Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Maria de Lurdes Borges de Castro

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Maria de Lurdes Borges de Castro Maria lourdes borges castro.jpg
Nome: Maria de Lurdes Inês Silva Borges de Castro
Nascimento: 21 de Janeiro de 1923
Naturalidade: Lamas, Cadaval (Portugal)
Posição: Membro do Conselho Leonino

Maria de Lurdes Borges de Castro é uma das Sócias do Sporting mais populares de sempre junto dos Sportinguistas. Permanece até à data como a mulher com mais anos de associada ao clube (juntamente com Margarida Salazar Carreira, sócia nº5, filha do antigo atleta e Presidente do Sporting, Salazar Carreira, que se filiou no mesmo dia), uma ligação proporcionada pelo seu pai Humberto Suarez Borges de Castro que a tornou sócia desde a nascença.

Adepta confessa do atletismo, Maria de Lurdes destacou-se no Sporting na prática de ginástica, tendo pertencido à primeira equipa que conquistou um campeonato nacional nesta modalidade, jogou voleibol e foi ainda capitã da equipa de natação.

Faz parte do Conselho Leonino e tem granjeado a admiração e a estima dos adeptos leoninos devido à activa participação que mantém no quotidiano do Sporting apesar da idade já avançada.

Em 2000 foi distinguida com o Prémio Stromp na categoria Sócio e em 2006 recebeu o Leão de Ouro.

No dia 19 de Setembro de 2010, D. Maria de Lurdes com 87 anos de idade, bateu o recorde da pessoa mais idosa a fazer Salto Tandem em para-quedismo, saltando na companhia do experiente skysurfer português, José Veras. A aventura decorreu em Proença-a-Nova, onde o Presidente do Sporting Clube de Portugal da altura, José Eduardo Bettencourt, marcou presença.