Fundação Sporting

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

29-05-2015
Jogo de homenagem a Alvalade


O Sporting Clube de Portugal vai organizar no próximo dia 7 de Junho, às 17 horas, no Estádio José Alvalade, um jogo de homenagem a quatro grandes figuras da história do Clube: Vítor Damas, César Nascimento, Osvaldo Silva e Vitorino Bastos.

Para já, estão confirmados nomes como Ricardo, Nélson, Paulo Santos, Luís Boa Morte, Futre, Sá Pinto, Dimas, Dani, Beto, Chainho, Cadete, Filipe, Joaquim Evangelista, Manuel Fernandes, Melo, Romeu, Fernando Mendes, José Eduardo, João Pinto, Luís Loureiro, Freire, Carlos Xavier, Esmoriz e Édel.

À medida que forem sendo confirmados outros grandes nomes de ex-jogadores, o Clube irá anunciando os mesmos, naquela que promete ser uma grande festa em Alvalade.

Em breve serão divulgados os preços dos bilhetes e a data a partir da qual estarão à venda, naquela que será mais uma grande iniciativa com todos os fundos angariados a serem entregues à Fundação Sporting. No entanto, pode já marcar na sua agenda: dia 7 de Junho é dia de 'bola' em Alvalade!

http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_jogosolidario_290515_148818.asp
06-06-2015
Pisar o relvado por um dia


Sábado foi um dia especial para 28 jogadores, também eles especiais. A Fundação Sporting, em parceria com a Football Aid - associação de caridade conectada à Premier League -, planearam um jogo de beneficência, não entre estrelas do futebol, mas entre os fãs.

O processo consistia em constituir duas equipas de futebol através de um leilão em que qualquer pessoa podia participar, pagando um preço mínimo aproximado aos 200 euros – caso quisesse jogar apenas 45 minutos – ou 400 euros – se quiser participar nos 90 minutos, acrescentando-se 100 euros ao capitão. Caso existam mais interessados para a mesma posição, esta pertencerá a quem pagar mais. Foi o que aconteceu - e com relativa rapidez, diga-se - aos 28 elementos que marcaram presença na manhã de sábado no Estádio de Alvalade, onde se realizou a partida.

A ideia já não é recente na Grã-Bretanha – onde surgiu pela primeira vez – mas só agora começa a ganhar notoriedade. Em Portugal foi a primeira vez que se realizou. Manuel Mendes, membro da Assembleia Geral ‘leonina’, foi o grande responsável pela vinda do projecto para Alvalade. “Num encontro em Londres referente a outros assuntos conheci o David Dale, responsável pela Football Aid, que me falou nesta ideia, acrescentando que gostaria muito de fazê-lo noutros países. Disse-lhe para vir a Portugal e assim que viu o nosso Estádio ficou interessado de imediato. Foi tudo muito rápido, o mesmo se pode dizer do preenchimento dos lugares que também foi feito num curto espaço de tempo”, explica.

Dos presentes, cerca de metade provinha da Grã-Bretanha, contando-se mais três italianos. Um deles, Fabrizio Galasso, destacou-se a meio-campo. “É a quinta vez que participo. As outras quatro foram em Inglaterra. É uma sensação indiscritível, o Estádio é muito bonito, não temos estádios assim tão belos em Itália”, disse o jogador de futsal da série C italiana que veio a Portugal propositadamente para o efeito. “Costumo vir com dois colegas mas desta vez vim sozinho. Do Sporting sei que foi aqui que Ronaldo nasceu para o futebol e também sei que jogou cá o Maurício que agora está na Lazio que é a equipa que apoio”, salienta.

Já os portugueses, grande parte deles também vem do estrangeiro, como conta Ricky, há sete anos a trabalhar em Londres. “Nunca tinha participado e só o fiz por ser em Alvalade. Vim propositadamente de Londres para o jogo”, afirma o participante que já não estava habituado a tanto calor. “É o que faz estar sete anos fora de Portugal”, brinca.

