Informática - Dúvidas e Problemas

Já fiz esses passos e efectivamente pareço ter notado uma certa melhoria.

No entanto, o que me está a acontecer é que imaginem, a jogar League of Legends, ando a rondar os 30-40 fps com tudo em "Low" enquanto há cerca de 1 ano, talvez nem tanto, com tudo em médio ou médio-alto estava sempre nos 60. Alguém sabe o que pode ser?

Uma coisa que me acontece é quando abro o gestor de tarefas tenho praticamente sempre o disco em utilização a 100% e a vermelho. Ordeno para ver o que está a consumir mais, e no topo estavam 2 anti-vírus que já desatualizei, o Google chrome também, e aparece varias vezes na lista, às vezes inclusive quando está fechado, e um "Anfitrião do Serviço Local: Sem rede" ou "Anfitrião do Serviço Local: Rede restrito" ou às vezes "rundll32". Alguma destas coisas pode estar a influenciar a quebra de fps no jogo?
"Insubstituível só o Enorme Sporting Clube de Portugal"

No entanto, o que me está a acontecer é que imaginem, a jogar League of Legends, ando a rondar os 30-40 fps com tudo em "Low" enquanto há cerca de 1 ano, talvez nem tanto, com tudo em médio ou médio-alto estava sempre nos 60. Alguém sabe o que pode ser?

Uma coisa que me acontece é quando abro o gestor de tarefas tenho praticamente sempre o disco em utilização a 100% e a vermelho. Ordeno para ver o que está a consumir mais, e no topo estavam 2 anti-vírus que já desatualizei, o Google chrome também, e aparece varias vezes na lista, às vezes inclusive quando está fechado, e um "Anfitrião do Serviço Local: Sem rede" ou "Anfitrião do Serviço Local: Rede restrito" ou às vezes "rundll32". Alguma destas coisas pode estar a influenciar a quebra de fps no jogo?

O teu bootleneck pelo o que dizes está no disco.

- Que versão do Windows tens?
- 2 AV ao mesmo tempo? Fica com o Windows Defender da Microsoft e se tiveres juizinho com os cliques que dás no browser e no email não apanhas virose nenhuma. Desinstala qualquer outra tool de segurança que tenhas.
- O ideal é trocares o teu disco (que deve ser mecanico) por um SSD. A diferença é abismal e deve resolver o teu problema do disco estar sempre a ler/escrever a 100%

Tenta fazer o seguinte, antes de gastares dinheiro num SSD:

1 Atualiza os teus drivers, com especial relevancia para os drivers da grafica, placa de som e CPU se tiver. Recomendo ires procurar sempre pelo website do fabricante de cada componente em causa.

2 Desinstala todos os programas que nao precises. Incluindo anti virus e afins, que Windows Defender chega perfeitamente para o utilizador comum. Vai ao gestor de tarefas e na aba Arranque desativa todos os programas, contando que nao precises que eles iniciem com o Windows.

3 Corre o CCleaner, desfragmenta o disco.

4 Desativa alguns servicos que nao sejam necessarios. Recomendo especialmente inativares o SuperFetch - é bastante mau em máquinas antigas, sobretudo em termos de Gaming que parece ser o teu problema. Há imensos serviços que só tem utilidade se tiveres usares o PC em network(que quase de certeza que não é o teu caso), e outros que são mesmo inúteis. Consulta este site(muda a lingua do teu computador para ingles se isso te ajudar no processo): https://www.marksanborn.net/howto/turn-off-unnecessary-windows-services/

5 PROVAVELMENTE A DICA QUE VAI AJUDAR MAIS: No cliente do LOL, ja com o login feito, ha uma definicao que o client seja fechado durante o jogo. Selecciona isso. Poupa te bastante RAM e CPU. O unico inconveniente e que demora um bocadinho mais a reentrar visto que o client tem que ser aberto novamente. Mas e melhor isso do que nao chegares aos 60 frames.

Eu esquecia o cccleaner, que é bom pata causar problemas. De resto é drivers,talvez uma reinstalação do windows e sem duvida SSD. Não esquecer que até MMOs são actualizados graficamente, pelo que o teu PC pode simplesmente já não suportar o jogo convenientemente.
Sinto-me na obrigação de vir a público dizer que enfiar uma lanterna no cú não torna ninguém num iluminado. E sim, sou formado em Luminotecnia.
Boas malta.

Tenho um portátil que queria vender para peças, é bastante antigo e tem alguns problemas, embora ainda esteja minimamente funcional. Mas antes de o colocar à venda, queria formatá-lo. No entanto, o leitor de cd não funciona direito. Há forma de formatar o disco sem recurso a cd ou pen?
@Phillipric
Abrir janela do DOS e C:\>format

A partir do windows? Não funciona.
Boas malta.

Tenho um portátil que queria vender para peças, é bastante antigo e tem alguns problemas, embora ainda esteja minimamente funcional. Mas antes de o colocar à venda, queria formatá-lo. No entanto, o leitor de cd não funciona direito. Há forma de formatar o disco sem recurso a cd ou pen?
@Phillipric

Desculpa, mas não estou a perceber a tua dúvida.

Menu iniciar; Executar

Escreves "cmd"  (sem aspas) e, com a janela aberta, escreves o comando "format".

Qual é o sistema operativo?
JEB? Hugo Chavez? Descubram as diferenças... Se é que elas existem.
Boas malta.

@Phillipric

Desculpa, mas não estou a perceber a tua dúvida.

Menu iniciar; Executar

Escreves "cmd"  (sem aspas) e, com a janela aberta, escreves o comando "format".

