Votação

Qual foi o MVP na sua opinião?

Ricardo
0 (0%)
Rogério
0 (0%)
Polga
1 (1.6%)
Enakarhire
3 (4.8%)
Rui Jorge
0 (0%)
Hugo Viana
0 (0%)
Rochemback
9 (14.3%)
Custódio
15 (23.8%)
Carlos Martins
3 (4.8%)
Douala
0 (0%)
Liedson
31 (49.2%)
Pedro Barbosa
1 (1.6%)
Miguel Garcia
0 (0%)
Pinilla
0 (0%)

Votos totais: 58

Votação encerrada: Outubro 30, 2004, 21:22 pm

Penafiel 0 - Sporting 3

Um esclarecimento:

Tal acordo de cavalheiros está escrito?
Sendo escrito, em que data foi firmado?

É que se foi firmado antes da vigência do preceito que rege os "empréstimos", então o SCP está dentro da legalidade.

Isso também vale para a eventualidade de um acordo verbal, se foi combinado antes da vigência do referido preceito, o SCP tem todo o direito de exigir o seu cumprimento.

Por fim, não creio que o Penafiel seja dependente do SCP para formar uma equipa, assim não lhes cabe qualquer "carapuça" de "coitadinhos".

Quanto ao jogo, não me foi possível vê-lo, pelo que me abstenho de votar no MVP.
Tudo passa! Na noite de 23 para 24 de março de 2013 ficou provado que sim. VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!! É NOSSO OUTRA VEZ!
Citação de: "Arqux"
Tal acordo de cavalheiros [...]

É que se foi firmado antes da vigência do preceito que rege os "empréstimos", então o SCP está dentro da legalidade.

Isso também vale para a eventualidade de um acordo verbal, se foi combinado antes da vigência do referido preceito, o SCP tem todo o direito de exigir o seu cumprimento.

Como não tenho formação jurídica, deixo ao FLL, se assim o entender, a apreciação dessas tuas informações, que pela lógica me parecem incorrectas.
Saudades do futuro.
Também não tenho formação jurídica. mas imformei-me com os que tabalham comigo. Os efeitos emergentes de um contrato ou acordo devem se reportar à data em que o mesmo foi firmado.

Imagina se o SCP tivesse emprestado um jogador a um determinado clube por três épocas, sendo esta a segunda. Só se aplicaria tal preceito se o Regulamento que o integra tivesse efeito retroactivo, o que não me parece que aconteça.
Tudo passa! Na noite de 23 para 24 de março de 2013 ficou provado que sim. VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!! É NOSSO OUTRA VEZ!
Citação de: "Arqux"
Tal acordo de cavalheiros está escrito?
Sendo escrito, em que data foi firmado?

[...]

Os efeitos emergentes de um contrato ou acordo devem se reportar à data em que o mesmo foi firmado.

Imagina se o SCP tivesse emprestado um jogador a um determinado clube por três épocas, sendo esta a segunda. Só se aplicaria tal preceito se o Regulamento que o integra tivesse efeito retroactivo, o que não me parece que aconteça.
O "acordo" com que o Sporting tem impedido os jogadores emprestados de jogarem não está escrito. Ouvi-o ontem na rádio dito pelo Edgar Marcelino (aliás, se estivesse escrito não haveria necessidade de mandar faxes horas antes do próprio jogo).

Quanto ao momento em que o "acordo" terá sido celebrado, duas coisas:

1- Tudo indica que terá sido depois de estar em vigor a nova lei. Caso contrário, estaria escrito no contrato de cedência, como sempre esteve ao longo dos anos;

2- O momento em que um acordo é celebrado não cristaliza no tempo os seus efeitos.

Art. 12º, nº 1, 2ª parte, do Código Civil (Aplicação das leis no tempo): «... quando dispuser directamente sobre o conteúdo de certas relações jurídicas (...) entender-se-á que a lei abrange as próprias relações já constituídas, que subsistam à data da sua entrada em vigor».

Este é o princípio geral que permite, por exemplo, que os arrendamentos já existentes sejam atingidos pelo novo regime, em vez de se manterem tal e qual como estão.

