Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Sporting Clube de Timor

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Sporting Clube de Timor em 1953
SC Timor contra a Académica de Dili nos anos 60
SC Timor contra a equipa de futebol da Companhia de Caçadores 11 em Junho de 1973

Fundação

O Sporting Clube de Timor é a Filial nº 85 do Sporting Clube de Portugal, com sede em Dili. Foi formado no século XX durante o domínio português. Os seus Estatutos foram aprovados pela Portaria nº 654, e publicados no Boletim Oficial de Timor nº 28 - Suplemento, de 16 de Julho de 1938. Porém, a data da fundação considerada nesses Estatutos é o dia 25 de Maio de 1937. Entre os 25 sócios fundadores contam-se os três primos Jaime Montalvão de Carvalho, primeiro presidente do clube, José António Montalvão dos Santos e Silva, e Jacinto Montalvão dos Santos e Silva.

Nos anos 50 o seu presidente era o Dr. Sales Luís, e o SC Timor tinha uma actividade intensa, tanto a nível desportivo como social. A sua magnífica sede foi inaugurada em 1960, com salões para jogos, serviços administrativos, campos de basquetebol e de vólei, restaurante, um salão de baile onde também se realizavam sessões de cinema, com capacidade para 600 pessoas. Nessa altura existiam em Dili outros três clubes, o Sport Dili e Benfica, naturalmente o grande rival do Sporting Clube de Timor, e ainda o União e a Académica, fundada pelo Dr Ruy Bento Pessoa.

Sede do SC Timor nos anos 1960
Bilhete de cinema do SC Timor

Ocupação

Durante a ocupação de Timor-Leste, um grupo de sportinguistas liderados por Carlos Afonso Henriques reuniu-se em 1984 e criou uma nova sede, chegando a participar com uma equipa júnior no campeonato regional de futebol.

Timor-Lorosae

Após a independência de Timor-Lorosae, o Sporting Clube de Timor renasceu, acompanhando o futebol local, com a federação a ser fundada em 2001 e associando-se à FIFA em 2005, como 206º membro. A festa de inauguração do renovado Sporting deu-se em 2003, e Zacarias da Costa, ministro dos negócios estrangeiros de Timor-Lorosae em 2007, tornou-se presidente da Assembleia-Geral do SC Timor.

Sede do SC Timor em 2011

No entanto, na primeira década do século XXI o SC de Timor tinha ainda uma actividade desportiva incipiente, e na sua sede funcionavam um restaurante bem como o Centro Nacional de Formação Profissional de Timor-Leste.

Mesmo assim, segundo o autor do desaparecido blog Timor Liberdade, um núcleo significativo de sócios e simpatizantes do Sporting Clube de Timor "festejaram com exuberância a vitória" do Sporting sobre o Belenenses, na final da Taça de Portugal 2007.