Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Ricardo Andorinho

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de Ricardo Andorinho Ricardo Andorinho.jpg
Nome: Ricardo José da Costa Andorinho
Nascimento: 14 de Novembro de 1976
Naturalidade: Évora - Portugal
Posição: Andebolista

Ricardo Andorinho foi um dos melhores andebolistas portugueses da sua geração. O extremo esquerdo jogou ao serviço do Sporting Clube de Portugal entre 1994 e 2004.

Em 2000 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Atleta.

A sua saída do Sporting, resultante do corte orçamental para o Andebol e que fez todo o plantel tomar decisões individuais, foi "muito difícil afectivamente" devido à existência de "ligação afectiva muito grande" ao Clube.

Assim, em 2004, transferiu-se para o poderoso Portland San Antonio, de Espanha, tornando-se no primeiro jogador português a dar o salto para um grande. Porém, a sorte não o acompanhou. Ricardo Andorinho viu-se forçado a abandonar em 2008 a competição devido às constantes lesões. Uma rótula partida no decorrer de um jogo da Liga espanhola, entre o Portland e o Barcelona, pôs fim à sua carreira. Os tratamentos não resultaram e, um ano depois do fatídico jogo, decidiu colocar um ponto final.

Ainda não estou estabilizado. Os problemas começam no sono. Quando estava a competir dormia oito horas. Agora, há períodos que durmo três horas. Continuo com dores. É uma lesão impossível de tratar. Nem correr posso.

Vice-campeão europeu de cadetes (1994), medalha de bronze no Mundial Sub-20 (1995) e 7º no Europeu (2000), Ricardo Andorinho foi internacional por 155 vezes, nas quais marcou 528 golos.