Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Modalidades

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa

O ecletismo sempre fez parte do ADN do Sporting Clube de Portugal, que na altura da sua fundação arrancou com quatro modalidades. Inicialmente o Ténis era para ser prioritário, mas a popularidade do Futebol depressa mudou essa intenção e, no ano do arranque para além dessas duas modalidades, praticava-se também Ginástica e Atletismo, onde se incluía a Luta de Tração à Corda.

Daí para a frente o número de modalidades foi crescendo progressivamente, sendo já mais de quarenta aquelas que foram praticadas no Clube, desde as mais conhecidas e populares, no desenvolvimento das quais o Sporting desempenhou sempre um papel relevante no nosso País, até ás pequenas secções, que em casos como o Ténis de Mesa, a Natação, o Bilhar, o Boxe, o Tiro à Bala, as Lutas Amadoras e algumas artes marciais, também atingiram uma dimensão digna de registo.

O Ciclismo foi uma das primeiras a ser introduzida, sendo de destacar a sua importância na divulgação e no crescimento do Clube, pela capacidade que tinha de levar as camisolas do Sporting a todos os cantos do País, tendo produzido alguns ídolos, com natural destaque para o grande Joaquim Agostinho.

Salazar Carreira desempenhou um papel muito importante no desenvolvimento do ecletismo leonino, sendo o responsável pela introdução de modalidades relevantes, como o Râguebi que ficou na história do Clube por ter sido a primeira a utilizar as camisolas listadas, o Voleibol e principalmente o Andebol, onde o Sporting se tornou no Clube referência da modalidade em Portugal, principalmente com a equipa que ficou conhecida como Os Sete Magníficos.

Moniz Pereira é outro nome indissociável do ecletismo do Sporting, neste caso principalmente pela sua acção no desenvolvimento do Atletismo, a modalidade que mais títulos ganhou para o Sporting, produzindo atletas de nível internacional, com natural destaque para Carlos Lopes, Fernando Mamede, Rui Silva, Francis Obikwelu e Naíde Gomes e conquistando 15 Taças dos Campeões Europeus.

No mandato do Presidente João Rocha o ecletismo do Sporting atingiu o seu auge. Nesse período foram construídos pavilhões, feito o aproveitamento das naves do Estádio José Alvalade, onde foi instalada uma pista de tartan e, o Sporting chegou a movimentar cerca de 15000 atletas em 22 modalidades, com particular destaque para a Ginástica, que atingiu os 3500 praticantes. A excelência que já tinha sido atingida no Atletismo e no Andebol, chegou também ao Basquetebol com uma equipa onde pontificava Carlos Lisboa e principalmente ao Hóquei em Patins, com a aquela que ficou para a história como a "Equipa Maravilha do Hóquei em Patins".

A profissionalização das principais modalidades tornou incomportáveis os custos do ecletismo e assim em 1995 os sócios do Sporting Clube de Portugal foram chamados a referendar uma terceira modalidade de alta competição, para se juntar ao Futebol e ao Atletismo, que eram por tradição as modalidades principais do Clube e as únicas que remontavam à sua fundação, tendo a escolha recaído no Andebol, o que levou ao encerramento de outras secções como o Basquetebol e o Voleibol, que na altura vivia o seu período áureo, com uma equipa onde brilhava Miguel Maia.

Mais tarde o Futsal juntou-se às chamadas modalidades de alto rendimento, com o Sporting a assumir uma posição dominante nesta nova modalidade, que entretanto se tornou num verdadeiro fenómeno de popularidade.

A regular participação de atletas do Sporting nos Jogos Olímpicos é também emblemática da grandeza do ecletismo leonino. Em 27 edições dos Jogos, o Sporting esteve representado em 19 e, em 2012 já tinha tido 124 Atletas Olímpicos em 16 modalidades diferentes, isto para além de 2 Atletas Paralímpicos.

Destas participações que se iniciaram em 1912 com António Stromp, resultaram a conquista de 9 medalhas olímpicas (2 de Ouro, 6 de Prata e 1 de Bronze), com natural destaque para Carlos Lopes, que ganhou duas e foi o primeiro atleta português a conquistar uma Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos.

Modalidades do Sporting Clube de Portugal
Activas
Atletismo.png Atletismo Andebol.png Andebol Futsal.png Futsal Hóquei.png Hóquei em Patins
TénisdeMesa.png Ténis de Mesa Basquetebol.png Basquetebol Aikido.png Aikido F1.png Automobilismo
Bilhar.png Bilhar Boxe.png Boxe CanoagemVelocidade.png Canoagem Capoeira.png Capoeira
FuteboldePraia.png Futebol de Praia GinásticaArtistica.png Ginástica Golf.png Golfe Hipismo.png Hipismo
Judo.png Judo Karaté.png Karaté Kickboxing.png Kickboxing KravMaga.png Krav Maga
Natação.png Natação Paintball.jpg Paintball PóloAquático.png Pólo Aquático Remo.png Remo
Râguebi.png Râguebi Taekwondo.png Taekwondo Tiro.png Tiro à Bala TirocomArco.png Tiro com Arco
Triatlo.png Triatlo Xadrez.png Xadrez
Extintas
Ciclismo.png Ciclismo Voleibol.png Voleibol CaçaSubmarina.png Act. Subaquáticas Andebol.png Andebol 11
Badminton.png Badminton Cricket.png Cricket Corfebol.pngCorfebol JogoDasDamas.jpg Jogo das Damas
Esgrima.png Esgrima Halterofilismo.png Halterofilismo HoqueiCampo.png Hóquei em Campo HóqueiemLinha.png Hóquei em Linha
Horseball.png Horseball Jiu-jitsu.png Jiu-jitsu Luta.png Lutas Amadoras LutadeTracçãoàCorda.png Luta de Tração à Corda
Patinagem.jpg Patinagem PentatloModerno.png Pentatlo Moderno PescaDesportiva.png Pesca Desportiva Ténis.png Ténis
Vela.png Vela