Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Sporting Clube Leões das Enguardas

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

Historial

O Clube foi fundado no dia 15 de Agosto de 1952 no extinto bairro do Carandá em Braga, bairro de gente humilde mas com o sonho de uma vida melhor. O nome originalmente dado pelos fundadores Carlos Louro, António Pinto, Fernando Barreiros e Francisco Silva foi Leões do Carandá. Como tinham o Sporting Clube de Portugal como paixão, adaptaram o nome leões a este clube e a camisola listada de verde. Os primeiros passos dos Leões foram dados em futebol de salão nos torneios realizados no Pavilhão Flávio Sá Leite e no Patronato Nossa Senhora da Torre. Já nessa altura o nome Leões assentava bem dadas as vitórias alcançadas.

Sócios Fundadores, 1º emblema, e 1ª equipa dos Leões do Carandá

Após o 25 de Abril deu-se a demolição do Bairro do Caranda, e as gentes daquele famoso e humilde bairro foram transferidas para a zona das Enguardas em 1978, sendo aí alterado o nome para Sporting Clube Leões das Enguardas. A Câmara Municipal de Braga cedeu as instalações para a sede do Clube. Os anos seguintes foram de projecção tanto no futebol como no atletismo, modalidade então praticada com grande paixão. A equipa de futebol foi campeã do Inatel em 1985 com jogadores praticamente todos do bairro.

Sede do SC Leões das Enguardas

Em 18 de Novembro de 1985, o Clube tornou-se Filial do Sporting Clube de Portugal pela mão do seu então Presidente, João Rocha, aquando da sua visita à sede dos Leões das Enguardas, sendo atribuído o número de Filial 154.

Em 1988 foram realizadas obras de ampliação da sede com construção de balneários, sala da direcção, e sala de jogos, e o Clube inscreveu-se na Associação de Futebol de Braga para o começo do futebol federado, entrando na 3ª Divisão Distrital. Isto deu início aos anos de ouro do Clube, com vários títulos alcançados a nível regional. Em 1991 foi criada a secção de basquetebol, tendo em 1995 sido campeões distritais de infantis e juniores.

Campo do SC Leões das Enguardas

As Bodas de Ouro do Clube foram comemoradas em 2002: 50 anos de história do ideal de uma família, a famíla leonina. No Verão de 2005, a renovação da sede social ocorreu com um investimento de €30.000, dotando o Clube para mais algumas décadas de actividade desportiva e cultural no Bairro das Enguardas na Freguesia de S. Victor no Concelho de Braga.

Em 2010 os Leões das Enguardas contavam com Futebol sénior a militar na 2ª Divisão Regional da A.F.B, e todos os escalões de basquetebol feminino. Em Abril de 2008 foi implementada a actividade de karaté, mais uma aposta na juventude. Nessa altura, os Leões das Enguardas movimentavam e ocupavam diariamente cerca de 120 jovens na prática desportiva e cultural, contando com 300 sóciosactivos, tendo como seu lema "Leõs um dia, Leõs sempre"

Palmarés de futebol

  • Campeão Inatel 1984/85
  • 1º Classificado da Série B, III Divisão Distrital 1989/90
  • Em 1994/95 Vencedor do 1º Torneio Quadrangular da Junta de Freguesia de S.Victor
  • Campeão de Série 1998/99 Distritais Junior A.F.B

Hino dos Leões das Enguardas

Nasceu em Braga em 1952

Os Leõzinhos do Bairro do Caranda

Agora estão nas Enguardas a morar

Com o nome Enguardas ex Clube do Caranda

Este Clube nasceu pobre mas feliz

Cheio de alegria e alma no coração

Pelo Leões das Enguardas sempre quis ver

A jogar e a marcar a campeão

São os Leões pois são, são os Leões pois são

São os Leões pois são, a jogar e a marcar

São os Leões pois são, a jogar e a marcar

Contactos