Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes

Miguel Galvão Teles

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Dados de Miguel Galvão Teles Mgteles.jpg
Nome: Miguel António Monteiro Galvão Teles
Nascimento: 4 de Outubro de 1939
Naturalidade: Porto - Portugal
Posição: Presidente da Assembleia-Geral

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1961, Miguel Galvão Teles construiu um longa e prestigiada carreira como advogado, sendo sócio-fundador da Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva Associados, uma das maiores sociedades de advogados de Portugal.

Foi docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, membro do Conselho Superior da Ordem dos Advogados, Conselheiro de Estado durante a presidência de Ramalho Eanes, e membro do Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia.

Foi galardoado com um prémio internacional de advocacia, o primeiro a ser atribuído a um português pela Chambers and Partners e condecorado com a Grã Cruz do Infante D. Henrique em 1986 e a Grã Cruz da Ordem Militar de Cristo em 2004.

Sócio do Sporting Clube de Portugal desde 1951, foi uma das caras do Projecto Roquete, assumindo a Presidência da Mesa da Assembleia Geral do Clube em 1995, lugar que ocupou com grande distinção durante cerca de 11 anos, acompanhando quatro Presidentes.

Em 1996 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Sócio.

Afastou-se em 2006, alegando que o Sporting precisava de sangue novo, passando então a integrar o Conselho Leonino.

Faleceu na manhã de 23 de Janeiro de 2015, com 75 anos de idade, vitima de doença cardiovascular.