Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Sporting Clube de Cuba

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa

Historial

Símbolo do SC de Cuba
Campo do SC de Cuba

O Sporting Clube de Cuba é a Filial nº 50 do Sporting Clube de Portugal. Foi fundado em 5 de Março de 1932 por José Joaquim Cabaça e alguns associados do extinto Sport Ginásio Cubense, a quem se juntaram estudantes, funcionários públicos e dos caminhos de ferro de Cuba. O Dr. Augusto Amado de Aguilar, posteriormente presidente do Sporting Clube de Portugal, redigiu os seus estatutos, sendo o campo de jogos do SC de Cuba nomeado em sua homenagem.

O Clube tem um palmarés local e regional importante, nomeadamente no atletismo, ciclismo, futebol e hóquei em patins, com títulos nacionais, regionais e distritais, além de outras prestações meritórias, constituindo indiscutivelmente um baluarte do Alentejo.

Em 2006, o Sporting Clube de Cuba abandonou o futebol sénior devido a uma crise financeira que levou a um saneamento na colectividade, mantendo no entanto participação em todos os outros escalões masculinos: Juniores, Juvenis, Iniciados, e Infantis, tendo retomado em 2010/11.

O SC de Cuba venceu o Campeonato Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Beja de Beja de seniores em 1978/79, sendo este o seu principal título.

Contactos