Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Sporting Clube das Caldas

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa

História

Emblema do SC das Caldas

O Sporting Clube das Caldas nasceu a 1 de Janeiro de 1920, fundado por um grupo liderado por Luiz Teixeira, que se tornou o seu o primeiro Presidente. O clube foi inicialmente designado Caldas Sporting Clube, passando depois a Sporting Clube das Caldas para evitar a semelhança com o rival Sporting Sport Club (fundado 4 anos mais cedo), e tornando-se a Filial n.º 22 do Sporting Clube de Portugal.

O Sporting Clube das Caldas era inicialmente um clube virado para o futebol, sendo fundador da Associação de Futebol de Leiria e Campeão Distrital de Leiria em 1935. No entanto, depressa se tornou um clube ecléctico, abandonando o futebol no final dos anos 40. As primeiras modalidades que abraçou foram o atletismo, o basket, o ciclismo, a ginástica, o tiro e o remo, incluindo depois, nos anos 50 e 60, o hóquei em patins, o ténis de mesa, a pesca desportiva e o xadrez.

Cicloturismo do SC das Caldas

Em 1967 o SC das Caldas foi Campeão Nacional em basquetebol da 2ª divisão e Ténis de Mesa na 3ª divisão. Em 1968, foi Campeão Nacional, em Ténis de Mesa na 2ª divisão. Depois deste ponto alto, o Clube atravessou dificuldades no princípio dos anos 70, não dispondo de sede, nem de instalações desportivas.

Depois de 1974, o SC das Caldas tomou um novo rumo, apostando na prática desportiva entre as camadas jovens, sobretudo com as modalidades de ténis de mesa e voleibol, com diversos títulos conquistados nos escalões jovens. Outras modalidades renovadas foram o andebol, o basquetebol, o ciclismo e cicloturismo, orientação, natação, e voleibol. Em 2010, o SC das Caldas contava com cerca de 300 praticantes, maioritariamente dos escalões jovens.

Contactos