Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Sporting Clube de Luanda

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa

História

Logo do SC Luanda
SC Luanda em 1922

O Sporting Clube de Luanda foi fundado a 15 de Agosto de 1920 e, segundo o Boletim do Sporting, não se formou para ser Filial do Sporting Clube de Portugal. Efectivamente, começou por se chamar Loanda Sporting Club, e foi em 1922 que mudou de nome para o definitivo. O objectivo foi a filiação do Sporting Clube de Luanda ao Sporting Clube de Portugal, o que foi aprovado a 1 de Setembro de 1922. Nasceu assim a primeira Filial além-mar, à qual foi atribuída o número 3. O Sporting Clube de Luanda sucedia assim ao Sporting Clube de Tomar e ao Sporting Clube Farense.

A notícia da filiação do Sporting Clube de Luanda chegou através de "correspondência recebida das mãos do Exmo. Sr. Álvaro de Oliveira, 2º Secretário do Sporting Clube de Luanda recentemente chegado à metrópole" documenta o Boletim do Sporting. "O nome do nosso Sporting vai-se espalhando por todo o Portugal e novos adeptos nos vêem chegando. Um dia virá em que a Sede e as suas filiais constituam um bloco formidável cujos resultados práticos serão bastante apreciáveis, se atendermos sobre tudo a que a s/legislação é uniforme e tendendo todos os esforços ao mesmo fim."

Camisola de basket do SC Luanda

Desde então o Sporting Clube de Luanda tem sido uma referência no panorama desportivo angolano, fomentando o ecletismo sempre praticado na "casa-mãe".

Porém, as elevadas dificuldades financeiras levaram a que se tenha verificado a fuga em massa dos atletas para outros clubes e o desaparecimento de algumas modalidades, como o voleibol, o futebol e o hóquei, que fizeram do Sporting Clube de Luanda um dos maiores clubes do país. Daí que restem apenas duas modalidades, designadamente o basquetebol e o andebol (com relevo para o sector feminino), que sobrevivem com grandes dificuldades. No andebol existem ainda as categorias juvenis ( masculino e feminino) e júnior ( masculino e feminino). Enquanto que no basquetebol re-surgiu, recentemente, a categoria de cadetes que, no entanto, ainda não está a participar em competições. Mesmo sobrevivendo com apenas estas duas modalidades o clube continua a ter grande sucesso, tendo sido campeão nacional de juniores 2013 e enviando mais de cinco jogadores para a seleção de cadetes que participou no africano do Quénia.

De acordo com as últimas informações, o clube tem cerca de 300 sócios que pagam uma quota equivalente a 20 kwanzas/mês. O número de filiados e o valor a ser pago são, no entanto, insignificantes dado que em Angola existem muitos sportinguistas.

Para a história fica o facto de ter sido neste clube que Peyroteo começou a destacar-se como grande goleador.

Contactos

  • Morada: Rua dos Coqueiros nº 12, 3672 Luanda, Angola
  • Telefone: 00244 931 868 977
  • Email: sporting.club.de.luanda hotmail.com