesar de usar o 10 num portátil (que é o que uso preferencialmente para trabalhar). Mas, de há uns meses para cá, tenho usado o Linux Mint num portátil velho, com apenas 2Gb de RAM, e posso relatar-te que fiz um restauro de sistema, há 2 ou 3 semanas, que funcionou perfeitamente, tendo-me sido repostos todos os ficheiros e todas as aplicações tal e qual como estavam.
"Players lose you games, not tactics. There's so much crap talked about tactics by people who barely know how to win at dominoes." - Brian Clough

"He is a perfect illustration of my constant theme about assembling a team of imperfect players who compliment each other perfectly. Unless he is surrounded by team mates who recognise his strenghts and cover for his weaknesses, his special goal scoring ability will go largely untapped. He needs to to be in the right place at the right time!" - Bob Paisley on John Wark

Sim é possível. O que queres fazer é uma system imagem (como está ai no link).

Mais informações:
https://www.windowscentral.com/how-make-full-backup-windows-10
Eu uso o windows 7. Mas vou pesquisar se é possível.
Tenho um HP DV6 3050sp com o Windows 7 x64, sendo o Processador (CPU) I7 720Q 1.60 Ghz

Ele já tem uns 7 anos.

A questão é que ele aquece muito, mas muito mesmo, estando no fórum + facebook, no geral tendo certa de 4/5 Tabs abertas, o gajo atira-se na boa para os +75/80, se imaginarmos eu usar Ace Stream ou outra cena qualquer, o gajo dispara.

Já li, tentar fazer Undervolting e não encontro nada.

Limpei recentemente o PC, com Pasta térmica nova ( MX-4 ) e mesmo assim não me resolveu... e uso cooler, senão era bonito era..

Alguém tem alguma ideia de como melhorar esta situação?

Thanks
Tenho um HP DV6 3050sp com o Windows 7 x64, sendo o Processador (CPU) I7 720Q 1.60 Ghz

Ele já tem uns 7 anos.

A questão é que ele aquece muito, mas muito mesmo, estando no fórum + facebook, no geral tendo certa de 4/5 Tabs abertas, o gajo atira-se na boa para os +75/80, se imaginarmos eu usar Ace Stream ou outra cena qualquer, o gajo dispara.

Limpei recentemente o PC, com Pasta térmica nova ( MX-4 ) e mesmo assim não me resolveu... e uso cooler, senão era bonito era..

Thanks
Mandar para o lixo e comprar um novo. Isso tem 7 anos, não vai ficar melhor por mudares pasta térmica. Undervolting também faz o oposto de ajudar, se calhar querias falar de overclocking.

Edit: sorry, só agora me apercebi que falavas de temperatura.

Assim sendo, espeta um SSD aí. Se queres ir para o facebook mete-lhe linux, algo tipo elementary OS, e está feito.
« Última modificação: Abril 22, 2018, 22:36 pm por Mayhem »
Sinto-me na obrigação de vir a público dizer que enfiar uma lanterna no cú não torna ninguém num iluminado. E sim, sou formado em Luminotecnia.

Ele já tem uns 7 anos.

Thanks

E/ou

Ele já tem uns 7 anos.

Thanks

E/ou

Gosto mais da segunda opção é mais fiável.
Agradeço a todos as ajudas!

E/ou

Já tinha visto o 1º, mas deixou-me de pé atrás, será que realmente resulta?  :think: :think:

Quanto a Cooler, por causa da temperatura, tinha um Nox Sirocco Notebook Cooler Aluminium e troquei por um DeepCool Multi Core X6

Assim sendo, espeta um SSD aí. Se queres ir para o facebook mete-lhe linux, algo tipo elementary OS, e está feito.

Um SSD, também pensei nisso, ainda hoje quando estava a pesquisar, visto que o HDD deve gerar calor se que junta ao calor do resto do HW

Por vezes jogo ainda uns jogos leves e uso Photoshop... De resto, sim, o Linux talvez fosse opção.. ou transformá-lo em Desktop..

Mas ao escreves o paragrafo acima, poderei realmente tentar Dual-Boot...

Thanks a todos uma vez mais
« Última modificação: Abril 22, 2018, 23:03 pm por sermak »
@sermak

Se decidires instalar Linux, experimenta o Chakra Linux. É um sistema 64 bits, que "come" menos RAM que muitos OS's de 32 bits. E é muito rápido!

Tem a particularidade de não precisares de fazer upgrades, de x em x tempo, porque é rolling release, ou seja, vai sendo actualizado e nunca será necessário voltar a instalar o OS. Normalmente, as distros rolling release têm o problema da maturidade do software que é logo posto à disposição dos utilizadores, com alguns problemas com bugs e até mesmo com a estabilidade do sistema. Os gajos do Chakra o que fizeram foi conferir maturidade à parte que diz respeito à base do sistema. Assim, os tipos disponibilizam as versões mais recentes de software mas as actualizações do núcleo do sistema são sujeitas a um período de testes antes de ficarem disponíveis. A vantagem desse modelo é que, se houver problemas com as aplicações, basta desinstalar sem que isso faça o sistema "crashar". Chamam-lhe, por isso, half rolling release.
"Players lose you games, not tactics. There's so much crap talked about tactics by people who barely know how to win at dominoes." - Brian Clough

"He is a perfect illustration of my constant theme about assembling a team of imperfect players who compliment each other perfectly. Unless he is surrounded by team mates who recognise his strenghts and cover for his weaknesses, his special goal scoring ability will go largely untapped. He needs to to be in the right place at the right time!" - Bob Paisley on John Wark

Ele já tem uns 7 anos.

