Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Núcleo Sportinguista do Concelho de Salvaterra de Magos

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

História

O Núcleo Sportinguista do Concelho de Salvaterra de Magos resultou do empenho e da dedicação de um pequeno grupo de associados do Sporting Clube de Portugal, residentes em Salvaterra de Magos.

A ideia de criação de um Núcleo do Sporting surge aquando das deslocações ao Estádio José Alvalade para assistir aos jogos do Sporting. O grupo era constituído por João Oliveira, Amílcar Bernardo, António Janeiro e Joaquim Raposo, sendo que os dois primeiros foram os principais impulsionadores deste projecto.

Após contactos preparatórios estabelecidos com o Departamento de Expansão e propaganda do SCP, no início de 1994, João Oliveira e Amílcar Bernardo decidiram meter mãos à obra e iniciaram os contactos com os sócios e simpatizantes do SCP, em Salvaterra de Magos. Atendendo ao entusiasmo demonstrado pelo projecto, foi decidido realizar a Assembleia Constitutiva do Núcleo, no dia 23 de Março de 1994. Nesta assembleia participaram cerca de 70 associados que procederam à aprovação dos estatutos do Núcleo e à escolha da Comissão Instaladora que ficou constituída por: Presidente - João Oliveira, Vice-Presidente - Amílcar Bernardo, Vogais - António Janeiro, Joaquim Raposo, Pedro Caseiro, António Dionísio, Álvaro Raposo e Mário Alhinho.

Na sequência da formalização do pedido de adesão do Núcleo junto do Sporting Clube de Portugal, por decisão tomada pela Direcção do SCP, em 15 de Abril de 1994, o Núcleo Sportinguista do Concelho de Salvaterra de Magos passou a ser o núcleo nº 103.

A sede passou a ser o objectivo principal e em fins de Abril/princípios de Maio chegaram a bom termo as negociações, com vista ao arrendamento de uma casa na Rua Heróis de Chaves, nº 23, em Salvaterra de Magos. O meses de Maio e Junho foram aproveitados para realizar obras de adaptação do espaço, nomeadamente um espaço para instalação do bar, zona de jogos e construção de duas casas de banho.

No dia 1 de Julho de 1994, a sede foi aberta a todos os associados, quando se festejava também o aniversário da fundação do SCP. Depois de muito esforço, dedicação, sacrifício e empenhamento dos sócios e simpatizantes do SCP, foi possível concretizar um velho sonho - a existência de um Núcleo do Sporting no concelho de Salvaterra de Magos que fosse um ponto de encontro e convívio de todos aqueles que sentem o símbolo do leão.

A 24 de Setembro foi inaugurada a sede do Núcleo, tendo participado nesta iniciativa o Presidente da Direcção José Sousa Cintra, o Vice-Presidente Júlio Santos, o Dr. Pinto Ribeiro do Departamento Jurídico, Nelson Carriço e Rui Pinho do Departamento de Expansão e os símbolos vivos do Sporting Travassos e Jesus Correia.

A comitiva foi recebida à entrada da vila com campinos e foguetes. Perante centenas de simpatizantes do SCP, foi inaugurada a sede do Núcleo, tendo o almoço de confraternização reunido cerca de duas centenas de participantes.

Contactos