Skip to main content
Dados de Maria de Lurdes Borges de Castro Maria lourdes borges castro.jpg
Nome Maria de Lurdes Inês Silva Borges de Castro
Nascimento 21 de Janeiro de 1923
Naturalidade Lamas, Cadaval - Portugal - 
Posição Membro do Conselho Leonino

Maria de Lurdes Borges de Castro é uma das Sócias do Sporting mais populares de sempre junto dos Sportinguistas. Permanece até à data como a mulher com mais anos de associada ao clube (juntamente com Margarida Salazar Carreira, sócia nº5, filha do antigo atleta e Presidente do Sporting, Salazar Carreira, que se filiou no mesmo dia), uma ligação proporcionada pelo seu pai Humberto Suarez Borges de Castro que a tornou sócia desde a nascença.

Adepta confessa do atletismo, Maria de Lurdes destacou-se no Sporting na prática de ginástica, tendo pertencido à primeira equipa que conquistou um campeonato nacional nesta modalidade, jogou voleibol e foi ainda capitã da equipa de natação.

Faz parte do Conselho Leonino e tem granjeado a admiração e a estima dos adeptos leoninos devido à activa participação que mantém no quotidiano do Sporting apesar da idade já avançada.

No dia 19 de Setembro de 2010, D. Maria de Lurdes com 87 anos de idade, bateu o recorde da pessoa mais idosa a fazer Salto Tandem em para-quedismo, saltando na companhia do experiente skysurfer português, José Veras. A aventura decorreu em Proença-a-Nova, onde o Presidente do Sporting Clube de Portugal da altura, José Eduardo Bettencourt, marcou presença.

Em 2000 foi distinguida com o Prémio Stromp na categoria Sócio e em 2006 recebeu o Leão de Ouro. Em 2015 recebeu o Leão de Ouro com Palma.