Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Museu do Sporting (Leiria)

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa

Índice

O Museu do Sporting em Leiria

José António Bernardes Dinis no Museu do Sporting em Leiria
A Torcida Verde em visita ao Museu
Novas instalações do Museu

O Sporting Clube de Portugal é o único clube do mundo com dois museus dedicados ao seu historial. O primeiro, localizado primeiro no Estádio José Alvalade, e depois no Complexo Alvalade XXI, é o Mundo Sporting. O segundo está fora da cidade onde está sediado o Sporting Clube de Portugal, em mais uma prova da dimensão nacional do Clube. É o Museu do Sporting, em Leiria, criado em 1978. Tem um espólio onde se encontram revistas, jornais, medalhas, troféus, peças de cristal, porcelana, posters, camisolas, botas e artigos pessoais de antigos campeões e de atletas de várias modalidades, bem como milhares de fotos, galhardetes, e muitos outros elementos ligados ao Sporting, desde a sua fundação.

O seu grande impulsionador e responsável foi o sportinguista José António Bernardes Dinis, também uma das principais forças por detrás dos Prémios Rugidos de Leão e do Núcleo Sportinguista de Leiria, que numa entrevista no princípio dos anos 90 disse “Não quero nada, absolutamente nada em troca, porque quando eu amo, é assim que faço”.

As novas instalações em 2007

No 101.º aniversário do Sporting Clube de Portugal, foram inauguradas as novas instalações do Museu do Sporting em Leiria, na mesma morada do Núcleo Sportinguista de Leiria, passando assim a dispôr de 500 metros quadrados distribuídos em dois pisos. Bernardes Dinis, o mentor do Museu, agradeceu a várias figuras que, ao longo da sua vida, “contribuíram para a realização deste sonho. O Clube tem 101 anos de grande história e tudo o que tenho feito ao longo de mais de quatro décadas é tentar retratar esse percurso glorioso”. [1]

Filipe Soares Franco, então Presidente do Clube, ao lado dos ex-presidentes João Rocha e Jorge Gonçalves, elogiou a “obra de uma vida de Bernardes Dinis, a quem o Sporting muito agradece. O Sporting passa a ter dois excelentes museus para que sejam visitados pelos sportinguistas, seja em Lisboa ou, agora, em Leiria”.

A Loja Verde em Leiria

Entrevista de Bernardes Dinis

A primeira Loja Verde fora de Alvalade foi inaugurada em Leiria, nas instalações do Museu do Sporting, em 24 de Setembro de 2009, começando assim a descentralização da Loja Verde. O então Presidente do Sporting Clube de Portugal, José Eduardo Bettencourt declarou por essa ocasião “faz todo o sentido começar a estratégia de expansão da Marca Sporting pelo Museu de Leiria”, e ofereceu ao Museu uma faixa de campeão que era sua, bem como a cadeira nº 1 do velho Estádio José Alvalade. O guarda-redes do Sporting, o leiriense Rui Patrício, esteve presente na cerimónia e deixou claro o seu orgulho num espaço que já tinha visitado. Também Liedson marcou presença em Leiria. Uma multidão sportinguista deslocou-se ao Museu do Sporting para participar neste acto de inauguração. [2]

Contactos

  • Morada: Rua Mártires do Tarrafal, 2400-188 Leiria
  • Telefone: 244 044 371
  • Acessos: Estacionamento privativo. Não tem acesso para deficientes motores

Referências

  1. Ver por ex. o Portal do Sporting
  2. Ver o blogue das Escolas Academia Sporting marinha Grande