Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Mesa da Assembleia Geral

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa

A Mesa da Assembleia Geral é eleita pelos sócios, enquanto representante daquele Órgão Social e tem como principais atribuições convocar e dirigir as Assembleias Gerais, e dar posse aos sócios eleitos para todos cargos dos Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal.

A Mesa é constituída por um Presidente, um Vice-Presidente e pelos Secretários, cujo número variou entre os dois e os quatro, conforme as alterações que foram sendo feitas nos diferentes Estatutos.

A alteração estatutária de 1964 previa que passassem a ser dois os Vice-Presidentes, no entanto tal apenas se verificou na Gerência de 1964/65, pois entretanto os referidos Estatutos foram revogados pela Comissão Directiva de Brás Medeiros, em cuja Gerência a Mesa da Assembleia-Geral foi constituída apenas pelo Presidente e Vice Presidente.

O primeiro Presidente da Mesa foi o Visconde de Alvalade, que também tinha sido o primeiro Presidente do Sporting Clube de Portugal, mas ao longo dos anos outras grandes figuras do Clube, como Palma Carlos, Góis Mota e Amado de Aguilar, também ocuparam aquele que é o cargo mais alto da hierarquia leonina.

To-mane 00h13min de 26 de Novembro de 2011 (WET)

As Mesas da Assembleia Geral