Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Yuri Bilonog

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de Yuri Bilonog Yuribilonog.JPG
Nome: Yuri Bilonog
Nascimento: 9 de Março de 1974
Naturalidade: Bilopillya - Ucrânia
Posição: Atleta (lançamentos)

Yuri Bilonog, ou Yuriy Bilonoh, nasceu na antiga União Soviética, evidenciando-se desde muito cedo devido ao seu grande porte fisico (2m de altura e cerca de 130kg de peso), que fazia dele um atleta com excelentes condições para os lançamentos, vindo a destacar-se particularmente no do Peso, no qual se tornou num dos melhores especialistas do mundo.

Em 1992 foi Campeão Mundial Júnior do Lançamento do Peso, em representação da Equipa Unificada, que juntava os atletas das antigas republicas soviéticas.

Em 1997, já em representação da Ucrânia, foi Campeão do Mundo do Lançamento do Peso em pista coberta e, conquistou a sua segunda Medalha de Ouro nas Universíadas, depois de dois anos antes ter ganho a primeira em Fukuoka no Japão.

Em 1998 conquistou a Medalha de Bronze do Lançamento do Peso nos Campeonatos Europeus de Atletismo, que se disputaram em Budapeste e, no ano seguinte repetiu a proeza, mas nos Mundiais de Pista Coberta, que se realizaram em Maebashi no Japão.

Em 2000 estreou-se nos Jogos Olímpicos, obtendo um 5º lugar em Sydney e, dois anos depois sagrou-se Campeão Europeu do Lançamento do Peso, numa competição que se disputou em Munique na Alemanha.

Em 2003 conquistou mais duas Medalhas de Bronze, ambas em Campeonatos Mundiais, na pista coberta em Birmingham e ao ar livre em Paris, num ano em que fixou os seus recordes pessoais em 21,81m no Peso e 65,53m no Disco.

Foi contratado pelo Sporting Clube de Portugal em Abril de 2004, visando o reforço da equipa no sector dos lançamentos, para as provas da Taça dos Campeões Europeus, que se iriam disputar em Moscovo nos últimos dias de Maio desse ano, numa altura em que o especialista do Sporting no Lançamento do Peso era o ainda muito jovem Marco Fortes, enquanto o Lançamento do Disco seria provavelmente a disciplina menos forte da equipa.

Fez parte da equipa de Atletismo do Sporting até 2007 e, foi nesse período que esteve presente nos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas, onde conquistou a Medalha de Ouro no Lançamento de Peso, que no entanto mais tarde viria a ser-lhe retirada, quando no final de 2012 lhe detectaram o uso de substâncias ilegais, num teste realizado com a amostra de oito anos antes, mas com métodos mais avançados.

Após a conquista dessa medalha, declarou aos jornalistas que tinha vindo para o Sporting devido ao entusiasmo do Prof. Moniz Pereira e ao facto de ser o Clube do Carlos Lopes e, no final do ano de 2004, foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Especial Olímpico.

Em 2007 ganhou o concurso do Lançamento do Peso da Taça da Europa de Lançamentos e no ano seguinte regressou aos Jogos Olímpicos, classificando-se no 6º lugar em Pequim.

Em 2010 já com 35 anos de idade, encerrou a sua brilhante carreira de atleta, declarando pretender iniciar uma nova fase como treinador.

To-mane 00h27min de 14 de Julho de 2014 (WEST)