Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

O Poker de Lourenço no Estádio da Luz

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

A 17 de Outubro de 1965 disputava-se no Estádio da Luz o primeiro derby da temporada, a contar para a 6ª jornada de um Campeonato que o Benfica sonhava ganhar, para conseguir finalmente o tão ansiado tetra.

O Sporting só tinha ganho uma vez naquele Estádio, em jogo a contar para a Taça de Portugal. Para o Campeonato a última vitória tinha sido no Jamor no já longínquo ano de 1954.

O Sporting apesar de já ter cedido dois empates na prova em curso, atravessava um grande momento depois de ter despachado da Taça das Cidades com Feira os franceses do Bordéus, com duas goleadas e nessa tarde histórica alinhou com: Carvalho; Morais, Alexandre Baptista, José Carlos, Hilário; Dani e Peres; Ferreira Pinto, Lourenço, Figueiredo e Oliveira Duarte.

Logo aos 16 minutos Lourenço deu o mote inaugurando o marcador, mas dois minutos depois Eusébio empatou e só a 5 minutos do intervalo o Sporting se voltou a adiantar no marcador, novamente por intermédio de Lourenço, na altura um jovem de 23 anos a fazer a sua segunda temporada em Alvalade.

Na 2ª parte o Benfica tentou reagir, mas a defesa do Sporting demonstrou sempre grande solidez e segurança, cabendo ao endiabrado Lourenço arrumar a questão com mais dois golos marcados aos 68 e 77 minutos, numa tarde verdadeiramente inesquecível para ele.

A 2 minutos do fim Torres ainda reduziu, fixando o resultado final em 4-2, que deixou os benfiquistas a queixarem-se da ausência do guarda-redes Costa Pereira, substituído por um Melo de baixa estatura, que levou para casa dois chapéus do inspirado Lourenço.

Parecia quebrado o enguiço do Estádio da Luz, mas na verdade o Sporting só lá voltaria a ganhar quase 21 anos depois.

Esta vitória foi decisiva na atribuição do título de Campeão Nacional daquela temporada, que o Sporting acabou por ganhar com apenas um ponto de vantagem sobre o Benfica, inviabilizando ali a primeira tentativa do seu grande rival, de igualar o histórico tetra, que nessa altura só o Sporting tinha conseguido.


To-mane 20h17min de 24 de Outubro de 2008 (WEST)