Thanks

Compra um Asus.  :twisted: :mrgreen:

O meu ultimo HP deu o berro exactamente por causa desse problema (aquecimento).  :menos:
O que acham do Ready Boost? O meu computador é um Asus A540lj. Tem apenas 4gbytes de RAM e o disco e um hdd. Ha quebras notorias de desempenho quando tenho varios programas abertos, em particular o edge + um jogo mais pesado. Mas nao sei ate que ponto e que a velocidade da pen é muito superior ao disco? Como posso ver isso?

Ele já tem uns 7 anos.

Thanks

O meu ultimo HP deu o berro exactamente por causa desse problema (aquecimento).  :menos:

Não, compra antes outro HP porque o meu último Asus deu o berro por causa do aquecimento (true fact)

:lol:
@sermak

Se decidires instalar Linux, experimenta o Chakra Linux. É um sistema 64 bits, que "come" menos RAM que muitos OS's de 32 bits. E é muito rápido!

Tem a particularidade de não precisares de fazer upgrades, de x em x tempo, porque é rolling release, ou seja, vai sendo actualizado e nunca será necessário voltar a instalar o OS. Normalmente, as distros rolling release têm o problema da maturidade do software que é logo posto à disposição dos utilizadores, com alguns problemas com bugs e até mesmo com a estabilidade do sistema. Os gajos do Chakra o que fizeram foi conferir maturidade à parte que diz respeito à base do sistema. Assim, os tipos disponibilizam as versões mais recentes de software mas as actualizações do núcleo do sistema são sujeitas a um período de testes antes de ficarem disponíveis. A vantagem desse modelo é que, se houver problemas com as aplicações, basta desinstalar sem que isso faça o sistema "crashar". Chamam-lhe, por isso, half rolling release.

Thanks, por acaso não conheço... talvez fosse para Mint, mas ponderarei o Elementary ou o Chakra.. É o bom e o mau do linux, muita oferta e por vezes sem muita diferença

Não, compra antes outro HP porque o meu último Asus deu o berro por causa do aquecimento (true fact)

:lol:

Essa será outra das belas coisas... Saber se arrisque num Laptop ou num Desktop. Caso seja um Laptop, qual marca...  :lol: :lol:

Mas acaba por ser normal, mantê-lo fino e leve mas com grande hardware é algo muito lixado de se fazer, aquecerá deveras.
@sermak

No escritório tenho Mint. Instalei com Mate desktop e precisava  de 450mb de RAM após ligar o pc. Instalei depois XFCE e passou para 260mb. O Chakra precisa de 340mb mas é 64 bits.

O Mint tem lag, por exemplo, quando clicas no menu. O Chakra não.

Na facilidade de utilização não noto diferenças.

Comecei com Ubuntu e gostei da experiência inicial. Depois, andei a experimentar uma série delas. Tive Debian e foi correndo bem. Debian é mais leve que o Ubuntu e o Mint baseia-se neste último.

Mais recentemente, experimentei o Q4OS que é leve mas menos apelativo visualmente. Também tem por base o Debian.

O Elementary, experimentei no início, por sugestão de alguém aqui do fórum. É bonito mas não achei nem leve, nem rápido. Usei-o pouco tempo.

O Solus é engraçado mas é pesadote.

@sermak

No escritório tenho Mint. Instalei com Mate desktop e precisava  de 450mb de RAM após ligar o pc. Instalei depois XFCE e passou para 260mb. O Chakra precisa de 340mb mas é 64 bits.

O Mint tem lag, por exemplo, quando clicas no menu. O Chakra não.

Na facilidade de utilização não noto diferenças.

Comecei com Ubuntu e gostei da experiência inicial. Depois, andei a experimentar uma série delas. Tive Debian e foi correndo bem. Debian é mais leve que o Ubuntu e o Mint baseia-se neste último.

Mais recentemente, experimentei o Q4OS que é leve mas menos apelativo visualmente. Também tem por base o Debian.

O Elementary, experimentei no início, por sugestão de alguém aqui do fórum. É bonito mas não achei nem leve, nem rápido. Usei-o pouco tempo.

O Solus é engraçado mas é pesadote.

Eu já usei Ubuntu para experimentar, Mint.. mas depois desisiti e voltei ao Windows.

O que realmente quero é um sistema anti-burro para já, e tentar fazer um Dual-Boot.

