Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Visconde de Alvalade

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Visconde de Alvalade Viscondealvalade.jpg
Nome: Alfredo Augusto das Neves Holtreman
Nascimento: 6 de Abril de 1837
Naturalidade: Santarém - Portugal
Posição: Presidente

Alfredo Holtreman formou-se em Coimbra Bacharel de Direito e radicou-se em Lisboa, numa das quintas da família no Lumiar, tornando-se num dos mais prestigiados advogados da Capital.

Em 1859, casou com D. Julieta Natalina Luiza Guerin, de quem teve duas filhas, uma delas mãe de José Alfredo Holtreman Roquette (José Alvalade), futuro impulsionador do nascimento do Sporting Clube de Portugal.

A 22 de Julho de 1898 foi agraciado pelo Rei D. Carlos com o título de 1º Visconde de Alvalade.

Era um homem de espírito muito jovial que fomentava nos netos, que gostava de ver reunidos na sua mansão, em intensa actividade com outros jovens.

Foi assim que José se lembrou do avô quando decidiu fundar um grande Clube e lhe foi pedir dinheiro. Este não hesitou e adiantou-lhe 200 mil reis, disponibilizando ainda terrenos da sua quinta para a construção das instalações desportivas e sociais do Clube, que ficaram conhecidas como o Sítio das Mouras.

Ficou imediatamente declarado sócio protector e foi eleito o 1º. Presidente do Sporting, funções que cessaria a 4 de Janeiro de 1910, passando então a presidir à Assembleia Geral até 28 de Julho de 1917.

Em 1907 redigiu os primeiros Estatutos do Sporting Clube de Portugal, sendo declarado Sócio Benemérito do Clube, em 1910 e Sócio de Honra, em 1912.

Faleceu em 1920, numa altura em que já se tinha desligado do Clube, desanimado pela morte prematura do seu neto.


to-mane 20h06min de 3 de Dezembro de 2007 (CET)