Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Silvester Omadiale

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Silvester Omadiale SILVOma.jpg
Nome: Silvester Omadiale
Nascimento: 5 de Setembro 1977
Naturalidade: Nigéria
Posição: Atleta (barreiras, velocidade prolongada e velocidade)

Sylvester Omadiale chegou a Portugal em 1994 com apenas 16 anos de idade, para participar no Mundial de Juniores de Lisboa. Terminados os Campeonatos, ele Francis Obikwelu e Wilson Ogbeide, optaram por ficar ilegalmente mo País, iniciando então a aventura como atleta do Belenenses.

No final do ano de 1996 transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal, juntamente com os seus dois compatriotas, numa altura em que já tinha obtido algumas boas marcas, particularmente nos 400m barreiras.

Foi um dos Heróis que em 2000 contribuiu para a conquista da Taça dos Campeões Europeus de Atletismo tendo competido nas duas estafetas, nas quais o Sporting ganhou os 4x100m e foi 3º nos 4x400m.

Nesse mesmo ano foi Campeão de África nos 400m barreiras, chegando ao Jogos Olímpicos de Sydney bem cotado, depois de ter fixado o seu recorde pessoal com a marca de 49,44s, mas na Austrália não passou das eliminatórias.

Ao longo dos anos que representou o Sporting, foi sempre um atleta de grande utilidade para a equipa, não só nos 400m barreiras e nas estafetas, mas também nas provas velocidade prolongada e velocidade pura.

Em 2001 foi apanhado nas malhas do anti doping. Partiu então para o Canadá, onde ainda tentou relançar a sua carreira de atleta, mas sem sucesso. Regressou a Portugal com dívidas que o levaram ao trafico de droga, acabando por ser preso a 5 de Setembro de 2006, na manhã do seu vigésimo nono aniversário, quando transportava cerca de 800 gramas de cocaína no estômago, sendo condenado a 4 anos e 6 meses de cadeia, apesar de ter contado com o apoio do seu amigo Francis Obikwelu, que lhe pagou as despesas da sua defesa em tribunal.

To-mane 15h37min de 11 de Junho de 2013 (WEST)