Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Patience Itanyi

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de Patience Itanyi Patience-Itanyi.jpg
Nome: Patience Itanyi
Nascimento: 21 de Julho de 1973
Naturalidade: Nigéria
Posição: Atleta (combinados, saltos, barreiras, velocidade e velocidade prolongada)

Atleta nigeriana dotada de uma grande versatilidade, foi essencialmente uma especialista nas provas combinadas, mas também conseguiu boas marcas, nas barreiras e principalmente no Salto em Comprimento, disciplina em que esteve presente nos Campeonatos do Mundo de 1995.

Depois de recuperar de uma lesão que a impediu de participar nos Jogos Olímpicos de 1996, Patience Itany foi uma das atletas que na época de 1998 reforçou a equipa feminina do Sporting Clube de Portugal, que se preparava para participar pela primeira vez no Grupo A da Taça dos Campeões Europeus de Atletismo.

Quando chegou a Portugal o Professor Moniz Pereira descreveu-a como uma especialista do Heptatlo, prova onde valia mais de 5600 pontos, destacando a utilidade da sua polivalência para equilibrar a equipa em provas como o Salto em Comprimento e os 100m barreiras, onde tinha como recordes pessoais 6,46m e 13,13s.

No Sporting passou a ser treinada por Fausto Ribeiro e conseguiu melhorar os seus recordes pessoais em quase todas as especialidades em que competiu, com destaque para os 6,54m que obteve no Salto em Comprimento, que lhe garantiram o passaporte para os Jogos Olímpicos de 2000, durante uma competição do Heptatlo que se disputou em Arles na França, onde fez 5730 pontos, estabelecendo um novo Recorde Nacional da Nigéria.

Em 1998 foi Campeã de África no Heptatlo e falhou por pouco a Medalha de Ouro nos All African Games, em Joanesburgo, ao classificar-se no 2º lugar com 5565 pontos, contra os 5631 pontos da vencedora.

Depois de se retirar da carreira de atleta profissional, Patience Itanyi tornou-se orientadora técnica, dedicando-se particularmente ao acompanhamento de jovens nigerianos a viver nos Estados Unidos da América, onde se radicou.

To-mane 18h20min de 25 de Abril de 2013 (WEST)