Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

O Primeiro Derby

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa

O Sporting Clube de Portugal nasceu em berço de ouro e dotado das melhores instalações desportivas da época, o que depressa atraiu alguns jogadores de outros clubes, principalmente do Sport Lisboa que nem tinha um campo para jogar.

Foi assim que se começou a acender uma rivalidade que perdura até aos nossos dias e que teve o seu primeiro capítulo a 1 de Dezembro de 1907, no Campo da Quinta Nova, em jogo a contar para o Campeonato de Lisboa, onde o Sporting defrontou o Sport Lisboa, um dos clubes que esteve na origem do Benfica.

O Sporting venceu o jogo por 2-1, alinhando com: Emílio de Carvalho; Queirós dos Santos e José Belo; Albano dos Santos, António Couto e Nóbrega de Lima; António Rosa Rodrigues, Cândido Rosa Rodrigues, Eagleson, Viegas e Henrique Costa. Oito destes jogadores eram oriundos do clube rival.

Cândido Rosa Rodrigues inaugurou o marcador na 1ª parte, que terminou com 1-0. Na segunda parte, e decorridos apenas cinco minutos, o Sport Lisboa chegava ao empate.

O jogo veio a ser interrompido devido a uma forte chuvada e, após o recomeço, o Sporting estabeleceu o resultado final com um auto-golo de Cosme Damião.


To-mane 19:59, 18 Julho 2008 (WEST)