Quando as alterações legislativas supervenientes provoquem desequilíbrios graves na estrutura de um contrato, existem mecanismos para o restabelecer.
No caso em concreto, na hipótese de o acordo ter sido estabelecido antes da vigência do preceito em causa, não será antes de se aplicar o n.º 1 e a primeira parte do n.º 2, do artigo 12.º, do CC?

ARTIGO 12º

(Aplicação das leis no tempo.Princípio geral)

1. A lei só dispõe para o futuro; ainda que lhe seja atribuída eficácia retroactiva, presume-se que ficam ressalvados os efeitos já produzidos pelos factos que a lei se destina a regular.

2. Quando a lei dispõe sobre as condições de validade substancial ou formal de quaisquer factos ou sobre os seus efeitos, entende-se, em caso de dúvida, que só visa os factos novos; mas, quando dispuser directamente sobre o conteúdo de certas relações jurídicas, abstraindo dos factos que lhes deram origem, entender-se-á que a lei abrange as próprias relações já constituídas, que subsistam à data da sua entrada em vigor.

Por exemplo, no caso do Nuno Santos, ao que me parece, o empréstimo dele já vêm da época passada. Ora, se o contrato de empréstimo for o mesmo e nele estiver consubstanciada uma cláusula que impede o jogador de defrontar o SCP, penso eu então que não estaria a ser violado nenhum Regulamento.  

E digo isso, FLL, porque no meu campo de trabalho, embora não seja jurista, não raro, sou confrontado com tais situações.

Obviamente, digo isso também com o devido respeito que a tua opinião merece de minha parte.  :)
A Liga já atribuíu o 1º golo a Liedson.

Entretanto, o "Record" continua a defender a sua interpretação, utilizando um "curioso" argumento: é válida a opinião da maioria (dos jornais), pelo que "Esta é a segunda vez, na presente época, que o Sporting beneficia de autogolos".

Enfim... :roll:
Saudades do futuro.
Não vi o jogo (este ano estou a bater todos os records), por isso não posso comentar a nossa actuação. Saliento apenas a importância desta vitória, numa jornada em que os nossos principais adversários perderam pontos.

Apenas pude assistir à 2ªparte do jogo do Gil Vicente e a ideia que fiquei é que se há equipa que nos temos que preocupar é o FCP, porque esta equipa do seis dedos e seu ajudante trapalhoni não vale um caracol. É de uma mediocridade tal, que até o lateral esquerdo se vê na obrigação de dar mergulhos para a piscina para tentar qq coisa. Triste..

Quanto à questão da atribuição do golo ao Liedson, parece-me que não há discussão: Liedson chutou a bola para a baliza e esta desviou no defesa.Golo do Liedson. Se fossem atribuir golos na própria baliza por lances semelhantes a este os guarda-redes tinham uma lista enorme de auto-golos.
Já agora, por este critério quem é que marcou o golo dos lampiolhos??
FORÇA SCP!
Uma vitória justa com uma exibição consistente.

Gostei sobretudo da primeira parte do Sporting, onde se viu o tal Sporting "mandão" de que tanto se fala nos livros. Curiosamente os golos vieram na segunda parte onde a exibição foi mais oscilante.

Foi sobretudo um Sporting de trabalho e de luta, num campo onde seria difícil ver jogadas de grande requinte técnico. A forma como os jogadores abordaram o desafio, dando pouco espaço para o adversário jogar, pareceu-me ser a mais adequada, até porque com a táctica que o Sporting normalmente usa é normal haver uma superioridade numérica no meio campo.

Como praticamente não vi nada do jogo com o Belenenses e nada vi do jogo com o Naval, não consigo propriamente fazer um gráfico exibicional muito fiável do que têm sido os últimos jogos do Sporting. A verdade é que contra o Estoril tinha visto alguma melhoria, tendo este jogo sido a confirmação dessa mesma melhoria. Qualquer semelhança com os desafios anteriores a esta sequência de vitórias será pura coincidência. E aqui tenho de confessar que já havia feito o "funeral" de Peseiro depois do empate em casa com o Leiria. Nunca pensei que aquele grau zero exibicional fosse possível de ultrapassar com o mesmo homem à frente da equipa (só não o terei escrito por não haver Fórum naquela altura). Pelos vistos Peseiro ainda respira e pode mesmo vir a espantar toda a gente com um novo fôlego. No Dragão dissipar-se-ão as dúvidas.

