Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Sporting Clube de Moçâmedes

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Equipa do SC Moçâmedes em 1935/36
Sede do SC Moçâmedes

O Sporting Clube de Moçâmedes (cidade Angolana chamada Namibe depois da independência de Angola) foi fundado em 1 de Julho de 1922 por um grupo liderado por José Faria de Carvalho. No ano seguinte, no dia 22 de Maio de 1923, o SC de Moçâmedes tornou-se a 9º Filial do Sporting Clube de Portugal por deliberação em Assembleia Geral do Sporting, como vem referido no blogue Ex-Libris.

O SC de Moçâmedes tornou-se rapidamente o mais importante clube desportivo de Moçâmedes, alcançando, logo em 1924, o título de Campeão de Moçâmedes. Teve também secções de hóquei em patins, e de basquetebol, com relevo para o basquetebol feminino.

Note-se que Julio Seixas Peyroteu, familiar do famoso Fernando Baptista Seixas Peyroteo, foi jogador do SC de Moçâmedes; efectivamente, a mãe de Peyroteo foi professora primária em Moçâmedes durante muitos anos, mas Peyroteo começou a jogar no concorrente Atlético Clube de Moçâmedes.

O Sporting Clube de Moçâmedes já não consta da lista de filiais do Sporting Clube de Portugal, sendo desconhecido tanto a data como os motivos por trás deste facto.