Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Núcleo Sportinguista de Castelo Branco

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa

História

Emblema do Núcleo

O Núcleo Sportinguista de Castelo Branco deu os primeiros passos em Maio de 1992. Na festa de aniversário do Núcleo Sportinguista de Vila Velha de Ródão, dois sportinguistas albicastrenses falaram com Nelson Carriço, da Comissão de Expansão e Propaganda do Sporting Clube de Portugal, sobre a possibilidade da criação de um Núcleo de Sportinguistas em Castelo Branco.

Assim, António Henriques Fradique e Luís António Abreu Rocha fizeram com que a intenção de criar o Núcleo de Castelo Branco viesse publicada no Jornal do Sporting. A estes dois sportinguistas juntaram-se mais oito e juntos fundaram o Núcleo Sportinguista de Castelo Branco, reunindo-se todas as semanas no Café Borboleta, por falta de espaço próprio para o efeito.

Uma das formas que os fundadores arranjaram para angariar fundos foi a realização de um jantar no dia 7 de Novembro de 1992 que contou com a presença de Sousa Cintra, Tomás Aires, Jesus Correia e Carvalho. Este jantar serviu para mobilizar os sportinguistas da cidade a arrancar com a legalização do Núcleo, procurar um espaço que servisse de Sede e solicitar a filiação ao Sporting Clube de Portugal.

A primeira Direcção do Núcleo Sportinguista de Castelo Branco tomou posse no dia 18 de Dezembro de 1992, sob a presidência de sócio nº 1 Fernando Barata Rocha. A 6 de Janeiro de 1995 procedeu-se à legalização do Núcleo, tendo passado a Associação sem fins lucrativos.

No dia 17 de Março de 2000, a Sede do Núcleo foi oficialmente inaugurada pelo Presidente do Sporting Dr. José Roquete. A 7 de Novembro de 2008 foi inaugurada a nova Sede do Núcleo com o triplo do espaço da anterior, maior organização e um local especialmente dedicado aos sócios.

O 12º Encontro Nacional de Núcleos Sportinguistas do Sporting Clube de Portugal realizou-se em Castelo Branco em 9 a 10 de Outubro de 2010, organizado pelo Núcleo local.

Contactos