No ponto de vista individual, Custódio terá sido o melhor do Sporting. Foi um jogo à sua medida, tendo recuperado inúmeras bolas e tendo aguentado os 90 minutos num bom nível. Saúda-se ainda o seu golo que foi decisivo, dado que o Sporting abanou bastante quando estava a ganhar por 1-0 (não sei se seria o meu pessimismo a dar sinal, mas aguardava a todo o momento o golo do empate).

Ao contrário de Custódio, Carlos Martins durou apenas uma parte. Estava a gostar de o ver jogar no primeiro tempo, apesar de ter denotado algum nervosismo inicial, quando deixei de o ver após o intervalo. Mesmo assim, esteve num plano bem superior a Hugo Viana, esse sim algo apagado durante a maior parte do tempo.

Ainda no meio campo, Rochemback esteve ao seu nível, tendo-se destacado mais nas bolas-paradas onde foi novamente decisivo. Ainda não está fisicamente no seu melhor, mas é um jogador indispensável naquele meio-campo.

Também indispensável é Liedson. Há que rezar a todos os santinhos para que não se lesione. Lieson resolve mesmo.

Douala não esteve brilhante mas a sua utilidade continua a ser enorme. É um jogador que desgasta os adversários, colocando-os permanentemente em sentido. Num plantel onde a velocidade e a capacidade de finta não abundam, Douala destaca-se automaticamente.

Em relação à defesa, houve um acerto generalizado. Notou-se que Enak a central acerta muito mais do que a defesa-direito, tendo Rogério cumprido naquela posição. Ainda assim, temo que a falta de velocidade do brasileiro prejudique o seu rendimento naquela posição.

Dos jogadores que entraram, destaco apenas a má entrada em jogo de Barbosa. Veio apenas confirmar que a sua não utilização na primeira equipa é uma decisão acertada. Apesar de tudo, gostei de ver Peseiro mexer na equipa, tendo-o feito sempre com acerto.

Numa jornada que rendeu 4 pontos em relação aos adversários na luta pelo título, tenho esperanças agora que o Sporting agarre esta fase positiva com unhas (ou garras) e dentes. Há que ganhar um embalo vitorioso.
Fui ver o jogo ao estádio e gostei do que vi. Finalmente vi uma equipa com fio de jogo, e sempre a jogar para a frente e a tentar o golo.
O Rochemback é de facto uma peça muito importante e mexe muito na equipa, o Custódio fica outro jogador com Rochemback em campo. O Liedson é simplesmente matador[excelente avançado], e também beneficia com um Sporting a jogar desta forma.

O penafiel para mim é a equipa mais fraca deste campeonato, tem boas peças, mas tem uma equipa fraca.
Citação de: "Ao Leo"
Numa jornada que rendeu 4 pontos em relação aos adversários na luta pelo título, tenho esperanças agora que o Sporting agarre esta fase positiva com unhas (ou garras) e dentes. Há que ganhar um embalo vitorioso.

Ao Leo : peço desculpa, mas pelas minhas contas foram 5 : 2 perdidos por eles e 3 ganhos por nós.

Estarei a ver mal?

Claro que na tabela so recuperamos 2, mas...foi bom...so tive pena do anão ter aquela sorte *** mesmo no ultimo segundo...!#$#%$$%$&...

Enfim...falta ainda muito campeonato...
Citação de: "Paulo Verde"
Citação de: "Ao Leo"

Ao Leo : peço desculpa, mas pelas minhas contas foram 5 : 2 perdidos por eles e 3 ganhos por nós.

Estarei a ver mal?

Claro que na tabela so recuperamos 2, mas...foi bom...so tive pena do anão ter aquela sorte *** mesmo no ultimo segundo...!#$#%$$%$&...

Enfim...falta ainda muito campeonato...

Dois pontos ao porco e dois aos lamps: Quatro! ;)
Citação de: "Angel Lion"
Citação de: "Rui Sampaio"
Ainda quanto aos emprestados, se há um acordo, seja ele extra-lei ou não, o acordo foi cumprido, não percebo o porquê de tanta celeuma, ou melhor, até percebo mas não estou para aí virado!!! :wink:

O facto de o acordo ir frontalmente contra o espírito da Lei (e não me lembro de ver nenhum dirigente do Sporting expressar desacordo quanto à sua aprovação) não te preocupa minimamente - talvez se fossem os lamps ou os tripas a fazer este género de acordos viesses com tiradas moralizadoras.

