Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Núcleo Sportinguista de Rio Maior

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

História

Emblema do Núcleo

O Núcleo Sportinguista de Rio Maior é, em termos estatutários, "uma associação civil que congrega os sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal, residentes no concelho de Rio Maior".

Embora a sua actividade tenha começado no ano de 1991, a escritura pública de constituição realizou-se a 31 de Janeiro de 1992, tendo como grande impulsionador o senhor José Pedro Inês Canadas, sócio n.º 1 e grande benemérito do Núcleo.

Os seus objectivos visam a "prática e a dinamização de actividades desportivas, culturais e recreativas, em benefício dos seus sócios e da comunidade em que se integra à luz do escopo de praticar, divulgar e propagandear o ideal Sportinguista, bem como os princípios do desportivismo, da tolerância, da cooperação e da amizade".

Inauguração no Núcleo

O símbolo adoptado foi o do Sporting Clube de Portugal com a inscrição "Núcleo Sportinguista de Rio Maior".

Em Novembro de 1998 surgiu a ideia da criação de uma escola de Futebol, com o objectivo de dinamizar a actividade do Núcleo e aproveitando o facto de em Rio Maior apenas os escalões de Juvenis e de Juniores, ao nível do futebol juvenil, terem enquadramento através da União Desportiva de Rio Maior.

Após muitas diligências, que incluíram reuniões com a autarquia e com a FOOTescola do Sporting Clube de Portugal, concretizou-se a criação da Footescola do Núcleo Sportinguista de Rio Maior, no dia 26 de Janeiro de 1999, por decisão da direcção presidida por Henrique Félix, contando com o dinamismo de Joaquim Bernardo e com a coordenação técnica de Mauro Pulquério.


Contactos