Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Os dissidentes

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa

O Sporting Clube de Portugal foi fundado por um grupo de dissidentes do Campo Grande Football Club uma associação que entre 1904 e 1906 desenvolveu intensa actividade não apenas desportiva, com as modalidades de Futebol, Ténis e Corridas e Saltos, mas principalmente bailes e festas, o que motivou a cisão, pois havia um grupo que defendia que deveriam dedicar-se exclusivamente ao desporto.

A polémica atingiu o seu ponto alto durante um piquenique realizado no dia 12 de Abril de 1906, o que motivou a marcação de uma Assembleia Geral do Clube, para o dia seguinte.

Nessa histórica reunião José Gavazzo que também representava o seu irmão Francisco, ausente no estrangeiro, demite-se seguido de um grupo que ficou conhecido como "os dissidentes", entre os quais José Alvalade que logo prometeu: "Vou ter com o meu avô e ele me dará dinheiro para fazer outro Clube".

Para além dos dois já atrás referidos, a lista dos dissidentes contava com os seguintes nomes: Afonso Botelho, Eduardo Quintela de Mendonça, Fernando Barbosa, Frederico Seguro Ferreira, João Scarlett, José Stromp, Henrique Leite Júnior, António Stromp, Francisco Stromp, Augusto Barjona de Freitas, Augusto Carlos Seguro, Geraldes Barba, José Borges de Castro, José Roquette e Serrão de Moura.

Pode-se também incluir nesta lista Francisco Gavazzo, que embora ausente era representado pelo seu irmão José, e em alguns relatos consta também o nome do Visconde de Alvalade, no entanto a frase proferida pelo seu neto no final dessa reunião, leva-nos a depreender que ele não estaria presente.

To-mane 22h58min de 5 de Fevereiro de 2011 (WET)