Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Sporting Clube de Paris

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Símbolo do SC Paris

O Sporting Clube de Paris foi fundado em 1983 por José Lopes de Sousa, sendo a Filial nº 143 do Sporting Clube de Portugal. No seu símbolo vê-se o leão rampante (ou rompante) do Sporting ladeando a torre Eiffel.

O Sporting Clube de Paris tem uma das melhores equipas de Futsal francesas. Em 2008, três luso-descendentes do clube fizeram parte do lote de convocados da selecção francesa na fase de qualificação para o Mundial de Futsal desse ano.

Em 2009 foi o finalista derrotado da Taça de França, face ao Lyon Footzik. No entanto, a 8 de Maio de 2010 viria a ganhar a competição, garantido assim o seu primeiro título nacional. No mesmo ano, ficou em segundo no Campeonato Nacional, deixando o título escapar na última jornada, em jogo frente ao campeão KB United.

Todos os atletas do SC de Paris, a maioria de origem portuguesa, são amadores e as diversas equipas disputam os campeonatos regionais de Futsal e de Futebol de Onze.

Em 2010, o SC de Paris tinha mais de 500 atletas espalhados por diversos escalões e equipa. O SC Paris conta com o apoio da Cãmara Municipal de Paris não apenas financeiramente, mas também ao nível das infra-estruturas, e em Maio de 2010 estava em construção um pavilhão municipal para usufruto do Clube, com interior decorado com as cores verde e branca. O apoio da Caixa Geral de Depósitos e da Fidelidade assumem igualmente um papel fulcral no desenvolvimento e expansão deste projecto.

Os festejos do Campeão Francês de Futsal

A 21 de Maio de 2011 o Sporting Clube de Paris conquistou o Campeonato Nacional de Futsal ao vencer a poderosa equipa do Paris Métropole por 9-8, com o golo da vitória a ser marcado por Betinho a 7 segundos do fim do prolongamento. O clube entrou assim para a história como o primeiro a conseguir uma dobradinha Taça-Campeonato, ganhando igualmente o "passaporte" para a UEFA Futsal Cup.

Em 2012 o Sporting Clube de Paris manteve a coroa de Campeão Francês de Futsal ao vencer a 17 de Maio o Paris Métropole por 5-4.

A 18 de Maio de 2013 perante 3000 espectadores que enchiam o Palácio dos Desportos de Toulon o Sporting Clube de Paris sagra-se Tri-Campeão de França ao vencer o Erdre Atlantique FC por 3-0.

Contactos