E em termos de RAM, tenho 6Gb não me preocupe, desde que não me dispare o processador, apesar de uma coisa, pode ajudar à outra
Meus caros, preciso da vossa ajuda.

Tenho um IMac (21,5 polegadas) comprado em 2011, com teclado e rato sem fios.

Software: Mac OS X Versão 10.6.8

Dados do processador: 2.5 GHz Intel Core i5

Memória: 4 GB 1333 MHz DDR3

Neste momento, já não faz actualizações de sistema operativo, nem sequer do Safari.

Não consigo instalar impressoras mais recentes com AirPrint, nem consigo aceder a sites governamentais, LinkedIn, Facebook, nem sequer aqui ao Forum.

Mas tem um definição gráfica espectacular e está praticamente novo, custa-me muito não o poder utilizar como deve de ser.

Sabem se há alguma forma de conseguir actualizar o sistema operativo para versões mais recentes pela porta do cavalo?

Se não, acham que haverá gente interessada em o comprar, malta que percebe destas coisas de informática a um nível que não o meu?

Ou acham que só me resta desfazer dele pela melhor oferta (se a tiver)?

« Última modificação: Abril 29, 2018, 11:57 am por Hemgê »
Alguem me consegue dizer a melhor caixa(atx) que consigo comprar com 50 euros?

vi a Bitfenix nova TG e gostei, mas gostava de alguém mais entendido para me dizer se é uma boa escolha.

Vou comprar agora um computador quase todo do 0 (ficam os discos, a gráfica e a fonte) e vai ser mais ou menos isto:

Ryzen 5 2600x
motherboard: ainda estou indeciso mas deverá ser uma da Gigabyte, só não sei se vou para uma de 4 slots de ram ou de 2
Gráfica: gtx 650 ti 1gb (é velhinha, mas neste momento, com o orçamento que tenho, não me compensa comprar outra, ia sair sempre muito caro)
Ram: DDR4 2400 8/16 Gb ainda não decidi mas penso que me fico pelos 8, tambem pelos preços que se praticam neste momento
o resto já está tudo completamente decidido

vou comprar as peças na niposom/eurosys, visto que tenho um bom desconto por lá, mas a caixa pode ser de outra loja pois não há grande variedade.
"I have no idols. I admire work, dedication and competence." Ayrton Senna

Meus caros, preciso da vossa ajuda.

Tenho um IMac (21,5 polegadas) comprado em 2011, com teclado e rato sem fios.

Software: Mac OS X Versão 10.6.8

Dados do processador: 2.5 GHz Intel Core i5

Memória: 4 GB 1333 MHz DDR3

Neste momento, já não faz actualizações de sistema operativo, nem sequer do Safari.

Não consigo instalar impressoras mais recentes com AirPrint, nem consigo aceder a sites governamentais, LinkedIn, Facebook, nem sequer aqui ao Forum.

Mas tem um definição gráfica espectacular e está praticamente novo, custa-me muito não o poder utilizar como deve de ser.

Sabem se há alguma forma de conseguir actualizar o sistema operativo para versões mais recentes pela porta do cavalo?

Se não, acham que haverá gente interessada em o comprar, malta que percebe destas coisas de informática a um nível que não o meu?

Ou acham que só me resta desfazer dele pela melhor oferta (se a tiver)?

Tens que instalar o El Capitan e depois passar para o Hugh Sierra: ps://www.apple.com/ie/macos/how-to-upgrade/, não precisa de ser pela porta do cavalo e é gratuito.

A probabilidade é que fiques com uma batata mas dá. Eu metia o El capitan e deixava estar.

Comprar isso, para te ser sincero, arranjas sempre um idiota no OLX que to compre por 500 ou 600 paus. Se quiseres esticar o que tens podes meter mais 4GB de RAM e, quiçá, um SSD.
Sinto-me na obrigação de vir a público dizer que enfiar uma lanterna no cú não torna ninguém num iluminado. E sim, sou formado em Luminotecnia.
Alguem me consegue dizer a melhor caixa(atx) que consigo comprar com 50 euros?

vi a Bitfenix nova TG e gostei, mas gostava de alguém mais entendido para me dizer se é uma boa escolha.

Vou comprar agora um computador quase todo do 0 (ficam os discos, a gráfica e a fonte) e vai ser mais ou menos isto:

Ryzen 5 2600x
motherboard: ainda estou indeciso mas deverá ser uma da Gigabyte, só não sei se vou para uma de 4 slots de ram ou de 2
Gráfica: gtx 650 ti 1gb (é velhinha, mas neste momento, com o orçamento que tenho, não me compensa comprar outra, ia sair sempre muito caro)
Ram: DDR4 2400 8/16 Gb ainda não decidi mas penso que me fico pelos 8, tambem pelos preços que se praticam neste momento
o resto já está tudo completamente decidido

vou comprar as peças na niposom/eurosys, visto que tenho um bom desconto por lá, mas a caixa pode ser de outra loja pois não há grande variedade.
Qual é o orçamento? Compra na Amazon alemã, fica mais barato que em Portugal.