Wiki Sporting - a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções

Maria José Valério

Da Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal
Ir para: navegação, pesquisa
Dados de Maria José Valério Maria Jose Valerio.jpg
Nome: Maria José Valério Dourado
Nascimento: 6 de Maio de 1933
Naturalidade: Amadora, Portugal
Posição: Cantora

Inserida numa família de artistas, que lhe transmitiu toda a paixão pelo mundo do espectáculo e pelos palcos, iniciou a sua carreira artística com 17 anos aos microfones da então Emissora Nacional e ainda hoje é presença assídua em espectáculos e concertos realizados por todo o país e no estrangeiro.

Sobrinha do maestro Frederico Valério, dotou de nova roupagem algumas das composições do seu tio, tendo vindo mais tarde a recriar grande parte do seu repertório.

Pouco tempo depois de se ter estreado na vida artística, Maria José Valério apresentou-se ao vivo numa festa do Sporting Clube de Portugal, o Clube do seu coração, realizada no Pavilhão dos Desportos (agora Pavilhão Carlos Lopes) e com apresentação de Artur Agostinho. Um dos seu êxitos imortais é a Marcha do Sporting à qual deu voz e que faz dela ainda hoje uma das figuras sempre presentes nas festas do Sporting e dos seus Núcleos espalhados por todo o País.

Passou ainda pelo teatro de revista no Parque Mayer e no Teatro Variedades, bem como em digressão com várias companhias.

Sempre muito à frente da sua época, Maria José Valério nunca passou despercebida e ainda hoje dá nas vistas com a sua madeixa verde no cabelo em homenagem ao Sporting Clube de Portugal.

Em 2004 foi distinguida com o Prémio Stromp na categoria Especial.

To-mane 19h25min de 6 de Outubro de 2008 (UTC)