SAD regista prejuízo de 44 milhões em 2010/11

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

SAD regista prejuízo de 44 milhões em 2010/11
RESULTADOS PIORARAM DRASTICAMENTE

   


A SAD do Sporting apresentou um resultado líquido negativo de 43,991 milhões de euros, relativo à época 2010/11, segundo o relatório e contas divulgado esta quinta-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O prejuízo aumentou drasticamente, quando comparado com os 28,187 milhões do exercício anterior, o que a sociedade justifica com "a profunda remodelação levada a cabo no futebol" e a "reestruturação financeira", as quais "contabilizaram custos de 28 milhões que não se irão repetir".

A SAD do clube lisboeta reconheceu que "o resultado líquido do exercício é muito desfavorável, sobretudo quando comparado com o ano anterior e levando em consideração o valor de 18.168 milhões, proveniente de proveitos com transações de passes de jogadores", sem o qual a diferença entre os dois exercícios seria de aproximadamente 34 milhões.

As transferências de João Moutinho, para o FC Porto, e de Miguel Veloso, para o Génova, ocorreram após 30 de junho de 2010 e, por isso, foram contabilizadas no atual relatório e contas, contribuindo para a redução do valor do prejuízo final.

O encaixe proporcionado pela transação de dois dos mais influentes futebolistas foi contrariado pelos 23.288 milhões em amortizações/perdas de imparidade com passes de jogadores, "motivada pela profunda remodelação verificada no plantel principal".

Quebra na bilheteira

A venda antecipada de lugares anuais está em quebra desde a época 2007/2008, tendo decrescido 21 por cento relativamente à temporada anterior, com a SAD a assinalar que "a fraca performance desportiva da equipa não permitiu a recuperação desta queda".

O passivo da sociedade leonina aumentou de 190.991 para 199.543 milhões de euros, apesar de a dívida financeira ter decrescido cerca de 23,2 milhões, mas o ativo cresceu ainda mais, de 140.459 milhões em junho de 2010 para 169.897 milhões um ano depois.
Já tinha lido isto. Preocupa-me...
Passivo 199.543
Activo 169.897

 :think:
O investimento desta época já vem aqui reflectido?
Há outro tópico onde isto foi discutido. Há já algum tempo.

Quem sabe sabe..... E o Sporting é que sabe  ::)
Esta notícia tem um mês, e desde 10 de Setembro que tem um tópico onde está a ser discutida:

http://www.forumscp.com/index.php?topic=40441.0
Citar
Presidente da gestora de fundos demitiu-se após investimentos arriscados que geraram perdas.

José Bettencourt será o novo presidente da Santander Asset Management, soube o Diário Económico junto de fonte do banco. O ex-presidente do Sporting Clube de Portugal regressa à administração do grupo Santander Totta. José Bettencourt era administrador do Banco Santander Totta de onde saiu para assumir a presidência do clube de futebol lisboeta.

A entrada de José Bettencourt na Santander Asset Management surge depois da demissão súbita, há cerca de dez dias, do anterior presidente João Paulo Bouça Morais. Este gestor terá pedido a demissão em conjunto com o administrador que tinha o pelouro da gestão dos fundos, Ricardo Lourenço.

Segundo o Diário Económico soube, em causa estão alegados investimentos arriscados, feitos para tentar melhorar a rentabilidade das carteiras dos fundos de investimento e que acabaram por provocar perdas substanciais à sociedade que gere Fundos de Investimento Mobiliário. A situação já estará resolvida, mas as perdas levaram à saída dos dois gestores.

Não foi possível apurar o valor real das perdas, embora fontes do mercado falem em 20 milhões de euros. O Santander não confirma este montante.

O que é certo é que em Agosto, o Santander Asset Management perdia 4,91% na sua carteira de activos dos fundos de investimento - via perdas de mercado (ou seja, excluindo o efeito resgates de clientes), isto num ano (year-to-date ). E era a quinta pior performance entre 16 gestoras nacionais. Sendo mesmo a segunda pior entre as grandes gestoras de fundos (a ESAF, do grupo Espírito Santo, era aqui a pior).

http://economico.sapo.pt/noticias/jose-bettencourt-na-presidencia-da-santander-asset-management_128439.html

   Não sabia onde colocar esta notícia, que de alguma forma continua a traçar o percurso do ex-presidente demissionário, de má memória por tudo o que representou. E acaba por ficar bem aqui, no tópico da dívida monstruosa que ele, mesmo vendendo 3 dos melhores jogadores, a preços de saldo ou nem isso, e gastando 6,5 milhões, pelo menos, em Pongolle, ajudou a acumular. Talvez seja mesmo este o tópico indicado.
Comentário do Administrador Este assunto ja' esta' a ser discutido aqui:

http://www.forumscp.com/index.php?topic=40441