Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Uma derrota a pensar no Brasil

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
José Domingos perseguido pelos defesas leoninos, prepara-se para marcar

A Final do Campeonato de Portugal de 1928 foi disputada no Campo da Palhavã, no dia 30 de Junho.

O jogo foi antecipado para um sábado porque o Sporting partia no dia seguinte para o Brasil e, essa situação, aliada ao facto do outro finalista ser o Carcavelinhos, retirou algum destaque ao acontecimento, encarado como um pró-forma de mais uma conquista leonina.

De facto, a época tinha sido brilhante para o Sporting e nem o facto do Carcavelinhos ter despachado o Benfica nas meias-finais com um claro 3-0, beliscava o favoritismo dos Leões. No entanto, estes entraram em campo já a pensar na viagem ao Brasil e isso foi-lhes fatal.

O Sporting entrou melhor aproveitando o vento favorável e José Manuel Martins dispôs da primeira grande oportunidade, quando atirou a rasar o poste, numa jogada ao seu estilo. Pior faria Abrantes Mendes que isolado à frente de Gabriel, permitiu a defesa ao guardião alcantarense.

O Carcavelinhos adiantou-se no marcador por volta dos 20m de jogo, quando José Domingos fugiu à defesa leonina e desfeiteou Cipriano, que saiu lesionado do lance, após ter chocado com o avançado adversário.

O Sporting sentiu o golo e até ao intervalo o melhor que conseguiu foi uma jogada em que Gabriel se arrojou aos pés de Cervantes, depois deste ter conseguido escapar à defesa adversária.

O Sporting entrou na 2ª parte decidido a mudar o rumo aos acontecimentos e aos 7m Abrantes Mendes empatou com um remate de cabeça, respondendo a um belo cruzamento de José Manuel Martins.

Pouco depois, o mesmo José Manuel Martins foi expulso devido a uma entrada considerada violenta sobre o guarda-redes Gabriel, o que gerou uma zaragata e levou a uma interrupção do jogo, que durou mais de 5 minutos.

Logo após o reatamento da partida, José Domingos bisou com um grande remate de primeira, em recarga a uma bola que tinha batido na barra e, a partir daí o Sporting nunca demonstrou ter forças para reagir, acabando por ser Manuel Rodrigues a fixar o resultado final em 3-1 e a desperdiçar um penalti, quando o árbitro considerou que Penafiel tinha desviado a bola com o braço.

Enquanto em Alcântara se festejava uma vitória de todo inesperada, o jogador do Carcavelinhos Carlos Alves, fazia as malas para seguir como convidado do Sporting para o Brasil, onde os Leões esperavam apagar as mágoas duma derrota tão surpreendente quanto dolorosa.

FICHA DO JOGO

To-mane 00:12, 26 Julho 2008 (WEST)