Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Raimundo Santos

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Raimundo Santos Raimundosant.JPG
Nome: Raimundo Sousa Santos
Nascimento: 18 de Agosto de 1967
Naturalidade: Marinha Grande - Portugal
Posição: Atleta (meio fundo, fundo e crosse)

Raimundo Santos principiou a correr na Sociedade de Beneficência e Recreio 1º de Janeiro da Ordem, mas foi em representação do Atlético Clube Marinhense que mais se destacou.

Ingressou no Sporting Clube de Portugal por influência do Professor Moniz Pereira, vindo a confirmar as boas indicações anteriormente dadas, e em 1986 participou no Campeonato Mundial de Juniores de Corta Mato, concluindo a prova no 36º lugar.

Foi no Sporting que cresceu como atleta, numa fase em que apesar das dificuldades que o Atletismo leonino atravessou, o sector do fundo continuava muito forte, e apesar de não ser uma das principais figuras da equipa, participou em vários triunfos, com destaque para duas vitórias na Estafeta Cascais-Lisboa.

Em Julho de 1992 conseguiu de uma forma algo surpreendente os mínimos para os Jogos Olímpicos, ao percorrer os 5000m em 13,26,22m, durante o Encontro Internacional da Maia, confessando-se ele mesmo surpreendido com tal resultado que o levou a Barcelona, onde obteve o 7º lugar na sua eliminatória, mas não conseguiu apurar-se para a Final.

A partir de 1993 passou a representar o Maratona, e posteriormente também foi atleta do Benfica.

Em 1994 conquistou uma Medalha de Bronze nos 5000m dos Campeonatos Ibero-Americanos, disputados em Mar de la Plata.

Concluída a sua carreira de atleta devido a uma lesão, continuou ligado à modalidade, sendo um dos fundadores do Clube de Atletismo da Marinha Grande.

Em 2010 o seu nome foi atribuído à Pista da Atletismo do Estádio Municipal da Marinha Grande, em reconhecimento do facto de ter sido o primeiro e único desportista do concelho a participar nos Jogos Olímpicos.

To-mane 23h35min de 30 de Dezembro de 2012 (WET)