Já agora, não reconheces que quando indiciaste que sem acordo o Avelino seria o titular e o Marcelino nem no banco se sentaria estavas a falar sem o mínimo conhecimento de causa?

Vi escrito num pasquim que o Avelino ia manter a titularidade depois do jogo da Taça e o Marcelino pouco tem jogado, é raríssimo falar sem conhecimento de causa! :idea:

Quanto às tiradas moralizadoras, vou deixá-las para quando vieres dizer que a SAD é composta por uma data de meninos da quinta da marinha que só sabem jogar golfe e xadrez! :wink:  :idea:
Hoje como sempre, tenho o FórumSCP na mente e o Sporting Clube de Portugal no coração!
Só vi a segunda parte e por isso voto em quem marcou dois golos. Liedson.

Agora e pa ganhar aos gregos e depois aos porcos :!:
"A 18 de Julho de 1911, os jogadores do Sporting recusaram-se a entrar em campo para defrontar a equipa do Benfica, alegando que estes não eram dignos de pisar as suas instalações"

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting!
Vi escrito num pasquim que o Avelino ia manter a titularidade depois do jogo da Taça e o Marcelino pouco tem jogado, é raríssimo falar sem conhecimento de causa! :idea:

Quanto às tiradas moralizadoras, vou deixá-las para quando vieres dizer que a SAD é composta por uma data de meninos da quinta da marinha que só sabem jogar golfe e xadrez! :wink:  :idea:

Eu vi escrito em todos os pasquins desportivos da praça que tive ocasião de consultar que Nuno Santos seria o titular como tem sido todo o Campeonato, e que Edgar Marcelino tem sido suplente regularmente utilizado. Não conheço todos nem consultei todos - é verdade que não costumo ler a "Bola Quadrada". :wink:

Mas já agora, qual a tua necessidade em desvalorizar os efeitos do "acordo de cavalheiros", se te mostras de acordo com ele?

Quanto ao segundo parágrafo, falhaste o alvo por muitas milhas.
Saudades do futuro.
Não falhei o alvo, foi um tiro de aviso! :D
Hoje como sempre, tenho o FórumSCP na mente e o Sporting Clube de Portugal no coração!

Só que os porta-aviões estão noutros tabuleiros. :|
Saudades do futuro.
Meus Caros,

A todos os criticos do Custódio, desculpem lá a Excelente exibição ...

Que grande primeira parte da equipa do SCP ... Gostei muito !!!
Aquele Abraço,

RPA

Só que os porta-aviões estão noutros tabuleiros. :|

Mas quem decide as guerras são os submarinos, ninguém dá por eles! :wink:  :D
A Liga já atribuíu o 1º golo a Liedson.

Entretanto, o "Record" continua a defender a sua interpretação, utilizando um "curioso" argumento: é válida a opinião da maioria (dos jornais), pelo que "Esta é a segunda vez, na presente época, que o Sporting beneficia de autogolos".

Enfim... :roll:

Esta conduta do pasquim 2 é no mínimo ridicula.

Em vez de actuarem, como seria a sua obrigação, como orgão de informação, preferem confundir informação com opinião e permitem-se publicar uma informação diferente daquela homologada pelo organismo que organiza o campeonato.

Até poderiam escrever mil artigos a sustentar a opinião que foi auto-golo, mas no campo da informação tinham (têm) que passar para o público a informação oficial.

Ainda por cima são incoerentes, pois por este critério em que os jornais é que decidem, também teriam anunciado que o jogo entre os lamps e o porco acabou empatado, já que na opinião deles a bola entrou e foi golo, o facto da equipa de arbitragem não ter validado o golo é um detalhe de somenos importância.  

Até tenho dúvidas em caracterizar esta actuação, não sei se é má fé ou se é pura e simplesmente incompetência jornalistica.
A incompetência jornalística não pode ser desculpa para tanta coisa, parece-me mais uma vez haver mesmo má-fé! :?