Não sei se alguém tem acompanhado este "caso", mas long story short o Heung-Min Son, do Tottenham, joga a carreira a alto nível neste sábado de manhã (12h30), na final dos Jogos Asiáticos contra o Japão.
E sim, é mesmo "joga a carreira". Ele e outros naquela selecção, mas o caso dele é, por todos os motivos e mais alguns, o mais urgente/mediático. Todos os jogadores Sul-Coreanos têm de cumprir serviço militar obrigatório no máximo até aos 28 anos de idade (normalmente antes), e o Son já tem 26. As únicas formas de conseguirem dispensa desse serviço militar são ou ao ganhar uma medalha (qualquer) nos Jogos Olímpicos, ou a medalha de Ouro nos Jogos Asiáticos. E esta será quase certamente a última oportunidade dele de o fazer, pois os próximos JO são em 2020 e por essa altura já ele deverá estar a cumprir serviço militar, que tem a duração de... 2 anos. Ainda por cima ele não pode jogar na equipa militar coreana (há uma na 1ª e 2ª divisão), por ter saído do país aos 16 anos (logo, sem concluir o ensino secundário), por isso ficaria esses 2 anos basicamente com trabalho de escritório das 9 às 6 e a jogar numa equipa amadora lá.
Um interregno desses assassinava-lhe a carreira ao alto nível quase de certeza, daí estes Jogos Asiáticos estarem a chamar um bocado à atenção na discussão futebolística. De qualquer modo, em teoria o mais difícil já está feito, visto que isto é uma competição com as regras dos JO: sub-23 com 3 wild cards, sem restrição de idade. A Coreia levou o Son, o GR deles que se destacou imenso no Mundial, e um avançado cuja chamada até foi um pouco criticada (por terem já bastante talento no sector e por terem ligado a sua chamada ao facto de o selecionador sub-23 coreano ter sido o gajo que o lançou no futebol profissional), mas que tem calado toda a gente e leva 9 golos em 6 jogos. Já o Japão tem uma selecção exclusivamente sub-21, com vista a prepararem-se para os JO em Tóquio (daqui a 2 anos, quando este pessoal estiver todo perto dos tais 23 anos), e é até surpreendente terem chegado tão longe. A Coreia do Sul é claramente favorita, e para bem do Futebol espero mesmo que ganhem...
Se quiserem ler mais sobre o caso, vão aqui.
E lá venceram. O Son está assim livre do serviço militar.
