Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

O primeiro jogo da Taça dos Campeões Europeus

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Em 1955 arrancaram as competições europeias, com a 1ª edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus.

O Sporting, apesar de não ser o Campeão de Portugal em título, foi convidado a representar o nosso País nessa competição, porque era indiscutivelmente um Clube com grande prestígio na Europa e o mais conhecido de Portugal.

Foi também do Sporting a honra de disputar o primeiro jogo da história desta prova, defrontando o Partizan de Belgrado no Estádio Nacional, no dia 4 de Setembro de 1955.

Sob a arbitragem do francês Harzic, o Sporting orientado por Alejandro Scopelli alinhou com: Carlos Gomes; Caldeira e Galaz; Armando Barros, Passos e Juca; Hugo, Travassos, João Martins, Vasques e Quim.

Pelo lado do Partizan jogaram: Stojanovic; Belin e Lazarevic; Borozan, Zebec e Pajevic; Varok, Bobek, Milutinovic, Mihailovic e Herceg.

João Martins foi o autor do primeiro golo desta mítica competição, marcado aos 14 minutos da 1ª parte. Mas o jogo não correu de feição aos Leões e, em cima do intervalo, Milutinovic empatou.

O mesmo jogador colocaria o Partizan na frente, logo no primeiro minuto da 2ª parte, mas pouco depois Quim restabelecia a igualdade no marcador.

Seriam ainda os jugoslavos a chegar à vantagem aos 73 minutos, por intermédio de Zebec, para cinco minutos depois João Martins bisar e fixar o resultado final num 3–3, que não augurava nada de bom para a deslocação a Belgrado.

De facto, dali a pouco mais de um mês, a viagem do Sporting ao leste saldou-se com uma pesada derrota por 5–2, que punha termo à primeira aventura europeia de um Sporting já longe dos tempos áureos vividos na década anterior.


To-mane 21h02min de 20 de Outubro de 2008 (WEST)