Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Palma Carlos

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Palma Carlos Palmacarlos.jpg
Nome: Adelino Hermitério da Palma Carlos
Nascimento: 3 de Março de 1905
Naturalidade: Faro - Portugal
Posição: Presidente da Assembleia-Geral

Estudante brilhante, Adelino Palma Carlos formou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1926, exercendo a profissão de advogado até ser jubilado em 1975.

Homem de forte personalidade e grande coragem, participou em alguns processos relevantes na história do nosso País, e defendeu várias personalidades ligadas à oposição ao Estado Novo, com destaque para o General Norton de Matos, do qual foi mandatário no processo da sua candidatura à Presidência da República, nas eleições de 1949.

Foi Bastonário da Ordem dos Advogados entre 1951 e 1956 e destacado membro da Maçonaria, liderando o Grande Oriente Lusitano entre 1977 e 1981.

Foi escolhido pelo General António de Spínola, Presidente da República nomeado após a Revolução de 25 de Abril de 1974, para chefiar o primeiro Governo Provisório de Portugal, nesse complicado período de transição politica no nosso País.

Presidiu à comissão de honra e foi mandatário da candidatura do General Ramalho Eanes à Presidência da República, em 1980, apoiando a constituição do Partido Renovador Democrático, embora não tenha desempenhado cargos partidários.

No Sporting também foi uma figura de grande destaque, como não poderia deixar de ser, presidindo à Assembleia Geral entre 1946 e 1957, durante um dos períodos mais ricos da história do Clube, acompanhando dois Presidentes históricos como foram Ribeiro Ferreira e Góis Mota, e a par deste foi o principal responsável pela elaboração dos Estatutos de 1947.

Nessa altura desempenhou um papel fundamental em muitos dos grandes projectos em curso, como foi o caso da aquisição da sede na Rua do Passadiço e da construção do Estádio José Alvalade, neste caso como um dos seus 43 garantes.

Depois de 11 anos no mais alto cargo da hierarquia do Sporting Clube de Portugal, Palma Carlos fez uma pausa na sua colaboração com o Clube, até regressar à Presidência da Assembleia Geral na gerência de Gaudêncio Costa, cumprindo então apenas um mandato, que terminou em 19 de Março de 1962.

Foi distinguido com dois Prémios Stromp o primeiro em 1976 na categoria Saudade, o segundo em 1992, com um Prémio Especial Centenário e foi considerado Sócio de Mérito do Sporting Clube de Portugal.

Foi condecorado com o grande oficialato da Ordem da Liberdade em 1982, a grã-cruz da Ordem de Cristo em 1984 e a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique em 1991.

Faleceu a 25 de Outubro de 1992, com 87 anos de idade.

To-mane 00h10min de 5 de Junho de 2011 (WEST)