Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Vladimir Petric

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de Vladimir Petric Vladimir Petric.jpg
Nome: Vladimir Petric
Nascimento: 5 de Agosto de 1975
Naturalidade: Sérvia
Posição: Lateral direito

Vladimir Petric formou-se no Estrela Vermelha de Belgrado, tendo posteriormente ingressado, já na temporada 1999/00, no Fotex Veszprém da Hungria, numa primeira aventura no estrangeiro pouco proveitosa.

Chegou a Portugal para jogar no FC Porto, entre 2000/01 e 2004/05, tendo conquistado ao serviço do clube três Campeonatos Nacionais, duas Taças da Liga e uma Supertaça.

Conhecido pelo seu temível remate de meia-distância, após três épocas no Keymare Almeria e uma no Cuenca, em Espanha, regressou a Portugal na temporada 2009/10 para ingressar no Sporting Clube de Portugal, não colocando desde logo de parte a possibilidade de terminar a sua carreira no Clube. Mário Patrício, na altura Vice-presidente para as modalidades, confessou que Petric esteve para assinar pelos leões em 1999:

Quando eu era dirigente de Andebol do Sporting, fui à Hungria ver jogar o Petric, para fazer uma observação sobre ele. Na altura, não jogou e acabámos por optar por outro jogador. No entanto, dez anos depois, Petric vem para Alvalade, o que não deixa de ser curioso.

Petric possui uma larga carreira como internacional "A" jugoslavo e sérvio, tendo participado nos Europeus de Itália (1998), da Eslovénia (2002) e da Suíça (2006) e ainda nos Mundiais do Egipto (1999), onde alcançou o terceiro lugar, de Portugal (2003) e da Tunísia (2005).

A 29 de Maio de 2010 foi um dos heróis que conquistou a Taça Challenge, na primeira competição europeia ganha por uma equipa portuguesa nesta modalidade.

No final da época 2010/11, o clube decide não prolongar a ligação com Petric e este ruma ao clube macedónio, HC Vardar PRO.