Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Reviravolta histórica

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa

Depois de ter perdido o Campeonato Regional para o Belenenses, o Sporting continuava a não acertar o passo, e à 5ª jornada, seguia na segunda metade da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com apenas 5 pontos, já distante de um Belenenses imparável, que nessa época viria a sagrar-se Campeão Nacional.

Foi então que António Ribeiro Ferreira subiu à Presidência do Sporting Clube de Portugal e resolveu convidar Cândido de Oliveira para o comando da equipa de futebol.

Os efeitos desta mudança fizeram-se sentir no imediato, e o Sporting foi à Tapadinha ganhar por 4-1 ao Atlético. Seguia-se o já apetecido derby com o Benfica, clube onde o novo treinador do Sporting tinha feito história enquanto jogador.

O jogo disputou-se no Stadium de Lisboa no Lumiar e o Sporting alinhou com: Azevedo; Álvaro Cardoso, Manecas; Canário, Octávio Barrosa, e António Lourenço; Armando Ferreira, Cordeiro, Peyroteo, António Marques e Albano.

O Benfica que na altura discutia a liderança com o Belenenses, entrou a matar e aos 21 minutos já ganhava por 0-3, com golos de Rogério e Espírito Santo (2). Tudo parecia decidido, mas perto do intervalo o guarda-rdes Martins fez um auto golo que reabriu o jogo, e no último minuto da 1ª parte Peyroteo reduziu para 2-3.

Se o Benfica tinha feito três golos em 21 minutos, ao Sporting bastaram 14, não contando com o intervalo, para empatar o jogo, e foi novamente Peyroteo como de costume a marcar aos 56m o terceiro dos Leões.

A reviravolta consumar-se-ia 12 minutos depois, com um golo de António Marques, para delírio de milhares de sportinguistas que assistiam ao jogo.

O resultado manter-se-ia até ao fim, e se não serviu de nada ao Sporting, que acabou por ficar em 3º lugar nesse campeonato, foi fatal para o Benfica que terminou em 2º, apenas a um pontinho do Belenenses.


To-mane 17h51min de 17 de Outubro de 2008 (WEST)