Com outros pergaminhos neste tipo de iniciativas está Adam Joyce, que actuou a guarda-redes. Já tinha vindo a Alvalade assistir a um jogo da Liga Europa e desde então nunca mais perdeu o fio ao ‘leão’. “Gosto muito do Sporting porque se veste da minha cor favorita (verde) e também é um Clube com muita história. Decidi vir há três semanas e já tinha feito por duas vezes em Inglaterra”, revela, referindo também as grandes dificuldades em jogar debaixo de um calor intenso como aquele que se verificava este sábado em Alvalade.

Quanto ao jogo, foi recheado de golos: 8-7. Os valores reverteram na totalidade para a Fundação Sporting, enquanto a Football Aid ficou com os encargos da organização que acabaram por ser residuais.

David Dale, antigo jogador do Manchester United nos anos 90 e o grande mentor do projecto, considerou um dos melhores eventos já realizados pela instituição até hoje. “Tivemos condições espectaculares, com todos os jogadores a demonstrarem uma grande vontade de jogar mas sempre com ‘fair-play’. Era muito interessante voltarmos a fazer no futuro. Em Inglaterra é algo muito frequente, e também já tínhamos feito em Barcelona em 2003. Iremos fazer em Itália este domingo e está previsto fazermos um no Porto também. É um projecto com futuro”, sublinha.

A alegria dos vencedores não contrastou com a tristeza dos derrotados, porque no final ninguém perdeu e só a solidariedade saiu verdadeiramente vencedora, como adianta Pedro Baptista, membro da Fundação Sporting. “Foi mais uma bonita jornada em prol dos que mais precisam. É um orgulho ser pioneiro neste tipo de iniciativa em Portugal e não tenho dúvidas de que será uma actividade a repetir no futuro. É um jogo em que todos ficam a ganhar”, disse.

http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_footballaid_060615_149587.asp
Boa iniciativa!  :clap:

Deve ser uma sensação única jogar no nosso estádio.
19-06-2015
Aventura na Polónia


A Fundação Sporting foi, pelo segundo consecutivo, convidada a formar uma equipa nacional para participar no torneio ‘Hope for Mundial’ em futebol, prova que se realizou em Varsóvia no passado fim-de-semana. O evento que já vai na sua terceira edição juntou 28 selecções oriundas dos quatro continentes, compostas por elementos vindos de instituições de solidariedade social.

O Jornal Sporting acompanhou a par e passo a preparação e a participação da equipa seleccionada através de três torneios que tiveram lugar no Algarve, no Porto e em Lisboa. Os 10 eleitos de Manuel Pedro Gomes e Filipe Silva - técnico principal e adjunto, respectivamente – fizeram uma primeira fase imaculada, com seis vitórias em outros tantos jogos e 31 golos marcados contra nenhum sofrido. Acabaram por ceder nos quartos-de-final frente à Ucrânia, nas grandes penalidades, após empate a um no tempo regulamentar.

A vitória era o objectivo de todos mas, acima de tudo, o convívio foi o mais importante. Fique a saber algumas peripécias de nações pouco acostumadas à cultura ocidental e que futuro pretendem as crianças desses países, e o que fizeram os nossos jogadores fora do relvado.

Por fim, palavra para os seleccionados portugueses. Conheça de onde vêm, o que acharam da experiência e como lidam com a situação familiar, entre outros assuntos de relevo para o seu futuro.

Leia a reportagem completa nesta edição do Jornal Sporting que já está nas bancas.

http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_destaquepolonia_190615_150522.asp
És um verdadeiro Leão na Internet... mas ainda não és sócio? Muda isso num só minuto, faz-te sócio e sê uma voz activa/participativa no nosso clube! Precisamos da ajuda de todos os Sportinguistas! -> https://socionumminuto.pt

RESULTADOS E CONCLUSÕES DA AUDITORIA DE GESTÃO 1995-2013
IPO AO RITMO DA FAMÍLIA 'VERDE E BRANCA'
Por Jornal Sporting
07 Dez, 2015
FUNDAÇÃO SPORTING
Juniores e equipa B dos 'leões' marcaram presença no IPO, onde assistiram ao concerto dos Supporting


Foi uma tarde pintada de ‘verde e branco’ aquela que viveu o Instituto Português de Oncologia e as crianças que nele se encontram durante o dia de hoje. A banda ‘leonina’ Supporting deu um concerto de Natal no auditório do espaço hospitalar, com os capitães e treinador principal da equipa de futebol júnior e elementos do plantel B do Clube a marcarem presença no evento organizado em parceria com a Fundação Sporting, distribuindo sorrisos e momentos de boa-disposição pelos jovens presentes na audiência.

