Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Paulo Ferreira

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Esta página é sobre o ciclista Paulo Ferreira. Se procura o defesa da Academia Paulo Ferreira, consulte Paulo Jorge Ferreira.
Dados de Paulo Ferreira Paulo Ferreira.jpgPaulo Ferreira 2.jpg
Nome: Paulo José dos Santos Ferreira
Nascimento: 11 de Maio de 1962
Naturalidade: Vialonga, Portugal
Posição: Ciclista

Paulo Ferreira desde cedo que se apaixonou pela bicicleta. Teve a primeira, "uma pasteleira com guiador de ciclismo", quando passou no exame da quarta classe e a partir daí nunca mais a largou. Iniciou a sua carreira em 1976, nos Dragões de Povos, de Vila Franca de Xira, como amador, tendo posteriormente passado pelo Labrugeira, Bombarralense e Lousa.

Chegou à Secção de Ciclismo do Sporting Clube de Portugal em 1984 e nesse mesmo ano, a 3 de Julho, Paulo Ferreira, após uma fuga de 200 quilómetros, venceu a Etapa Béthune e Cergy-Pontoise da Volta à França, dedicando a vitória ao malogrado Joaquim Agostinho, falecido dois meses antes e que considerava ser "o pai da equipa".

Foi Campeão Regional de Pista por várias vezes, tendo ainda sido Campeão Nacional de Aspirantes, Juniores e Seniores B. Ganhou várias etapas em diversos provas, tendo sido vencedor do Grande Prémio Jornal de Notícias, do Comércio do Porto e ainda da primeira Volta ao Alentejo. Na Volta a Portugal ganhou 2 etapas, tendo obtido o 1º lugar na Classificação por Pontos e nas Metas Volantes no ano de 1984. Classificou-se em 2º lugar na Volta à África do Sul, em 1986.

A sua carreira de ciclista terminou prematuramente no Louletano, em 1986, já depois do acidente que foi vítima quando seguia de bicicleta na berma do IC16. Esteve muito tempo sem montar, tendo abraçado a carreira de mecânico de automóveis, mas agora sempre que o faz, afirma que "em cima do selim" sente-se "novamente com 20 anos!"