Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Sporting Clube de Guadalupe

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Logo do SC Guadalupe

Fundado em 7 de Abril de 1955 na freguesia de Guadalupe em Santa Cruz da Graciosa por um grupo de sportinguistas liderado por Albino Picanço, Gabriel Melo, Reginaldo Silva, Eliziário Silva e António das Flores, o Sporting Clube de Guadalupe iniciou a sua actividade futebolística em 1962. É a Filial nº 124 do Sporting Clube de Portugal.

Equipa do Sporting Clube de Guadalupe em 2011

A pequena ilha do grupo central da região autónoma dos Açores tem apenas um município que se divide em quatro freguesias, da qual Guadalupe é actualmente a segunda maior com cerca de 1300 habitantes.

Sendo que maior parte da população da ilha se concentra nas freguesias de Santa Cruz da Graciosa e Guadalupe, naturalmente que a saudável rivalidade se identifica bem na comunidade, dividindo-se o apoio entre o Sporting de Guadalupe e o clube da sede de concelho, o Marítimo da Graciosa (de seu nome Sport Clube Marítimo e fundado em 1957).

Os escalões de futebol dos clubes desta ilha estão incluídos na Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, visto que este arquipélago era anteriormente dividido em três distritos (Angra, Horta e Ponta Delgada) e que o distrito de Angra do Heroísmo, e por consequência a respectiva associação distrital de futebol, correspondia exactamente às ilhas de São Jorge, Terceira e Graciosa; estrutura que ainda se mantém nos Açores para gestão deste desporto.

Em 26 de Agosto de 2010 é eleito presidente o Sr. José Rodrigues e o seu primeiro mandato é coroado de êxito logo na época de estreia. A 15 de Maio de 2011 e depois de ter ganho a sua série insular durante a época regular, o Sporting de Guadalupe disputou o último jogo do seu calendário e garantiu pela primeira vez o acesso à 3ª Divisão Nacional, batendo os campeões da ilha de São Jorge e da ilha Terceira na liguiha de apuramento do campeão distrital da AF de Angra do Heroísmo.

O Sporting Clube de Guadalupe é a equipa com mais troféus na ilha apesar de o seu rival já ter estado na 3ª divisão entre 2005 e 2008.

Contactos

  • Morada: Caminho da Igreja, 72/78, 9880-021 Guadalupe
  • Telefone/Fax: 295 712 448 / 295 712 367