 “Estas iniciativas são sempre de louvar. Sabíamos que era importante vir aqui dar apoio, força e motivação às crianças que estão nesta situação. Foi uma tarde muito bem passada, bem-disposta e divertida por parte dos miúdos. Tentámos animá-los, como nos pediram. Quisemos dar-lhe força” explicou Tiago Fernandes, técnico dos juniores ‘leoninos’, acrescentando: “É importante para os meus jogadores, na adolescência, perceberem que a vida por vezes prega-nos partidas e que é preciso termos noção do que se passa à nossa volta. Eles participaram na iniciativa e conviveram com os miúdos. Conseguimos proporcionar-lhes uma tarde diferente e isso também deixou os jogadores muito satisfeitos. Sinto que gostaram bastante de participar nesta acção e queremos entrar em mais iniciativas destas, no futuro. Ficamos com as portas abertas para mais eventos, é necessário a família Sportinguista estar presente e unida nestes momentos”.

A iniciativa visava o bem-estar e a alegria das crianças residentes no IPO, mas o ambiente de força e crença que se fazia sentir na sala não deixava ninguém indiferente. No final de contas, foram os juniores do Sporting que encontraram nos jovens um exemplo de preserverança e espírito de luta. “Nota-se uma força de viver bastante grande e os meus jogadores também repararam nisso. Espero que olhem para eles como um exemplo de força e garra de quem ultrapassa todos os obstáculos que surgem com muita crença e determinação. Serem feliz também ajuda na recuperação e os meus jogadores têm de olhar para a vida assim, sendo felizes dia-a-dia e trabalhando para serem cada vez mais fortes. Foi um exemplo de vida a que assistimos aqui e mais uma vitória para nós, mais um passo. Foi mais importante para os meus jogadores estarem aqui hoje do que num treino. Saíram melhor daqui do que sairiam de qualquer tipo de exercício que fizéssemos”, afirmou Tiago Fernandes.

Pedro Ferreira, Gonçalo Vieira, Guilherme Ramos, Pedro Empis, Mama Baldé e Sambinha foram os atletas que marcaram presença no evento. “Foi bom, é sempre positivo dar apoio a estas crianças. Muitas delas têm o mesmo sonho que nós e precisam de uma palavra de incentivo. A força deles também é muito importante para nós e queremos usá-la nos nossos jogos”, confessa Sambinha, defesa da equipa B ‘leonina’.

Quem teve um concerto diferente de todos aqueles que já tinham dado foram os Supporting. O público era diferente do habitual, mas nem por isso o ambiente deixou de ser regado de entusiasmo e Sportinguismo. “Foi o melhor concerto que demos até hoje, o grande concerto da nossa curta mas já intensa carreira”, atirou o vocalista Pedro Marques. “Estar aqui faz-nos lembrar que a vida não é assim tão fácil e que, por mais que não estejamos bem, há sempre alguém com mais adversidades do que nós e estas crianças são umas verdadeiras vencedoras. Estarmos aqui foi uma maneira de nos sentirmos úteis e de proporcionar uma tarde alegre às crianças. Estamos ao serviço do Sporting e através da música contribuímos para a felicidade de todas estas crianças”, afirmou o guitarrista Luís Piedade, concluindo com um apontamento especial: “Mais do que nunca, a música ‘Força Brutal’ faz todo o sentido aqui hoje. Estas crianças são umas verdadeiras campeãs”.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/fundacao-sporting/2015-12-07/ipo-ao-ritmo-da-familia-verde-e-branca
PORTAS ABERTAS À SOLIDARIEDADE
Por Jornal Sporting
26 Dez, 2015
EQUIPA PRINCIPAL
Mais de 8.000 'leões' presentes nas bancadas e 3.000 prendas angariadas para a Fundação Sporting


