Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Vladimir Jikharev

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Vladimir Jikharev 9192 Jikharev.jpg
Nome: Vladimir Jikharev
Nascimento: 25 de Abril de 1963
Naturalidade: Krasnodar
Posição: Lateral-direito

Vladimir Jikharev foi um lateral-direito de origem soviética que representou o Sporting na época de 1991-1992. As suas principais características residiam na sua elevada estatura (2,05m) e uma grande capacidade de concretização.

Formado na conceituada equipa do SKIF Krasnodar, ajudou a equipa a atingir um dos principais marcos da sua história com a conquista da Taça EHF de 1989-1990.

No ano seguinte, representa o US Nîmes, equipa que dominava o andebol francês na época e que contava com presenças regulares na Taça dos Campeões Europeus.

No seu currículo, conta também com participações em diversos torneios pela equipa da União Sovietíca.

Em 1991-1992, o Sporting notava limitações na primeira linha sem conseguir que nenhum atleta se destacasse na meia-distância e era notória a necessidade de reforçar a equipa nesse sector. Assim, já com Pavel Djenev no comando dos leões, Jikharev chega em Novembro de 1991 e deixou a sua marca:

  • 79 golos - Fase Regular
  • 48 golos - Fase Final
  • 19 golos - Taça de Portugal

Depois dos leões terem falhado a contratação do romeno Robert Licu e com a lesão de Serguei Romanov, os dirigentes sportinguistas ainda chegaram a ponderar o regresso de Jikharev mas esta situação acabaria por não se concretizar.

Após a sua saída de Alvalade, Vladimir Jikharev deu continuidade à sua carreira representando diversos clubes na Alemanha e Israel.