Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Miguel Ângelo (Andebol)

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
(Redireccionado de Miguel Angelo Andebol)
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Miguel Ângelo (Andebol) 9394 miguelangelo.jpg
Nome: Miguel Ângelo Oliveira
Nascimento: 26 de Junho de 1973
Naturalidade: São Mamede
Posição: Ponta direito

Começou a jogar aos 9 anos de idade na Associação Académica de São Mamede onde cumpriu a grande maioria da sua formação, tendo jogado ainda uma época nos iniciados do FC Porto.

Em 1992, depois de boas exibições no São Mamede, cativou a atenção dos dirigentes leoninos que o convidaram a ingressar no Sporting. O clube de Alvalade assegurava assim os préstimos de um dos mais promissores atletas da nova geração do andebol nacional, com a particularidade de ser canhoto.

Mesmo com a concorrência de atletas como Luís Miguel Eiras ou Rui Manuel Ferreira, ao longo da sua estadia em Alvalade, Miguel Ângelo foi sempre um atleta de elevada regularidade e importância na equipa leonina, não só pelo seu repentismo na ponta-direita mas também na capacidade de ocupar o posto de lateral-direito, sendo considerado o melhor ponta-direita da I Volta do campeonato nacional de 1996-1997

As boas exibições no Sporting valeram ainda a chamada às selecções nacionais, destacando-se a presença no Torneio RTP de 1993 na equipa B de Portugal e ainda a utilização regular na campanha de qualificação para o Mundial de 1997 no Japão. Inicialmente convocado para participar na primeira presença de Portugal neste Mundial, seria preterido da convocatória face a um problema de saúde de cariz dermatológico.

Depois de praticamente não ter participado na campanha leonina de 1998-1999, transfere-se para a equipa maiata do Águas Santas onde actua uma temporada para depois regressar a Lisboa e reencontrar Luís Hernâni como técnico na equipa do Ginásio do Sul.

Em 2003-2004, após ter estado dois anos ausente da competição, regressa ao andebol para representar a equipa do Paço de Arcos durante duas temporadas, convidado por diversos amigos e ex-companheiros de equipa e selecção como Alberto Oliveira, João Meira e João Duarte.

Licenciado em Educação Física, é actualmente professor no Ensino Secundário.