Depois da pausa para o Natal, o plantel de futebol do Sporting (à excepção de Teo Gutiérrez e Ewerton, autorizados pelo Clube a voltarem de férias mais tarde) regressou hoje aos trabalhos com um treino aberto aos Sócios e adeptos ‘leoninos’, em Alvalade. Mas este não era um treino qualquer. Aliada à oportunidade de ver de perto os jogadores ‘verde e brancos’, que são ídolos para tantos Sportinguistas, estava a solidariedade. Essa que se faz sentir durante todo o ano, mas que, na quadra natalícia, ganha especial destaque. Foi com esta ideia que os mais de 8.000 ‘leões’ que encheram a bancada Central de Alvalade e deixaram a Superior Norte bem composta se deslocaram a Alvalade, levando brinquedos novos ou usados para entregar às crianças da Fundação Sporting. Ao todo, foram mais de 3.000 as prendas doadas pelo público presente no Estádio e recolhidas pelos responsáveis ‘leoninos’ para serem distribuídas pelas crianças mais carenciadas.

Mas a solidariedade não chegou só aos Sócios e adeptos ‘verde e brancos’. Antes do treino de Natal solidário ter início, e já com os atletas e equipa técnica perfilados a meio-campo, acompanhados pelos seus filhos, o Presidente Bruno de Carvalho, em conjunto com a sua família, subiu ao relvado, cumprimentou os ‘leões’ um a um, e entregou uma prenda a um dos jovens da Fundação Sporting que assistiram ao treino de perto. Estava dado o mote para que todos os jogadores do plantel se dirigissem à árvore de Natal colocada junto ao relvado e lá depositassem as suas prendas para, também eles, contribuírem para esta causa.

"Vamos querer repetir esta iniciativa porque há muitos que precisam do nosso apoio. Que entremos em 2016 cada mais unidos, mais juntos, mais agregados. O Sporting sabe para onde quer ir e com vocês iremos atingir os objetivos. Quero agradecer aos jogadores, mas principalmente a este 12.º jogador, que tanto tem feito e apoiado. Se nos mantivermos unidos, vamos alcançar muitas alegrias esta época”, afirmou Bruno de Carvalho, deixando umas breves palavras aos presentes.

Com as crianças da associação de solidariedade Casa Sol a assistir ao treino no banco de suplentes, a sessão teve início com o aquecimento habitual. A cada volta dada ao campo, as bancadas de Alvalade soltavam uma calorosa ovação, demonstrando todo o seu apoio para com os ‘leões’. Aos milhares de crianças nas bancadas juntaram-se outros tantos mais graúdos, enquanto o treino se desenrolava no relvado e a típica ‘peladinha’ começou. João Mário marcou os dois golos inaugurais, seguido de outros tantos de Montero, antes de Tanaka despoletar mais um grito de golo vindo das bancadas.

No final, os atletas brindaram os presentes com bolas do Clube, arremessadas para a bancada. Tempo ainda para Jorge Jesus recuar cinco meses, ocupar o local onde foi apresentado aos Sportinguistas como treinador dos ‘leões’ e deixar umas breves palavras, em jeito de promessa cumprida. “Muito obrigado por terem contribuído para esta causa. Há cinco meses, disse que havia mais um candidato ao título; hoje, estamos lá em cima encostados a eles e vamos ser candidatos ao título”, atirou o técnico, para gáudio dos adeptos, que abandonaram Alvalade com o sentimento de missão cumprida.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/equipa-principal/2015-12-26/portas-abertas-a-solidariedade
"É o estilo do homem, nada a fazer! Em termos de comunicação é um nabo! Mas o meu pai sempre me ensinou que o que nos define é o que fazemos e não o que dizemos! Por isso, enquanto houver obra feita que se lixe o estilo. Durante anos era só estilo e obra zero!!"

