Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Sítio das Mouras

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Estádio seguinte:
Estância de Madeira
O Campo da Alameda ou Sítio das Mouras

A 4 de Julho de 1907 foram inauguradas no Sítio das Mouras as melhores instalações desportivas da época em Portugal, com um amplo pavilhão, vestiários e armários pessoais, chuveiros e banhos de imersão, salão de jogos e estar, cozinha, duas quadras de ténis, campo de futebol e pista de atletismo.

Localizavam-se no n.º 73 da antiga Alameda do Lumiar, depois Alameda das Linhas de Torres, em terrenos disponibilizados pelo Visconde de Alvalade e que tinham começado a ser utilizados ainda em Maio de 1906.

Para além dos terrenos, o Visconde disponibilizou também um edifício na mesma Alameda, para funcionar como sede, e 300 mil réis dos 550 mil gastos na construção daquelas instalações desportivas.

Inicialmente a entrada fazia-se pelo portão do Visconde, ou pela porta da escada da casa que servia de sede e, as instalações desportivas limitavam-se a um campo de futebol, dois cortes de ténis, um vestiário e uma sala de jogos.

Graças ao espírito empreendedor de José Alvalade foram sendo progressivamente feitas melhorias nas instalações da Alameda, até se chegar à obra referida, que mais tarde passou também a ter uma tribuna, a primeira que existiu em campos de futebol em Portugal.

José Alvalade viria a afastar-se do Sporting, depois da polémica decisão de demolir a tribuna do Campo do Sítio das Mouras, para utilizar materiais na construção do Stadium de Lisboa, outro projecto pessoal também ambicioso, o que não agradou a muitos sportinguistas, isto numa altura em que apesar de já não ser Presidente do Sporting, Alvalade continuava a integrar a Direcção. Foi este episódio que obrigou o Clube a procurar uma nova casa.

To-mane 10h10min de 7 de Outubro de 2008 (UTC)