Qual é o sistema operativo?
É o xp. De qualquer forma, arranjeio cd e consegui fazer a formatação. A minha dúvida é se é possível formatar o disco onde está instalado o windows. Tentei fazer como indicaste e recebia a indicação de que o disco estava em utilização e não podia ser formatado. Mas está resolvido. Não é nada de especial. É para um portátil antigo para ver se o vendo para peças. Apesar de funcional nem sempre liga. Penso que é  a fita do ecrã que não esteja a 100%. Queria ver se instalava sem precisar de cd porque o leitor de cd não funciona bem. É preciso estar a apertar a lateral do portátil senão não roda o cd lá dentro.
Boas novamente.

Estive aqui a fazer umas "arrumações" no meu pc de secretária. Cheguei à conclusão de que, utilizando um computador desde o ano 2000, tendo feito "n" de formatações, instalações de programas e sistemas operativos, montado várias torres de pc, nunca na vida fiz um backup de ficheiros. E, tendo em conta que tenho o meu pc pessoal com GB aos montes de informações pessoais, fotos, documentos, mp3 das bandas, etc. acho que será importante salvaguardar tudo. Tenho um disco externo, mas tenho tido algumas más experiências com pen's e discos. Por isso, alguém me pode dar umas ilações em como posso guardar todos os ficheiros, caso um dia ligue o PC e ele deixe de funcionar ou haja algum erro?
Boas novamente.

Estive aqui a fazer umas "arrumações" no meu pc de secretária. Cheguei à conclusão de que, utilizando um computador desde o ano 2000, tendo feito "n" de formatações, instalações de programas e sistemas operativos, montado várias torres de pc, nunca na vida fiz um backup de ficheiros. E, tendo em conta que tenho o meu pc pessoal com GB aos montes de informações pessoais, fotos, documentos, mp3 das bandas, etc. acho que será importante salvaguardar tudo. Tenho um disco externo, mas tenho tido algumas más experiências com pen's e discos. Por isso, alguém me pode dar umas ilações em como posso guardar todos os ficheiros, caso um dia ligue o PC e ele deixe de funcionar ou haja algum erro?

Cloud.

Google drive, dropbox, amazon, onedrive, meo could, etc. Os planos gratuitos provavelmente não te vão dar para guardares tudo mas solução mais segura e ágil que a cloud não encontras.

No Onedrive por 100€ ano tens 5 licenças de Office mais 5 contas de One Drive com 1 TB cada.
Boas malta, um amigo meu está com um problema no seu samsung s6 edge, de repente agora sempre que vai aceder a um jogo do telemóvel, acontece-lhe isto:

Alguém tem alguma ideia do que possa ser?  :think:

P.S. Pus em anexo.
Boas malta, um amigo meu está com um problema no seu samsung s6 edge, de repente agora sempre que vai aceder a um jogo do telemóvel, acontece-lhe isto:

Alguém tem alguma ideia do que possa ser?  :think:

P.S. Pus em anexo.
Pode ser algum malware. Só lhe acontece isso quando tenta aceder a aplicações de jogos?

Pode ser algum malware. Só lhe acontece isso quando tenta aceder a aplicações de jogos?

Depois de intensa procura, lá descobrimos!

Foi um update manhoso a uma cena chamada game optimazion (aconteceu a muita gente que tinha samsung), desinstalou-se e pronto, resolvido!  :great:

Depois de intensa procura, lá descobrimos!

Foi um update manhoso a uma cena chamada game optimazion (aconteceu a muita gente que tinha samsung), desinstalou-se e pronto, resolvido!  :great:
Nice!  ;)
Boas novamente.

Cloud.

Google drive, dropbox, amazon, onedrive, meo could, etc. Os planos gratuitos provavelmente não te vão dar para guardares tudo mas solução mais segura e ágil que a cloud não encontras.

No Onedrive por 100€ ano tens 5 licenças de Office mais 5 contas de One Drive com 1 TB cada.
Ainda sou um bocado duvidoso em relação às clouds. De qualquer forma se me puderem explicar a forma de realizar um backup agradeço.  Nem que seja só para saber como.
Não sei que m**** fizeram no Win10 mas situações de lag, por causa da escrita no hdd, é mato.
"Players lose you games, not tactics. There's so much crap talked about tactics by people who barely know how to win at dominoes." - Brian Clough

"He is a perfect illustration of my constant theme about assembling a team of imperfect players who compliment each other perfectly. Unless he is surrounded by team mates who recognise his strenghts and cover for his weaknesses, his special goal scoring ability will go largely untapped. He needs to to be in the right place at the right time!" - Bob Paisley on John Wark
Alguém me recomenda um bom teclado e rato com uma boa relação qualidade/preço. Não é para jogar. USB.
Não sei que m**** fizeram no Win10 mas situações de lag, por causa da escrita no hdd, é mato.

Fazem mais utilização do disco. Diria que o disco tornou-se um bottleneck do teu sistema.
Boas novamente.

Cloud.

Ainda sou um bocado duvidoso em relação às clouds. De qualquer forma se me puderem explicar a forma de realizar um backup agradeço.  Nem que seja só para saber como.

Entras no site. Escolhes os ficheiros que queres enviar (como se fosse um email) e ele guarda lá na Internet.

Quando quiseres vais lá buscar.
Boas novamente.

Cloud.

Entras no site. Escolhes os ficheiros que queres enviar (como se fosse um email) e ele guarda lá na Internet.

Quando quiseres vais lá buscar.
Guardar na cloud sei como é. Estou mesmo a falar do backup que se faz no sistema operativo.
https://support.microsoft.com/en-us/help/17127/windows-back-up-restore

Podes fazer backup e guardar o mesmo num conjunto de dvds.

Acaba por demorar tempo e ser um desperdício de dvds. Eu prefiro guardar apenas o que acho importante copiando para um disco externo e ou para a cloud.