Citar
No passado dia 27 de Fevereiro, a fundação Sporting deslocou-se ao Estabelecimento Prisional da Guarda para proporcionar um dia diferente aos reclusos. Num torneio de futebol em que saímos todos vencedores, as palavras mais ouvidas foram "Obrigado Sporting".

Esta acção teve a colaboração da Rodoviária Estremadura e a mediação da Pastoral Penitenciária.


Citar
IPOLisboa
5 h ·

Quinta-feira, 31 de março, celebramos o Dia Nacional do Dador de Sangue. E temos 30 bilhetes duplos para o jogo Sporting-Marítimo (9 de abril) para oferecer às primeiras 30 pessoas que vierem dar sangue. Faça a sua dádiva entre as 9h as 16h. Pavilhão Central do IPO Lisboa; 2º andar;Tel. 217200479. Estacionamento reservado e gratuito para dadores. Fundação Sporting



Citar
Sporting Clube de Portugal partilhou a foto de IPOLisboa.
19 min ·

O teu sangue pode salvar vidas... e levar-te a Alvalade!

Os nossos jogadores vão estar amanhã no IPOLisboa nesta acção da Fundação Sporting. E tu, vais ajudar quem mais precisa?
"É o estilo do homem, nada a fazer! Em termos de comunicação é um nabo! Mas o meu pai sempre me ensinou que o que nos define é o que fazemos e não o que dizemos! Por isso, enquanto houver obra feita que se lixe o estilo. Durante anos era só estilo e obra zero!!"

Citar
IPOLisboa
5 h ·

Quinta-feira, 31 de março, celebramos o Dia Nacional do Dador de Sangue. E temos 30 bilhetes duplos para o jogo Sporting-Marítimo (9 de abril) para oferecer às primeiras 30 pessoas que vierem dar sangue. Faça a sua dádiva entre as 9h as 16h. Pavilhão Central do IPO Lisboa; 2º andar;Tel. 217200479. Estacionamento reservado e gratuito para dadores. Fundação Sporting



Citar
Sporting Clube de Portugal partilhou a foto de IPOLisboa.
19 min ·

O teu sangue pode salvar vidas... e levar-te a Alvalade!

Os nossos jogadores vão estar amanhã no IPOLisboa nesta acção da Fundação Sporting. E tu, vais ajudar quem mais precisa?

Mais uma iniciativa extraordinária!!!  :venia:

Dar sangue é dar vida!!!
Obrigada a todos os que contribuíram! :beer:

SPORTING SEMPRE  :mais:
« Última modificação: Abril 01, 2016, 21:57 pm por Maxileoa »
QUE O LEÃO VOLTE A RUGIR MAIS ALTO QUE NUNCA
Mais que um clube de futebol, isto é o Sporting

 :venia: :venia:

BRUNO DE CARVALHO APRESENTA CARTÃO FUNDAÇÃO

Objetivo é recolher verbas para ajudar crianças e jovens necessitados
Bruno de Carvalho apresenta Cartão Fundação
Foto: Pedro Simões
O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, apresentou o novo cartão "Amigos da Fundação", com o objetivo de angariar mais fundos financeiros para ajudar obras de integração social do clube. O dirigente, que falava durante a apresentação do cartão - que terá um custo unitário de 10 euros e pode ser adquirido na Loja Verde, no Estádio de Alvalade -, salientou a necessidade do emblema de Alvalade afirmar-se como instituição centenária e global, para proporcionar a jovens e crianças a oportunidade de terem igualdade de tratamento.
"A Fundação Sporting dedica-se a ter uma preocupação constante na integração de crianças, que de outra forma não teriam oportunidades de, por exemplo, estudar fora do país. Estas fundações não existem para dar bilhetes a uma série de crianças para ir ver jogos. Não é isso que nos rege", disse Bruno de Carvalho.

Segundo o líder 'leonino', o objetivo da Fundação Sporting passa por trabalhar de forma discreta e ativa e a criação deste novo cartão irá permitir que todos possam ajudar esta iniciativa."Quanto mais verbas, mais crianças podemos ajudar. Não temos a fundação para fazer "show-off", para mostrar um Sporting que não é real. Trabalhamos de uma forma discreta e ativa. Esse trabalho tem de ser continuado. É assim que entendemos que um clube desta dimensão tem esta obrigação social. Temo-lo feito, não só em Portugal, como lá fora", realçou.


