Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Mercy Nku

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Mercy Nku Mercynku.jpg
Nome: Mercy Akpanchang Nku
Nascimento: 17 de Julho 1976
Naturalidade: Lagos - Nigéria
Posição: Atleta (velocidade)

Mercy Nku começou a correr quando ainda era muito jovem, nas competições escolares da Nigéria, destacando-se desde logo como uma muito promissora velocista.

Em 1999 chegou à Final dos 100m dos Campeonatos do Mundo de Atletismo, terminando a corrida no 8º lugar e nesse mesmo ano conseguiu de uma forma algo surpreendente, conquistar a Medalha de Ouro nos 100m dos Jogos Pan Africanos, que se disputaram em Joanesburgo na África do Sul.

Aliciada pelos vários atletas nigerianos que representavam o Sporting nessa altura, Mercy Nku foi um dos principais reforços da equipa feminina do Clube para a temporada de 2000, chegando a Portugal com a missão de substituir Lucrécia Jardim, que resolvera parar para ser mãe.

No Sporting fez parte da equipa que participou na Taça dos Campeões Europeus dessa temporada, correndo os 100 e 200m e a estafeta dos 4x100m, e curiosamente obtendo três quartos lugares.

Ainda enquanto atleta do Sporting, representou Nigéria nos Jogos Olímpicos de 2000, realizados em Sidney, atingindo as meias finais dos 100 e 200m, e integrando a equipa nigeriana que foi 7ª classificada na Final dos 4x100m.

Em 2001 foi 5ª classificada nos 60m do Mundial de Pista Coberta e ficou no 7º lugar, nos 100m dos Campeonatos Mundiais de Atletismo, que se disputaram em Edmonton no Canadá.

Em 2004 conquistou a Medalha de Prata da corrida dos 100m nos Campeonatos de África de Atletismo, que se disputaram em Brazzaville no Congo e nesse mesmo ano voltou a marcar presença nos Jogos Olímpicos, integrando a equipa nigeriana que foi 7ª classificada na Final dos 4x100m, um feito que repetiu no ano seguinte nos Mundiais de Helsínquia na Finlândia.

Depois disso retirou-se da competição, queixando-se de falta de apoio da parte dos dirigentes nigerianos e radicou-se no Canadá.

To-mane 18h43min de 11 de Junho de 2013 (WEST)