Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Sporting Clube da Beira

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

História

Símbolo do SC Beira
Sede do SC Beira
Equipa do SC Beira em 2010

O Sporting Clube da Beira foi criado a 17 de Outubro de 1929, tendo os seus estatutos sido aprovados a 4 de Agosto de 1962 pelo então Governador-Geral de Moçambique sendo a Filial nº 39 do Sporting Clube de Portugal. Foi o clube onde, por exemplo, o futebolista Manaca se evidenciou de forma a conseguir uma oportunidade no Sporting Clube de Portugal, onde jogou 10 temporadas.

Tem no entanto, nos seus estatutos actuais, a data de 17 de Dezembro de 2009 como fundação oficial, correspondendo no fundo a uma re-fundação do Clube. Efectivamente, necessitando de adequar os estatutos a uma realidade mais actual, foi proposta aos sócios uma alteração dos mesmos a qual foi aprovada em Assembleia-Geral realizada no dia 20 de Dezembro de 2009. também a sua filiação no Sporting Clube de Portugal foi reactivada em 2009.

O Sporting Clube da Beira contava em 2010 com cerca de 80 sócios efectivos, sendo nessa altura o exmo sr. Faruk Badat Presidente da Assembleia Geral, o exmo sr. Abdul Rachid Esmail Ravat President da Direcção e, e o exmo sr. Armando Macereque Presidente do Conselho Fiscal.

O Sporting Clube da Beira tem como missão servir a população do Bairro onde se encontra inserido e da Cidade da Beira em particular e da República de Moçambique no seu geral, com a prática das seguintes modalidades desportivas, nas suas várias categorias e escalões: Futebol de Onze, Futsal, Basquetebol, Voleibol, Atletismo, e Ginástica.

O Sporting Clube da Beira joga no Estádio do Ferroviário, que em 2010 necessitava obras de restauro e alterações. Tem ainda um campo de basquetebol, um campo polivalente para modalidades de salão, e um ginásio.

Em 2010, o Sporting Clube da Beira foi promovido ao primeiro escalão do Campeonato Nacional de Moçambique de Futebol, o Moçambola.

Palmarés

  • Campeonato de Moçambique: 1964
  • Taça Salazar: 1966