Para Bruno de Carvalho, no desporto, quem tem meios mediáticos tem de ter voz ativa na sociedade, motivo pelo qual o Sporting quer dar oportunidades de trabalho, estudo e práticas de vida saudável a muitas crianças e jovens. "São já muitos os que aproveitaram estas oportunidades. É com este cartão que vamos conseguir abraçar cada vez mais crianças. Estamos a falar de seres humanos, de pessoas que querem ter a oportunidade de crescer bem e serem úteis ao país", asseverou.

Fundada em 2011, a Fundação Sporting tem tido iniciativas ligadas à recolha de alimentos e brinquedos e a ações desportivas, bem como à cultura, como o "Teatro Solidário", ou também de apoios sociais como bolsas de alimentação.

Autor: Lusa
FORÇA GRANDE BRUNO CARVALHO...
Excelente iniciativa!  :clap:  :clap: isto é o Sporting.. :clap:
FUNDAÇÃO SPORTING: A DEDICAÇÃO NASCE AQUI
Por Jornal Sporting
07 Abr, 2016
FUNDAÇÃO SPORTING
Auditório presenciou mais um importante passo da organização solidária


Embora tenha sido fundada a 20 de Dezembro de 2011, foi com a eleição de Bruno de Carvalho como Presidente do Sporting Clube de Portugal que a Fundação Sporting começou a caminhar de forma convicta e sustentada, subindo degraus que a aproximam do seu foco de acção: ajudar grupos de risco da nossa sociedade, crianças, jovens e idosos.

Se a época 2013/2014 ficou marcada pelo “renascimento” da organização e a seguinte confirmou a sua enorme vontade de viver, a presente temporada ficará assinalada numa das páginas douradas da sua história. Depois do sucesso do Treino Solidário, que se realizou na quadra natalícia e angariou cerca de 8.000 brinquedos oferecidos à Casa SOL – associação de apoio que visa responder à problemática das crianças órfãs da Sida –, Pedro Baptista, coordenador da Fundação, achou que este seria o momento ideal para apresentar o cartão Amigo da Fundação Sporting. Este é um cartão que tem o valor de 10 euros por uma época inteira e um enorme poder humanístico. Quem já levou os limites de um horizonte solidário até aos 20.000 jovens e às cerca de 200 associações colaboradoras, ambiciona quebrar cada vez mais barreiras.

O Presidente Bruno de Carvalho afirmou que esta não é uma missão do Sporting Clube de Portugal, mas sim uma obrigação. “Estas fundações existem para que haja uma igualdade de oportunidades e experiências. É importante que tenham a noção do trabalho que a Fundação faz. A Fundação Sporting tem sido um dos veículos mais importantes para nós mostrarmos a dimensão humana do que é ser Sportinguista. Aquilo que nós queremos é mostrar que o Sporting Clube de Portugal é muito mais do que um Clube”, delineou, antes de referir a capacidade que o desporto tem de interferir em diferentes áreas da sociedade: “Temos levado estas acções lá fora, dando oportunidades de estudo, trabalho, inserção. Achamos que é através do cartão Amigo Fundação Sporting que vamos poder abraçar mais crianças e não estamos a falar de crianças Sportinguistas, mas sim de crianças, só. O futebol é um desporto mediático que tem de ter uma parte activa nas várias sociedades do mundo. Também foi para isto que o Sporting foi fundado. Também foram estes os desígnios que os nossos fundadores nos deram”.

O evento contou com a presença de figuras bem conhecidas do Universo Sportinguista como Jorge Jesus, Adrien Silva, Nuno Dias, Nuno Lopes, Zupo Equisoain e vários jogadores de algumas modalidades ‘leoninas’ que quiseram contribuir para uma acção que pinta de verde esperança o futuro de quem o possa ver menos colorido.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/fundacao-sporting/2016-04-07/fundacao-sporting-a-dedicacao-nasce-aqui