Historial

Emblema do SC Lamego
Plantel do SC Lamego em 1993/94
Estádio Municipal Nossa Senhora dos Remédios renovado em 2015

Fundado em 04 de Junho de 1934, o Sporting Clube de Lamego é a 63ª Filial do Sporting Clube de Portugal <ref>A informação foi retirada, com autorização do autor, do blogue Lamego Desportivo http://lamegodesportivo.blogspot.com/</ref>. Ao longo da sua história teve honrosas e meritórias presenças nos campeonatos nacionais das 2ª e 3ª divisões. Em 2010/11 militava na Divisão de Honra do Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Viseu, após um período conturbado, incluindo a saída de quase todo o plantel no fim da época 2007/08

Foi na Taça de Portugal que escreveu as páginas mais gloriosas do Clube, com extraordinárias prestações nas épocas de 1975/76 e 1995/96, nas quais foi eliminado (de forma muito injusta de acordo com os adeptos do Clube) nos oitavos de final, respectivamente pelo Boavista FC e pelo Futebol Clube do Porto (apenas no jogo da 2ª mão disputado no Estádio das Antas).

Grandes atletas internacionais passaram pelas fileiras do Sporting Clube de Lamego: Saña (Boavista), Longo, Fialho (Benfica), Benje (Varzim), Bené (FC Porto e Leixões), Ailton, (Sporting, FC Porto e Boavista), Mário João (Boavista), Edinho (Portimonense), Augusto (SC Espinho), Djunga (Vitória de Guinarães, União de Tomar e União de Lamas), Douglas, Henrique Ló (Académica e Famalicão), Mauro (FC Brugge), Rui Manuel (União de Lamas e Famalicão) e Lapa (Rio Ave). Como atletas naturais de Lamego, distinguiram-se Joca, Tonibé, Chico Caride, Vítor Caride, António Caride, João Festa, Júlio Pineu, Bento, Fernandinho, Gentil, Macário, Claudio, Delfim, Félix, Alexandre, António Santos, Amadeu, Portela, José João Fonseca, Moisés e Toni.

Três treinadores se distinguiram no comando técnico do Sporting Clube de Lamego: Prof. José António Girão (formação), Amândio Santos (subida à 3ª divisão e Taça de Portugal) e Sá Pereira (subida à 2ª divisão e Taça de Portugal).

O "Estádio Municipal Nossa Senhora dos Remédios", renovado em 2015, tem lotação máxima de 10000 pessoas.

Em 2015, o Presidente era Sérgio Dias e o Treinador era o Sr. Febras.

Palmarés

  • Oitavos de final na Taça de Portugal em 1975/76 e 1995/96

Contactos

Referências

<references />

The page [[Bootstrap:Footer]] was not found.